Opinião sobre como pegar de ouvido solos rapidos

    Autor Mensagem
    scar of guitar
    Veterano
    # nov/09


    olá pessoal do fórum!



    gostaria que vocês me ajudasse sobre solos rapidos,faz tempo que toco e consigo pegar alguns solos mais o meu maior problema é aqweles rapidos,bom,não consigo reproduzi-los na guitarra,teve um dia em que virei a noite tentando pegar o solo da musica carry on da banda angra,acho que vocês já imaginam que não conseguir,claro que só foi uma noite de sono perdida.espero que vocês me ajudem por que eu já estou ficando com depresção,rsrsrsrssrsrs!!!

    muito obrigado pessoal e um abração pra todos vocês!!!!!

    joaormrt
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    "depresção" é de fuder....

    --

    pega uma tab e seja feliz, esses solos mto rápidos são fodas de pegar de ouvido.

    Van_Lorien
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    scar of guitar
    Uma vez eu li uma matéria sobre o Kiko Loureiro e dizia que ele nunca tocava Carry On igual, ele ao vivo sempre improvisava em cima da ideia base da música, das escalas. Então, se nem o cara que escreveu o solo toca ele nota por nota igual ao original, o que dirá nós (tu, no caso)?

    braddock
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    scar of guitar

    Simples, procure por um software chamado transcribe. Ele reduz a musica sem alterar a afinação.

    Rapha_krust...
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    scar of guitar
    desista vc não consegue...





    (Ajudando a manter a depresção do garoto...)

    Tivertimailaif
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Faz o seguinte, divida a parte rapida em pequenos trechos, tipo, cada compasso, dae tu treina uns 20 minutos cada compasso, é bem mais tranks, depois junta tudo, e sempre começa bem devagarzinho, nunca tenha pressa para tocar rapido, um ninja para se tornar um ninja, precisa fazer o mesmo movimento milhares de vezes, até que aquele movimento se torne natural, assim tmb precisa ser um guitarrista

    maniac123
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Baixa os cd´s do Metal Defender e fica ouvindo o dia todo. Isso se aprende por osmose.

    joabfarias
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Existem vários programas que tocam a música mais devagar sem alterar o tom.
    Mas, mesmo nos programas que alteram o tom, é possível discernir a nota no tom alterado e transpor para o tom certo.
    Existe um shareware (sem limitações) chamado Goldwave (procure no google). Abra a música por ele (pode ser um arquivo .mp3). Normalmente, esses arquivos têm 44100 amostras por segundo (sampling rate). Vá no menu Effect / Playback Rate e mude de 44100 para algum dos seguintes valores:

    41625 --> meio tom abaixo
    39289 --> um tom abaixo
    37084 --> ..
    35002 --> dois tons abaixo
    33038 --> dois tons e meio abaixo
    31183 --> três tons abaixo..
    29433 --> ..
    27781 --> quatro tons abaixo
    26222 --> ..
    24750 --> cinco tons abaixo
    23361 --> ..
    22050 --> uma oitava abaixo

    Quanto mais tons abaixo, mais lenta fica a música (e mais fácil de identificar as notas).
    Na maioria dos casos, se você ouvir com 33038 samples (dois tons e meio abaixo), já dá pra perceber as notas rápidas numa boa.

    Os programas que tocam a música mais lenta sem mudar o tom costumam apresentar algum tipo de ruído. Esse método muda o tom, mas a qualidade sonora continua cristalina.

    Juh_Cruz
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Tirar de ouvido solos rápidos? Não consigo nem lento, o que dirá rápido?
    hahaha

    Dogs2
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    deixa lento com algum programa

    nichendrix
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    :o

    Faca na Caveira
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    joabfarias
    Existem vários programas que tocam a música mais devagar sem alterar o tom.

    Bah, até o windows media player faz isso...

    skiva_thrash
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    joabfarias
    Existem vários programas que tocam a música mais devagar sem alterar o tom.

    Faca na Caveira

    o windows media player faz isso... 2

    Diminui o tempo da musica e fica mais fácil cara

    Slash Hammett
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    pega um daqueles programas q diminuem a "velocidade" da musica e tenta.

    Excelion
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Eu não sei, mas meu ouvido não consegue aguentar blublublu tempo o suficiente pra eu tirar o solo...

    Excelion
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    um ninja para se tornar um ninja, precisa fazer o mesmo movimento milhares de vezes, até que aquele movimento se torne natural, assim tmb precisa ser um guitarrista

    Esses desenhos animados japoneses...

    Guitarist_Of_Dark_Age
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Cara, sinceramente, escuta o solo 84892442596428 vezes até você escutar nota por nota mentalmente... Depois passa pra guitarra. Assim que eu faço. Outra dica é você treinar escalas e arpejos até a sonoridade te enjoar, porque fica mais fácil.

    Deiab
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Escalas para aprimorar o ouvido e ouvir o solo até enjoar, pelo menos pra mim é assim que funcionava a época que eu tocava o dia inteiro, poooooorém nunca consegui tocar o solo de cult of personality do living colour, acho simplesmente impossível. Já desisti.
    Acho que pra algumas músicas pra quem toca só por hobby poucas horas não dá. Pelo menos eu já não tenho mais tempo pra isso.

    joabfarias
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Faca na Caveira
    Bah, até o windows media player faz isso...


    É verdade, mas o programa que eu citei (GoldWave) te permite selecionar visualmente uma parte da música e tocar somente aquela parte. Assim dá pra tirar nota por nota até o solo mais ferrado de rápido que você quiser.

    scar of guitar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    serio,blz vou tentar!!!!

    Les Guitar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    O media player altera a velocidade

    Sr F
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    "Depresção"

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bom, eu não ficaria me preocupando em fazer solos rápidos.

    A paciência é a chave para revelarem as verdadeiras habilidades existêntes em nosso Ser!

    \o\ \o/ /o/

    Abraços!

    fernandesrc91
    Membro
    # set/13
    · votar


    Rsrs, lendo esse tópico, resolvi deixar uma sugestão de programa, na verdade, dois. O primeiro é o Best Practice, reduz a música ao mínimo possível, mas com considerável perda de qualidade. Então uso o virtual DJ! É o programa musical mais "noob" que já vi, mas ele reduz a música a uma velocidade suficiente e ainda permite que vc faça um "loop" em um determinado trecho do solo, tocando-o enquanto vc desejar. Qualidade média, mas pra quem não fica de frescura com ruído, dá pra sobreviver. Vale a pena também tentar colocar em evidência os agudos e reduzir os graves (Sound Forge faz isso) dependendo da música, isso meio que esconde a bateria o baixo, deixando a guitarra mais em evidência, mas com o timbre alterado. Tudo gambiarra, mas garanto que funciona.

    Agora, em relação a solos muito rápidos, eu geralmente não toco igualzinho, pois tem partes do solo que, mesmo lento, fica impossível de distinguir os intervalos, ainda mais quando o guitarrista coloca efeitos, tipo palm mute e bend. Então minha versão sempre acaba saindo meio modificada. Mas tem vez que não tem jeito mesmo e acabo recorrendo a velha tablatura. Não é nem por preguiça, é pq simplesmente não dá pra sequer ter uma ideia do que o cara está fazendo! Eu, nesse esquema, pequei o Solo "Deus da minha vida" do Thalles, em mais ou menos 1:30, recorrendo a tablatura apenas em uma frase. Uma dica é que estudar intervalos ajuda bastante tbm. Isso de ficar subindo e descendo escalas não me ajudou muito, aprendi a tirar de ouvido na raça mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opinião sobre como pegar de ouvido solos rapidos