Dúvida de escalas

    Autor Mensagem
    letisonfire
    Veterano
    # jan/10


    Oi, gente, tudo bom?
    Eu tô estudando como funciona o processo de criação de escalas e etc, mas tenho algumas dúvidas:

    A tonalidade de DO, por exemplo é formada por
    DO RE MI FA SOL LA SI DO, ao aplicar na escala, se toca
    tres notas por corda, certo, e se repete até chegar a mizinha.

    Sabendo a "formula" pra criar uma escala, e quando eu tiver criando um solo próprio, posso aplicar a "tal formula" em qualquer
    lugar do braço da guitarra? Porque dependendo do solo, você não vai usar todas as notas da escala

    deu pra entender a duvida? HAHAHAHA
    obg obg

    mjcmello
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sim. O desenho da escala é o mesmo em qualquer lugar do braço.

    thegreen-eyedmonster
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    mjcmello

    Correção: As notas da escala são as mesmas em qualquer lugar do braço.

    Os shapes mudam, mas as notas não.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    letisonfire
    A tonalidade de DO, por exemplo é formada por
    DO RE MI FA SOL LA SI DO,


    Pode ser essas notas, ou não.

    É importante saber também a diferença entre tom e tonalidade, que são coisas distintas.

    Dó é o tom, a altura da escala.

    A escala ou acorde é adjetivada, recebe uma característica própria, e aí é chamado de tonalidade, que pode ser maior ou menor.

    Sei que não consegui explicar direito. Vou fazer uma analogia com cores. Por exemplo, o "azul" é um tom, e "marinho" é uma tonalidade do azul.

    Respondendo sua pergunta:

    Sabendo a "formula" pra criar uma escala, e quando eu tiver criando um solo próprio, posso aplicar a "tal formula" em qualquer lugar do braço da guitarra? Porque dependendo do solo, você não vai usar todas as notas da escala

    Sim, pode. Esta é uma das vantagens de tocar guitarra. O instrumento permite que você mova o desenho pra cima ou pra baixo, alterando o tom (altura) da escala.

    mjcmello
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    thegreen-eyedmonster

    Acho que vc não entendeu a pergunta dele. Existem vários shapes para cada tipo de escala. E também diferentes shapes (digitação) para a mesma escala.

    Porém uma vez "decorado" um shape vc faz ele em qualquer lugar do braço de acordo com o tom.

    mjcmello
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Exemplificando o que eu disse (quer dizer, escrevi rsrs):

    uma digitação possível para a escala de Fá maior:

    1-3-5
    1-3-5
    2-3-5
    2-3-5
    3-5-6
    3-5-6

    Se quisermos a escala de G maior, basta fazer o mesmo "desenho" duas casas pra cima, ou seja:

    3-5-7
    3-5-7
    4-5-7
    4-5-7
    5-7-8
    5-7-8

    letisonfire
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: letisonfire
    · votar


    Leandrop
    Sim, mas pelo que eu sei, Tonalidade é o mesmo que Escala.
    e a tonalidade de dó é sim essa que eu passei :D

    Então, de acordo com o modo jônio, por exemplo, se eu quiser usar apenas
    as tres ultimas digitaçoes da escala, posso faze - las em qualquer lugar do braço, sem problemas?

    Por exemplo, se as ultimas tres notas forem Sol La e Si, e eu quiser usa las, só que mais graves ou agudas, posso executa las em outro lugar sem fazer merda na musica?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    letisonfire
    e a tonalidade de dó é sim essa que eu passei :D

    Sim, por isso que disse "Pode ser essas notas, ou não".

    Porque essa é apenas uma dentre outras tonalidades de Dó.

    O que quis dizer e não pude expressar melhor porque estava com pressa, é que o TOM está relacionado à ALTURA, e TONALIDADE está relacionada à CARACTERÍSTICA do tom. Como na analogia que fiz com as cores.

    Por exemplo, se as ultimas tres notas forem Sol La e Si, e eu quiser usa las, só que mais graves ou agudas, posso executa las em outro lugar sem fazer merda na musica?

    Claro que pode. Uma escala termina quando encontra a 8a. Você ultrapassou a oitava, você mudou a altura, mas o tom é o mesmo. Se terminar com a nota Si sobre um acorde de C maior, vai ser no mínimo um C7M.

    letisonfire
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    aah ta, entendi *-*
    eu tava com dúvidas nessa parte técnica de oitavas.
    a parte teórica eu tinha entendido

    obg pessoal, ajudaram muito

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida de escalas