Autor |
Mensagem |
Kanny Veterano |
# jan/10
Gente sei que é uma pergunta muito idiota mas... eu só sei uma escala que é a de dó maior... eu queria saber como LER aquelas escalas no dicionario de escala; ou seja aqueles pontos VERMELHOS e AZUIS nao entendo nada alguem por favor me da uma força
|
Metahler Veterano |
# jan/10
· votar
manda o site onde vc ta vendo, algumas notas em diferentes cores devem ser as tonicas
|
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# jan/10
· votar
Kanny Eu nunca consegui ler desse jeito, somos dois!
|
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# jan/10
· votar
Metahler Cara, sua guitarra ficou pronta já? Posta umas fotos!
|
Kanny Veterano |
# jan/10
· votar
nesse site http://www.cifrasfx.com.br/serv/escalas/index.html mehtaler
|
Kanny Veterano |
# jan/10
· votar
é q só sei ler quando ta em numeros (bem simples), queria saber pra q serve os pontinhos vermelhos e azuis e como fazer eles
|
_Francis_ Veterano |
# jan/10
· votar
Kanny
Meu caro...
É o seguinte: As vermelhas são as notas da escala. Já as azuis são as tônicas... E onde ela pode ser encontrada no braço do instrumento.
Já a maneira que vc vai ler isso é simples... Os números acima do braço da guitarra é as casas, então basta você tocar aonde ter as "bolinhas".
Espero que tenha entendido... Abraço.
|
marcos. Veterano |
# jan/10 · Editado por: marcos.
· votar
Kanny representam as notas da escala escolhida ja montadas no braço todas as notas possiveis até a cada 12 com as cordas a casas indicadas tambem
bolinhas azuis são as tonicas da escala
é só tocar cara.
|
djvini10 Veterano |
# jan/10 · Editado por: djvini10
· votar
As bolinhas são as notas contidas na escala espalhadas pelo braço. ( azul = tônica ).
Desse jeito você vai ter muita dificuldade em memorizar.... eu quando começei a memorizar as escalas usava a seguinte forma:
Tônica na 6ª corda
e||----|----|-----|----|-10--|----|-12-|-13-|- b||----|----|-----|----|-10--|----|-12-|-13*|- g||----|----|-----|-9--|-10-|----|-12-|-13-|- d||----|----|-----|-9--|-10*|----|-12-|-13-|- a||----|----|-8--|-----|-10--|----|-12-|-13-|- e||----|----|-8*-|----|-10--|----|-12-|-13-|-
* Tônica
A escala diatônica maior é o mesmo que o modo grego jônio.
Para ler você vai tocar as notas em seqüencia para direita>>>>, quando acabarem as notas na corda passe para o começo da outra acima^^^^ e assim por diante.
Essa escala pode ser usada em qualquer tom basta encaixar a tônica na nota do tom.
Depois de um tempo você vai conseguir memorizar as notas em todo o braço, apenas tire uma hora do dia para treinar escala e isso virá com o tempo.
|
Kanny Veterano |
# jan/10
· votar
Entao quer dizer que todas aquelas bolinhas sao como se fossem numeros e é só tocar?
|
djvini10 Veterano |
# jan/10
· votar
As bolinhas são as notas que fazem parte da escala e que você pode tocar.
|
Metahler Veterano |
# jan/10 · Editado por: Metahler
· votar
Kanny essa escala de site ta de ponta-cabeça, quer dizer para o modo como aprendi a ler, hehe esse modo de escrita se chama Shape ou algo assim, que é um padão do lado esquerdo está os numeros referente as cordas, 1-mizinha a 6-mizona, e os numero em cima referente as casas as notas azuis nao as tonicas da escala referente, po exemplo essa é a escala de dó, entao as notas azuis são as notas dó ao estudar escalas, toca-se de 3 e 2 notas por corda, mas para pegar elasticidade e manuabilidade toca-se 4 notas por corda. uma coisa importante tambem pra vc estudar escala é decorar as triades (tonicas, terças e quintas) do braço inteiro, ou seja, ao estudar a escala de dó decore as posiçoes de todos os Dó, Mi e Sol, e fique montando arpejos com essas triades. tem muito mais exercicios legais para ficar treinando em cima das escalas, vou ver se consigo arranjar uma camera emprestada e postar uns videos instrucionais pra galera aqui, fica muito mais facil de entender.
LeondelFefon agora da indo lerdo pq to sem grana, kkk abraços
|