Blue Note nas escalas

    Autor Mensagem
    scar of guitar
    Veterano
    # nov/09


    iai pessoal do fórum...


    .....gostaria que vocês me tirasse uma duvida


    É possivel utilizar Blue Note nas escalas,além da escala pentatonica?


    vlw.... Dx!!!!

    um abraço pra todos do fórum!!!!

    joaormrt
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    sim

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    scar of guitar

    Sim, é possível.

    A pentatônica é uma escala diatônica subtraída de duas notas, ou uma tríade com mais duas notas. Ou seja, a blue-note é uma nota extra, que dá um toque diferente.

    Guilherme 90
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Nem sabia disso, muito massa LeandroP. Valeu pela explicação

    Codinome Jones
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Codinome Jones
    · votar


    Na musica você pode tudo.. Se ficar bom ou não ja é outro departamento..

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    LeandroP
    Ou seja, a blue-note é uma nota extra, que dá um toque diferente.
    Cara, eu não estou conseguindo visualizar a idéia de uma Blue-note numa outra Escala.
    Qual seria, se é que existe, o critério para se adicionar uma nota que seria a Blue-note?
    No caso da Blue-note propriamente dita, ela seria uma 4ª Aumentada (ou 5ª Diminuta) que é usada como nota de passagem.
    Para outras Escalas usaria este princípio, o de adicionar esta 4ª Aumentada ou adicionar uma Nota que seria de passagem se a 4ª não for considerada assim na Escala escolhida?
    E neste último caso, o que define uma nota como sendo de passagem numa determinada Escala?
    Valeu!!!

    Headstock invertido
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Para outras Escalas usaria este princípio, o de adicionar esta 4ª Aumentada ou adicionar uma Nota que seria de passagem se a 4ª não for considerada assim na Escala escolhida?

    Era nisso que eu estava pensando. Vai haver certas escalas onde a blue note já faz parte da composição natural dela.
    Isso considerando que "blue note" seja sempre a 4ª aumentada.

    Anderson Eslie
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Isso considerando que "blue note" seja sempre a 4ª aumentada.

    Na penta menor. Na maior é a 2ª aumentada.

    Quanto às notas de passagem, acredito eu que nota de passagem pode ser qualquer uma, sendo blue note ou não.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/09 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    Anderson Eslie
    Na penta menor. Na maior é a 2ª aumentada.
    Bem lembrado. Mas acho que deu pra sacar onde está minha dúvida né?
    O que é necessário pra se classificar como Blue-note uma nota adicionada a uma Escala qualquer e qual o critério para escolher tal nota.

    acredito eu que nota de passagem pode ser qualquer uma,
    Não sei se é tão simplório assim, pois a Blue-note na Escala Pentatônica tem uma finalidade. Adicionando qualquer nota numa Escala qualquer o que ocorre, penso eu, é que vc está criando outra Escala e não necessariamente uma Escala com Blue-note.

    Valeu!!!

    Guitar_RdS
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Anderson Eslie
    Na penta menor. Na maior é a 2ª aumentada.

    Quanto às notas de passagem, acredito eu que nota de passagem pode ser qualquer uma, sendo blue note ou não.


    Desculpe a inguinorância mas seria o caso de pegar a 2º e aumentar ela meio tom? Se sim, eu teria q substituir a segunda normal?

    Anderson Eslie
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Guitar_RdS
    Desculpe a inguinorância mas seria o caso de pegar a 2º e aumentar ela meio tom? Se sim, eu teria q substituir a segunda normal?

    Não. vc adiciona mais uma nota entre a 2ª e a 3ª nota somente.

    Penta_Blues
    O que é necessário pra se classificar como Blue-note uma nota adicionada a uma Escala qualquer e qual o critério para escolher tal nota.

    Acho que a blue note é mesmo com a penta. Não vejo outra possibilidade. A outra questão que vc pôs, vc já se respondeu rsrsrs..

    Abraço.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Penta_Blues

    Eu uso bastante a blue-note (seja #4 ou #2) em escalas diatônicas mesmo, com intenção blues mesmo. Não penso em penta-blues, penso na frase, no efeito.

    A blue-note é uma nota extra, e não vejo porque não usar dentro de uma escala diatônica, porque ela não mudaria a estrutura da escala. É um tanto irônico, mas a pentatônica não deixa de ser penta por ter 6 notas, certo?!

    Acho que depende da perspectiva também. Não dá pra encarar com blue-note uma #4 de uma escala mixolídio#4 porque este intervalo não teria este efeito.

    Headstock invertido
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Desculpe a inguinorância mas seria o caso de pegar a 2º e aumentar ela meio tom?

    Sim.

    Se sim, eu teria q substituir a segunda normal?


    Não.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    Anderson Eslie
    É o que eu penso. Blue-note é usada apenas no caso da Escala Penta-Blues, daí seria uma resposta negativa à dúvida do nosso camarada scar of guitar.
    Agora, considerando que o nosso camarada LeandroP manja demais e eu de menos, como sua resposta foi afirmativa, eu gostaria de aprender como considerar Blue-note em outras situações.

    Guitar_RdS
    A Blue-note é uma nota acrescentada às Escalas Pentatônicas Maior e Menor, dando origem à Escala Penta-Blues.
    Para a Penta Maior, vc retira da Escala Diatônica Maior a 4ª e a 7ª e acrescenta uma 2ª Aumentada (ou 3ª Menor).
    Para a Penta Menor, vc retira a 2ª e a 6ª e acrescenta uma 4ª Aumentada (ou 5ª Diminuta).

    Valeu!!!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Você manja muito Penta_Blues e eu confirmo o que você disse. Eu disse que uso a blue-note em escalas diatônicas porque não substituo o intervalo correspondente pela blue-note, e nem uso como intenção cromática.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    LeandroP
    Não penso em penta-blues, penso na frase, no efeito.
    Seria o caso então de classificar como nota de passagem aquela que produz tal efeito?
    Acho que se for o caso, chamar tal nota como Blue-note causaria mais confusão, já que a definição para tal nota existe apenas na Escala Penta-Blues.
    Seria correto então eu raciocinar da seguinte forma:
    P: É possivel utilizar Blue Note nas escalas,além da escala pentatonica?
    R: Não
    P:É possivel utilizar Nota de Passagem nas escalas,além da escala pentatonica?
    R: Sim, desde que tal nota produza um determinado efeito e não altere a estrutura da Escala.
    Seria isso?

    Valeu!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    LeandroP
    Eu disse que uso a blue-note em escalas diatônicas porque não substituo o intervalo correspondente pela blue-note,
    Ah, saquei!
    Então a questão é que vc chama mesmo de Blue-note as #2 e #4 porque são as que estão presentes numa Penta-Blues com estes intervalos e não qualquer nota estranha a uma Escala?
    É isso ou ainda estou boiando?...rs
    Valeu!!!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Penta_Blues

    P:É possivel utilizar Nota de Passagem nas escalas,além da escala pentatonica?
    R: Sim, desde que tal nota produza um determinado efeito e não altere a estrutura da Escala.
    Seria isso?


    Isso mesmo. Ela será uma blue-note se produzir este efeito - blues. Pelo menos eu vejo desta forma.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    vou ter que sair... a noite eu volto.... abs!

    Anderson Eslie
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Penta_Blues

    Quanto ao que LeandroP escreveu tem sim de fato coerência, mas na minha cabeça, no meu entendimento, mesmo ele tendo intenção blues (e mesmo que soe mesmo blues) pra mim vai ser nota de passagem saca? Essa discussão me fez ouvir um pouco dos solos de Hammett e Dimebag, eles usam esse artifício com muita frequência, mas eu não percebo a intenção blues nos solos, talvez pq não soe com aquele sotaque característico.
    No fim das contas, acho que nossa conclusão deve ser que existe a teoria, mas na prática, a inserção da "blue note" depende mesmo do que o guitarrista pretende tirar no solo, fazer um solo com tensão ou mais "melódico".

    Ah! A propósito, ouçam Walk e Seek And Destroy que tem passagens com blue note e percebam se houve a intenção blues ou as notas estão ali de passagem mesmo.

    Abraço.

    Anderson Eslie
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Seria correto então eu raciocinar da seguinte forma:
    P: É possivel utilizar Blue Note nas escalas,além da escala pentatonica?
    R: Não
    P:É possivel utilizar Nota de Passagem nas escalas,além da escala pentatonica?
    R: Sim, desde que tal nota produza um determinado efeito e não altere a estrutura da Escala.
    Seria isso?

    Seria correto então eu raciocinar da seguinte forma:
    P: É possivel utilizar Blue Note nas escalas,além da escala pentatonica?
    R: Não
    P:É possivel utilizar Nota de Passagem nas escalas,além da escala pentatonica?
    R: Sim, desde que tal nota produza um determinado efeito e não altere a estrutura da Escala.
    Seria isso?


    Penta_Blues

    Perfeito, minha cabeça funciona dessa forma.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    scar of guitar
    Não sei se é o que você ta procurando mas deixo uma pentatonica com blue note.


    e-------------------------5-8-5------------------------
    B---------------------5-8-------8-5--------------------
    G---------------5-7-8---------------8-7-5--------------
    D-----------5-7---------------------------7-5----------
    A-----5-6-7-----------------------------------7-6-5----
    E-5-8-----------------------------------------------8-5


    LeandroP
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Anderson Eslie
    Penta_Blues

    É que de fato, pra dar esta intenção blues com a blue-note, não precisa necessariamente tocar a pentatônica inteira. Um fragmento pode resolver a questão numa boa.

    Digo porque não penso mais em pentatônica, diatônica, escambalfônica... Penso na frase em si.

    Anderson Eslie
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    LeandroP

    Eu entendo, e por sinal acho que vc tem de fato razão em pensar desse jeito, pq o solo sai mais true. Feeling e técnica em perfeita sintonia.

    Abraço.

    Guitar_RdS
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Anderson Eslie
    Não. vc adiciona mais uma nota entre a 2ª e a 3ª nota somente.
    Vlw man!

    Penta_Blues
    A Blue-note é uma nota acrescentada às Escalas Pentatônicas Maior e Menor, dando origem à Escala Penta-Blues.
    Para a Penta Maior, vc retira da Escala Diatônica Maior a 4ª e a 7ª e acrescenta uma 2ª Aumentada (ou 3ª Menor).
    Para a Penta Menor, vc retira a 2ª e a 6ª e acrescenta uma 4ª Aumentada (ou 5ª Diminuta).

    Valeu!!!


    Obrigado

    scar of guitar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    entendi,vlw galera!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Boa noite!!!

    LeandroP
    Anderson Eslie
    Pô rapaziada, obrigado mesmo pela lição. Acho que eu nunca pensei neste contexto mais livre considerando a frase livre da Escala. Isso pra mim abre todo um leque de possibilidades que eu ainda não experimentei.
    Ouvirei os sons e tentarei seguir o raciocínio sugeridos.
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blue Note nas escalas