Escalas; Como Ler?

    Autor Mensagem
    Kanny
    Veterano
    # jan/10


    Gente sei que é uma pergunta muito idiota mas... eu só sei uma escala que é a de dó maior... eu queria saber como LER aquelas escalas no dicionario de escala; ou seja aqueles pontos VERMELHOS e AZUIS nao entendo nada alguem por favor me da uma força

    Metahler
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    manda o site onde vc ta vendo, algumas notas em diferentes cores devem ser as tonicas

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Kanny
    Eu nunca consegui ler desse jeito, somos dois!

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Metahler
    Cara, sua guitarra ficou pronta já? Posta umas fotos!

    Kanny
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    nesse site http://www.cifrasfx.com.br/serv/escalas/index.html mehtaler

    Kanny
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    é q só sei ler quando ta em numeros (bem simples), queria saber pra q serve os pontinhos vermelhos e azuis e como fazer eles

    _Francis_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Kanny

    Meu caro...

    É o seguinte: As vermelhas são as notas da escala. Já as azuis são as tônicas... E onde ela pode ser encontrada no braço do instrumento.

    Já a maneira que vc vai ler isso é simples... Os números acima do braço da guitarra é as casas, então basta você tocar aonde ter as "bolinhas".

    Espero que tenha entendido... Abraço.

    marcos.
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: marcos.
    · votar


    Kanny
    representam as notas da escala escolhida ja montadas no braço
    todas as notas possiveis até a cada 12
    com as cordas a casas indicadas tambem

    bolinhas azuis são as tonicas da escala

    é só tocar cara.

    djvini10
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: djvini10
    · votar


    As bolinhas são as notas contidas na escala espalhadas pelo braço. ( azul = tônica ).

    Desse jeito você vai ter muita dificuldade em memorizar....
    eu quando começei a memorizar as escalas usava a seguinte forma:

    Tônica na 6ª corda

    e||----|----|-----|----|-10--|----|-12-|-13-|-
    b||----|----|-----|----|-10--|----|-12-|-13*|-
    g||----|----|-----|-9--|-10-|----|-12-|-13-|-
    d||----|----|-----|-9--|-10*|----|-12-|-13-|-
    a||----|----|-8--|-----|-10--|----|-12-|-13-|-
    e||----|----|-8*-|----|-10--|----|-12-|-13-|-

    * Tônica

    A escala diatônica maior é o mesmo que o modo grego jônio.


    Para ler você vai tocar as notas em seqüencia para direita>>>>, quando acabarem as notas na corda passe para o começo da outra acima^^^^ e assim por diante.

    Essa escala pode ser usada em qualquer tom basta encaixar a tônica na nota do tom.

    Depois de um tempo você vai conseguir memorizar as notas em todo o braço, apenas tire uma hora do dia para treinar escala e isso virá com o tempo.

    Kanny
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Entao quer dizer que todas aquelas bolinhas sao como se fossem numeros e é só tocar?

    djvini10
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    As bolinhas são as notas que fazem parte da escala e que você pode tocar.

    Metahler
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Metahler
    · votar


    Kanny
    essa escala de site ta de ponta-cabeça, quer dizer para o modo como aprendi a ler, hehe
    esse modo de escrita se chama Shape ou algo assim, que é um padão
    do lado esquerdo está os numeros referente as cordas, 1-mizinha a 6-mizona, e os numero em cima referente as casas
    as notas azuis nao as tonicas da escala referente, po exemplo essa é a escala de dó, entao as notas azuis são as notas dó
    ao estudar escalas, toca-se de 3 e 2 notas por corda, mas para pegar elasticidade e manuabilidade toca-se 4 notas por corda.
    uma coisa importante tambem pra vc estudar escala é decorar as triades (tonicas, terças e quintas) do braço inteiro, ou seja, ao estudar a escala de dó decore as posiçoes de todos os Dó, Mi e Sol, e fique montando arpejos com essas triades.
    tem muito mais exercicios legais para ficar treinando em cima das escalas, vou ver se consigo arranjar uma camera emprestada e postar uns videos instrucionais pra galera aqui, fica muito mais facil de entender.

    LeondelFefon
    agora da indo lerdo pq to sem grana, kkk
    abraços

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Escalas; Como Ler?