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Fagulha Veterano |
# dez/09 · Editado por: Fagulha
Olá, preciso fazer um solo de guitarra para minha banda. A guitarra base é a seguinte:
e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G---6-------9-------2-----4---------------------------- D--7-7----10-10----3-3---5-5--------------------------- A-7---7-10-----10-3---3-5---5-------------------------- E------------------------------------------------------
A base repete isso. A idéia é fazer um solo em cima disso mas não consigo achar o tom certo, a escala certa pra solar. Sei que são acordes dedilhados, mas o que seriam as terças deles me confundem. Esse C# é estranho. Algum de voces poderia me ajudar?
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Guitar_L Veterano |
# dez/09 · Editado por: Guitar_L
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Fagulha A base passa pelos acordes A - C - F - G (todos com o baixo na terça). Se o A fosse menor, vc poderia pensar no campo harmônico de C maior ou A menor, mas esse A é um empréstimo maior, por isso o C# (que na minha opinião, não soou muito bem). Pense no A isolado (pense nas notas do arpejo) e no resto, vc pode pensar como sendo o campo de C. Eu substituiria esse A por Am, na música. Abraços
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John Urban Veterano |
# dez/09
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Guitar_Luppi
Como assim, a base passa pelos acordes A, C, F e G? Não seria mais adequado C#, E, A e B? O que quer dizer com o baixo na terça?
Desculpe te metralhar de perguntas, também sou leigo em campo harmonico. hehe.
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Carregando Veterano |
# dez/09
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Jean Arrabal
é a terça no baixo.. em C .. C, E, G.... ai o E fica no baixo
acorde é o mesmo,
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Carregando Veterano |
# dez/09
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Fagulha
cara, eu achei melhor o C no lugar do C#.. fico mais bonito...
tenta ai e ve oque tu acha.
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thomasmoura Veterano |
# dez/09
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Fagulha
Não cheguei a tocar nem analisar a base que você postou, mas ja que você não encontrou uma escala para usar, vou sugerir 2 alternativas que não sei se você ja pensou:
1. Não usar escala nenhuma. Isto é, toque uma melodia que vc achar legal, sem se prender a formatos de escala e tal. Varios guitarristas famosos fazem isso.
2. Pegar todas as notas da base e "criar" uma escala customizada. Assim, toda nota que vc tocar tendem a ser consonantes com a base. Tecnica usada por Kirk Hammett do Metallica em varios solos do "and justice for all" segundo ele disse em entrevista.
Em ambos so casos o segredo é enfatizar as notas que estão sendo tocadas na base e tomar cuidado c/ "avoid notes" que são notas que dissonariam com a base. Use-as apenas como notas de passagem.
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Marc Snow Veterano
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# dez/09
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tomar cuidado c/ "avoid notes"
..."isto é: Nota boa para ser evitada!"... Edu Ardanuy
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John Urban Veterano |
# dez/09
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Carregando
Tudo isso porque a tônica do primeiro acorde é C# né? Ai aplicariamos, a escala harmonica menor (por exemplo) T 2 b3 4 5 #5 7 em cima de C#, E, A e B respectivamente? Se eu aplicar a escala de C, não estaria fugindo do padrão? Pode-se fazer isso teoricamente falando?
Olha o solo que criei, como exemplo apenas: ------|_______C#_________| e-----------------------------16~-- B-----14~----14-16/14-17--------- G---------------------------------- D---------------------------------- A---------------------------------- E---------------------------------- ---|__________E___________| e--------14-15-17/14h15p14-17------- B---/17--------------------------17~--- G---------------------------------------- D---------------------------------------- A---------------------------------------- E----------------------------------------
E assim vai, né? Desculpa ai se esses licks estão feios, fui fazendo tudo de cabeça :S
Abçs
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John Urban Veterano |
# dez/09
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Marc Snow Normalmente essas notas são todas aquelas que não se encaixam na escala, né?
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John Urban Veterano |
# dez/09
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up
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horwatich Veterano |
# dez/09
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Jean Arrabal O que acontece é que o primeiro acorde, apesar de ser c# a nota mais grave, é o acorde A maior, isso que você vê é uma inversão de cordes com a quinta justa no baixo (A, C#, E). Portanto os acordes são, nessa ordem, A, C, F, G e a tônica do primeiro acorde é A. C, F e G são tônica, quarta e quinta do campo harmônico de C maior, ou seu relativo Am natural e A é um empréstimo modal, ou modulação passageira. Isso quer dizer que a solução mais óbvia é usar C maior/A menor quando em C, F, G e usar A maior/F# menor quando A. Escala harmônica só se você souber o que está fazendo e com as notas e repouso corretas. Edu Ardnuy que fala sempre "Não existe nota errada, existe nota fora do tempo..."
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Fagulha Veterano |
# dez/09
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Olá pessoal, gostei muito dos posts...ajudaram muito...
Vou tentar todas e ver qual fica melhor...acho que o melhor mesmo seria mudar o A para Am como disseram ai...mas isso mudará todo o clima da base...vou ver como fica...obrigado pelos posts
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horwatich Veterano |
# dez/09
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Escute Take The Time do Dream Theater, o solo no final tem um empréstimo modal com a mesma idéia da sua base...
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Fagulha Veterano |
# dez/09
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horwatich
ouvi a musica...muito legal por sinal..nao conhecia..mas nao consegui perceber como ele fez pra contornar o "problema" pra solar...
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John Urban Veterano |
# dez/09
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horwatich Entendo, sinto que esta faltando estudar muita teoria ainda, agora é saber por onde começar.
Todavia, o solinho que eu fiz como exemplo, não se aplicaria?
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horwatich Veterano |
# dez/09
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Fagulha
Ele usou duas escalas, modos, ou como você quiser chamar, mas se você tentar tocar só com notas do corde vai sair bem bacana, o mesmo vale para a base que você colocou. Quando eu chegar em casa vou tirar o solo e digo o que ele fez...
Jean Arrabal
É questão de gosto, jazz é tudo torto, tente escutar Scott Henderson. No seu exemplo a minha opinião(que pode ser diferente da sua) o solo que você criou serve para a harmonia em c#,E,A,B, mas não serve para a harmonia do Fagulha porque é outra harmonia...
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John Urban Veterano |
# dez/09
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horwatich Scott Henderson é o cara, gosto muito de Vital Tech Tones. O segredo pra solar, é basicamente quando a base mudar, mudar tambem no solo, como no meu exemplo, correto? O que me recomenda pra começar a aprofundar em criação de solo, tanto na teoria quanto na prática?
Abçs
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horwatich Veterano |
# dez/09
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Jean Arrabal
Tem duas coisas que mudaram minha maneira de tocar guitarra: Arpejos em ciclos e Pozzoli. A idéia é mudar o solo junto com a harmonia da música, mas acertar o rítimo harmônico e melódico que é o problema. Comece a fazer solos só com as tríades e tétrades dos acordes, sem usar escalas e depois solfeje os solos que você fez. Você vai melhorar muito sua percepção melódica e harmônica. Se quiser adicione o msn e conversamos mais...Horwatich@gmail.com
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