Pedi para fazerem uma modificação na minha strato

    Autor Mensagem
    Copos De Agua
    Veterano
    # dez/09


    Eu tenho uma squier strato standard e eu meio que acho o som dela chato para bases limpas, aí pensei "E se eu ligar os 3 captadores?" - levei a guitarra pra regular hoje e pedi pra fazer essa modificação, aí o esquema que ele disse que podia fazer e era fácil de desfazer caso um dia enjoasse dela era fazer um botão de tone virar um "master tone" e usar o outros pra controlar o captador restante


    Como eu estou MUITO curioso pra saber o que vai sair disso tudo, vim perguntar aqui... fica bem diferente o som? Alguém tem gravações assim e tudo mais? Eu tentei procurar no youtube mas não sabia o que digitar na busca :S

    Marc Snow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Acho que não vai adiantar nada. Vai gastar dinheiro e o som vai ficar uma salada! Compra um hot rails da Seymour duncan, coloca na ponte e um abraço!

    Daniel_MV
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Acho que não vai adiantar nada. Vai gastar dinheiro e o som vai ficar uma salada! Compra um hot rails da Seymour duncan, coloca na ponte e um abraço!

    O cara tá falando de bases limpas, o HotRails é um captador mais porrada.

    Copos De Agua
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Marc Snow
    Cara, quero um som mais cheinho, não o diabo saindo do meu amplificador

    Hendrixiano
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    A Seymour Duncan possui um captador bastante interessante para quem quer um som pesado, porém limpo e cristalino, mais ou menos como o de uma Les Paul. Trata-se do Little 59, um single de duas bobinas que permite um timbre limpo, bastante cristalino e encorpado. Quando saturado, mostra freqüências bastante equilibradas e com boa sustentação. Longe de ser um captador estridente, o 59 apresenta as seguintes características de freqüência: 5 de agudo, 3 de médio e 4,5 de grave, com saída de 6,5. Podemos notar ainda que o Little 59 é um captador de som cheio devido às suas equalizações. Apesar de não possuir as freqüências médias acentuadas ou um ataque vertiginoso, é de excelente sustentação quando saturado. Este stack é indicado para hard blues, jazz ou fusion, hard rock e talvez para um heavy metal não tão visceral. Um captador parecido com este é o JB Junior, da Seymour Duncan, que apresenta as seguintes características de freqüência: 3 de agudo, 5 de médio, 4 de grave e 7,5 de saída. Como você pode perceber, ambos são parecidos em termos de saída , sendo que o JB possui um pouco mais de ataque e força, enquanto que em matéria de som limpo, o Little 59 é melhor definido. O Junior proporciona uma excelente sustentação e saturação, mas é um pouco estridente, apesar de que esta característica pode ser corrigida no amplificador. É indicado para hard blues, jazz rock, hard rock e heavy metal não muito pesado.

    extraído de : http://www.edmarluighi.com.br/dicas_09-como-melhorar-o-som-da-sua-guit arra-parte-III.asp

    Copos De Agua
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Hendrixiano
    Tinha um desses pra vender lá, mas sei lá, eu acho que é muito caro, e falam que você perde aquele som característico de strato

    Van_Lorien
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Copos De Agua
    Faz uma modificação com um push-pull que quando o push-pull estiver pra cima, os os captadores da ponte e meio se ligam em série (como se fosse um humbucker) numa posição e na outra o do braço e o do meio em série. Basicamente isso. Assim tu teria o som mais "cheio" que tu queres.

    Copos De Agua
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Van_Lorien
    Mas já não tem isso na strato nas posições 2 e 4?

    johnny_floripa
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Copos De Agua

    O David Gilmour usa (ou usava, sei lá) uma modificação onde uma mini-chave ligava o captador do braço. Aí na posição 4, com essa chave ligada, os tres captadores funcionam.

    Mas não sei dizer se existe uma música em que ele usou os três captadores ligados...

    johnny_floripa
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Copos De Agua
    Mas já não tem isso na strato nas posições 2 e 4?

    Nas posições 2 e 4 os captadores são ligados em paralelo. Com os captadores em série, a saída aumenta.

    Copos De Agua
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    johnny_floripa
    Sinto que vou fazer uma pergunta idiota....mas qual a diferença de estar ligado em pararelo e em série? Só a saída?

    Van_Lorien
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    Copos De Agua
    Não, nas posições 2 e 4, os captadores ficam ligados em paralelo. Com eles ligados em série, as saídas dos dois se somam, deixando ele mais próximo de um humbucker. Eu tenho um esquema de ligação baseado no esquema de ligação da Fender American Deluxe Stratocaster que utiliza junto a essa ligação um capacitor que filtra os agudos em algumas posições.

    Edit:
    Esse é o esquema. A primeira vista ele parece meio complicado, mas é bem simples de fazer, é só saber ler e soldar. Se tu ainda tiver dúvida, dá uma olhada aqui que tá explicado detalhadamente pelo autor do esquema.

    Outra modificação legal de fazer em stratocasters é colocar um push-pull pra que quando ele tiver ativado, o captador do braço (ou da ponte) fique sempre ligado, assim tu consegue além das 5 ligações tradicionais, tu fica com mais duas. Uma fica o captador da ponte e do braço juntos (como se fosse uma tele) e na outra os três juntos.

    Copos De Agua
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Copos De Agua
    · votar


    Então, foi meio que isso que pedi pro cara fazer, só não pedi pra ele ligar em série e também não é com push-pull

    Sedank
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Eu não li mais fico legal

    Van_Lorien
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Copos De Agua
    Nessa tua modificação tu só vai ligar os três captadores juntos, pelo que eu li e, dizem que, isso embola o som.

    Copos De Agua
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Van_Lorien
    Ahhh não é só isso não!
    Vai dar pra usar o da ponte e do braço juntos, como se fosse numa telecaster, esqueci de colocar isso no post principal

    johnny_floripa
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Copos De Agua

    Então é o mesmo esquema da chavinha do Gilmour, só que com um potenciometro regulando o volume...

    johnny_floripa
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Neck+middle+bridge:



    Copos De Agua
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    johnny_floripa


    Parece tem um som legal e talz, mas sei lá, o cara tem pegada e mimi, vou tentar procurar mais vídeos

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Copos De Agua
    Cara, essa modificação é bem simple, e eu a faço direto, tanto em guitarras de clientes (e amigos), quanto nas que construo.
    Basicamente com ela vc terá 7 posições, 2 à mais que as 5 tradicionais. Na posição braço + ponte o som fica como numa telecaster, na posição braço + meio + ponte, o som fica cheio e articulado ao mesmo tempo. Eu recomendo firmemente essa mod. (Pepeu Gomes e Celso Blues Boy, por exemplo, a usavam, mas com um esquema de 3 chavinhas "on-off").
    Há ainda um esquema de 3 chavinhas "on-on-on" (DPDT - 6 pinos), no qual vc tem 36 combinações em série-paralelo, como o Brian May usava (mas aí eu já acho um certo exagero).
    Abç

    johnny_floripa
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Copos De Agua
    o cara tem pegada e mimi

    ???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedi para fazerem uma modificação na minha strato