penatatonica menor duvida

    Autor Mensagem
    Makosnever
    Veterano
    # jan/10


    eu estou memorizando os intervalos da penta menor e eu gostaria de saber se isso é certo , tipo eu gravei o shape, agora estou visualizando os intervalos, e depois de visualiza-los no que isso me ajudara, e vi que ela não tem terça mais tem a segunda aumentada me ajudem aee galera!

    Marc Snow
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Vale bastante apena vc entender os intervalos, cara. Isso depois vc vai ver que vai te ajudar nãosó na parte de escalas como tambem na improvisação em geral. Conhecimento do braço, notas e intervalos é fundamental. Boa sorte e bom estudo!

    Makosnever
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Marc Snow
    mais tipo se eu ja decorei todos os intervalos nesse caso de escala o legal seria eu repousar na T e na 5 , né , e os outros intervalos eu so ando neles??

    Tomaz.
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    É bom entender os intervalos, porque te ajuda até pra tu improvisar em outras regiões do braço e não ficar preso só no shape.

    thegreen-eyedmonster
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: thegreen-eyedmonster
    · votar


    Makosnever

    vi que ela não tem terça mais tem a segunda aumentada

    Ela tem terça, mas é uma terça menor.

    Makosnever
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    2 aumentada é igual a terça menor?

    thegreen-eyedmonster
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: thegreen-eyedmonster
    · votar


    Makosnever

    Sim. Toda escala/acorde deve ter uma terça, para se diferenciar a maior da menor. (a não ser que o acorde seja power chord ou acorde suspenso)

    Makosnever
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ahh saquei thegreen-eyedmonster vlw cara!!!

    thegreen-eyedmonster
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Makosnever

    De nada man, estou aqui pra isso.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Makosnever

    e vi que ela não tem terça mais tem a segunda aumentada
    ...
    Ela tem terça, mas é uma terça menor.
    ...
    2 aumentada é igual a terça menor?
    ...

    Vamos dizer, por enquanto, que 2a aumentada é igual a 3a menor.

    Quando é um e quando é outro?

    Se você tocar a penta menor sobre um acorde menor, então o intervalo é de 3a menor.

    Se você tocar a penta menor sobre um acorde maior, então o intervalo é de 2a aumentada.

    Por exemplo, a penta menor de A pode ser uma boa sobre um Am7 ou A7(#9).

    Por isso que você vê muitos caras tocando uma penta menor sobre um acorde X7, pra soar blues, com o intervalo #9 (que é o mesmo que #2, só que uma oitava acima, compreendendo também a 7a menor).

    Richard Guitar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    LeandroP
    Por isso que você vê muitos caras tocando uma penta menor sobre um acorde X7, pra soar blues, com o intervalo #9 (que é o mesmo que #2, só que uma oitava acima, compreendendo também a 7a menor).

    Essa parte da 7a Menor não entendi Leandro...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    Richard Guitar

    Só tem 9a quando se tem a 7a, senão é 2a.
    (intervalo composto - ultrapassa a oitava)

    Nednada
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    thegreen-eyedmonster

    "Sim. Toda escala/acorde deve ter uma terça, para se diferenciar a maior da menor. (a não ser que o acorde seja power chord)"


    Acordes suspensos não tem uma terça também... Podem ter somente tônica, quarta e quinta, por exemplo... ou tônica, segunda, quinta e sétima... e por aí vai...

    thegreen-eyedmonster
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: thegreen-eyedmonster
    · votar


    Nednada

    Valeu por me completar man! Mais informação para o FCC.

    EDIT: Já editei lá encima.

    Nednada
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    thegreen-eyedmonster

    Estamos aqui para isso ;). Um ajuda o outro.

    Abraço!

    Fast_Hand
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    LeandroP

    Carai brother....Tu manda bem demais.Obrigado

    Richard Guitar
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Richard Guitar
    · votar


    LeandroP
    Só tem 9a quando se tem a 7a, senão é 2a.
    (intervalo composto - ultrapassa a oitava)


    Nessa parte vc diz que só tem 9a se tiver 7a...
    e se a nota ultrapassar a oitava e o acorde não tiver uma setima, a nota será encarada como uma 9a ou como uma 2a ??

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    Se não tiver 7a, é encarado como 2a.

    A 2a pode ser adicionada (add2) ou pode suspender a 3a (sus2)

    Quando você vê um acorde C9, por exemplo, pode entender como um C7(9).

    É lógico que você vai encontrar muitos acordes de 2a (no melhor sentido da palavra) escrito como 9, mas é um erro de quem escreveu mesmo.

    O mesmo acontece com o 6 e o 13.

    Acordes com 6as são basicamente tríade de 6a, onde o intervalo de 5a é substituído pela 6a (T, 3 e 6).

    Quando você vê um acorde com 13a, este tem também a 7a.

    Jinkxs
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Makosnever

    É legal estudar os intervalos pra você entender melhor a harmonia, e também facilita o improviso..... vá em frente.

    Mas no calor do momento o que vai valer mesmo é a prática.... ou seja, os shapes e licks que você liga no automático e manda ver..... praticamente sai tudo quase sem pensar..... é como se o braço da guita fosse uma extensão do seu corpo. Fica natural....

    Claro que se você também saca legal a teoria, como o Panucci, o fraseado fica muito mais rico e complexo, fora que dá pra fazer bonito em harmonias difíceis e escalas exóticas.... ou seja, um instrumentista completo.

    Pedrock City
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Na verdade não tem a ver com oitavas chamar de 2a ou 9a, ou 6a e 13a. Melhor chamar de 2a quando ela entra no lugar da terça. Mesma coisa pros acordes com 4a. Chama de 4a quando supre a terça, do contrário chama de 11a.

    Mas é comum tb sempre cifrar de acordo com a função do acorde. Principalmente os acordes dominantes (função do V grau nos campos harmônicos), ou seja, com 7a menor ( C7).

    Vc cifra C7/9 e não C7/2. Usa-se a 2a se o acorde não possuir 3a.

    Mesma coisa com a 4a. O acorde C7/4 não possui terça, o C7/11 possui.

    O caso da 6a e 13a tb. Num acorde com 7 Maior, C7M, vc coloca 6a junto. Se vc chama de 13a vc já pressupõe que é dominante, ou seja, a 7a é menor. Por isso na cifragem americana muitas vezes se vê apenas C13. Essa cifra já indica q é um dominante, que possui 7a menor. A cifra completa seria C7/13.

    Não tem a ver com oitavas.
    Abs

    Pedrock City
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    A pentatônica menor é chama de menor justamente porque possui a terça MENOR. É a terça que sempre define uma escala/acorde como Menor ou Maior.

    No caso dos Blues Maiores. EX: C7 , G7, F7 é comum o uso tanto da Penta Menor como da Maior. As duas funcionam bem. Já nos Blues Menores não, aí é só na penta menor mesmo.

    Isso pq estamos falando apenas de Pentatônicas. Outras escalas também são possíveis no blues.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    Pedrock City

    Se vc chama de 13a vc já pressupõe que é dominante, ou seja, a 7a é menor.

    Exatamente, porque não se pode ter um acorde com 6a e 7a menor (porque forma um intervalo b2), então a 6a passa a ser 13a, ou seja, uma oitava acima.

    Quando você ultrapassa a oitava, você ainda pode preservar os graus primários do acorde.

    Mas é comum tb sempre cifrar de acordo com a função do acorde.

    Também. Por isso que vemos C7(#5) e C7(b13)... Mesma formação, com função de preparação, mas resoluções diferentes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a penatatonica menor duvida