Autor |
Mensagem |
letisonfire Veterano |
# jan/10
Oi, gente, tudo bom? Eu tô estudando como funciona o processo de criação de escalas e etc, mas tenho algumas dúvidas:
A tonalidade de DO, por exemplo é formada por DO RE MI FA SOL LA SI DO, ao aplicar na escala, se toca tres notas por corda, certo, e se repete até chegar a mizinha.
Sabendo a "formula" pra criar uma escala, e quando eu tiver criando um solo próprio, posso aplicar a "tal formula" em qualquer lugar do braço da guitarra? Porque dependendo do solo, você não vai usar todas as notas da escala
deu pra entender a duvida? HAHAHAHA obg obg
|
mjcmello Veterano |
# jan/10
· votar
Sim. O desenho da escala é o mesmo em qualquer lugar do braço.
|
thegreen-eyedmonster Veterano |
# jan/10
· votar
mjcmello
Correção: As notas da escala são as mesmas em qualquer lugar do braço.
Os shapes mudam, mas as notas não.
|
LeandroP Moderador |
# jan/10 · Editado por: LeandroP
· votar
letisonfire A tonalidade de DO, por exemplo é formada por DO RE MI FA SOL LA SI DO,
Pode ser essas notas, ou não.
É importante saber também a diferença entre tom e tonalidade, que são coisas distintas.
Dó é o tom, a altura da escala.
A escala ou acorde é adjetivada, recebe uma característica própria, e aí é chamado de tonalidade, que pode ser maior ou menor.
Sei que não consegui explicar direito. Vou fazer uma analogia com cores. Por exemplo, o "azul" é um tom, e "marinho" é uma tonalidade do azul.
Respondendo sua pergunta:
Sabendo a "formula" pra criar uma escala, e quando eu tiver criando um solo próprio, posso aplicar a "tal formula" em qualquer lugar do braço da guitarra? Porque dependendo do solo, você não vai usar todas as notas da escala
Sim, pode. Esta é uma das vantagens de tocar guitarra. O instrumento permite que você mova o desenho pra cima ou pra baixo, alterando o tom (altura) da escala.
|
mjcmello Veterano |
# jan/10
· votar
thegreen-eyedmonster
Acho que vc não entendeu a pergunta dele. Existem vários shapes para cada tipo de escala. E também diferentes shapes (digitação) para a mesma escala.
Porém uma vez "decorado" um shape vc faz ele em qualquer lugar do braço de acordo com o tom.
|
mjcmello Veterano |
# jan/10
· votar
Exemplificando o que eu disse (quer dizer, escrevi rsrs):
uma digitação possível para a escala de Fá maior:
1-3-5 1-3-5 2-3-5 2-3-5 3-5-6 3-5-6
Se quisermos a escala de G maior, basta fazer o mesmo "desenho" duas casas pra cima, ou seja:
3-5-7 3-5-7 4-5-7 4-5-7 5-7-8 5-7-8
|
letisonfire Veterano |
# jan/10 · Editado por: letisonfire
· votar
Leandrop Sim, mas pelo que eu sei, Tonalidade é o mesmo que Escala. e a tonalidade de dó é sim essa que eu passei :D
Então, de acordo com o modo jônio, por exemplo, se eu quiser usar apenas as tres ultimas digitaçoes da escala, posso faze - las em qualquer lugar do braço, sem problemas?
Por exemplo, se as ultimas tres notas forem Sol La e Si, e eu quiser usa las, só que mais graves ou agudas, posso executa las em outro lugar sem fazer merda na musica?
|
LeandroP Moderador |
# jan/10 · Editado por: LeandroP
· votar
letisonfire e a tonalidade de dó é sim essa que eu passei :D
Sim, por isso que disse "Pode ser essas notas, ou não".
Porque essa é apenas uma dentre outras tonalidades de Dó.
O que quis dizer e não pude expressar melhor porque estava com pressa, é que o TOM está relacionado à ALTURA, e TONALIDADE está relacionada à CARACTERÍSTICA do tom. Como na analogia que fiz com as cores.
Por exemplo, se as ultimas tres notas forem Sol La e Si, e eu quiser usa las, só que mais graves ou agudas, posso executa las em outro lugar sem fazer merda na musica?
Claro que pode. Uma escala termina quando encontra a 8a. Você ultrapassou a oitava, você mudou a altura, mas o tom é o mesmo. Se terminar com a nota Si sobre um acorde de C maior, vai ser no mínimo um C7M.
|
letisonfire Veterano |
# jan/10
· votar
aah ta, entendi *-* eu tava com dúvidas nessa parte técnica de oitavas. a parte teórica eu tinha entendido
obg pessoal, ajudaram muito
|