Como saber se a escala é maior ou menor?

    Autor Mensagem
    John Guga Mendes
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: John Guga Mendes


    Qual é a diferença entre uma escala maior e uma menor?

    E pra aproveitar, onde começa a região média da guitarra e a aguda?

    Maltars
    Veterano
    # nov/09
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    a escala maior tem um som mais suave e feliz já a menor tem um som meio triste mais suave tb ah seila xD , mais é mais ou menos isso.

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/09
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    John Guga Mendes
    poe uma do lado da outra e ve qual eh maior horas!!!! =P


    dhesuhdsu agora serio...

    a escala menor tem a 3° bemol, pelo jeito vc eh iniciante e naum sabe mto bem... tem varios tipos de escalas menores, mas oq realmente difere uma menor de uma maior eh o terceiro grau.

    agora me explica melhor isso de regiao media e aguda.... as primeiras 3 cordas sao as primas, agudas; e as 3 ultimas sao as bordoes, ou seja, graves... eh isso q vc quer dizer?

    Konrad
    Veterano
    # nov/09
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    John Guga Mendes
    Qual é a diferença entre uma escala maior e uma menor?

    A rigor, terça menor (minor third), e salvo engano a sétima menor....

    onde começa a região média da guitarra e a aguda?

    Hum.... não tenho a mínima ideia....

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # nov/09
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    John Guga Mendes
    Então cara
    normalmente, a 3ª e a 7ª é que ditam a escala
    se tiver 3ªm, normalmente a escala é menor, sae tiver 7ªm , normalmente é com sétima...e etc'

    a outra pergunta, voce nao especificou bem

    Kamus23
    Veterano
    # nov/09
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    a escala maior tem um som mais suave e feliz já a menor tem um som meio triste mais suave tb ah seila xD , mais é mais ou menos isso.

    Perola do FCC

    Headstock invertido
    Veterano
    # nov/09
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    pegue o tom da escala, por exemplo se for a escala de dó, o tom é dó, se for a escala de ré, o tom é ré

    supondo que o tom seja dó, você conta o terceiro grau de dó

    dó ré mi fá sol lá si dó

    1 grau: dó
    2 : ré
    3: mi
    4: fá
    etc

    o 3º grau é mi

    agora, veja na escala que vc está tocando se esse mi é um mi propriamente dito ou um mi bemol (ré sustenido)
    se for o primeiro caso, a escala é maior, se for o segundo caso, a escala é menor

    resumindo tudo, numa escala de dó veja se a terceira nota da escala é um mi ou um ré sustenido, se for mi é maior, se for ré sustenido é menor =)

    ps: isso tudo considerando a escala de dó, pras outras é só transpor

    _______________________________________________

    outra regrinha legal é a de intervalos

    escala maior: tom tom semitom tom tom tom semitom

    escala menor: tom semitom tom tom semitom tom tom

    ou seja

    escala maior de dó:

    dó ré mi fá sol lá si dó

    ->de dó pra ré tem um tom; de ré pra mi tem um tom; de mi pra fá tem um semitom; de fá pra sol tem um tom; de sol pra lá tem um tom; de lá pra si tem um tom; de si pra dó tem um semitom

    escala menor de dó:

    dó ré mib fá sol láb sib dó

    -> de dó pra ré tem um tom; de ré pra mi bemol tem um semitom; de mi bemol pra fá tem um tom; de fá pra sol tem um tom; de sol pra lá bemol tem um semitom; de lá bemol pra si bemol tem um tom; de si bemol pra dó tem um tom

    ps: lembrando sempre que mi bemol = ré sustenido; lá bemol = sol sustenido; si bemol = lá sustenido
    --------

    se tiver algo errado corrijam-me =)

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09
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    John Guga Mendes

    Pela distância dos graus (notas da escala) em relação a sua tônica (primeira nota da escala - nota que dá o nome a escala).

    A distância é medida em número de semitons.

    Dê uma lida nos tópicos relacionados a "Intervalo" e você vai aprender muita coisa.... Essencial ;)

    Alewfs
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Alewfs
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    Basta contar a diferença de semitons da terceira para quarta nota da escala se essa diferença for de 1/2 tom a escala é maior. Se for de 1 tom a escala é menor. Exemplo Dó, Ré, Mi, Fá ...= Escala maior

    Dó Ré Mib Fá ...= Escala Menor.
    Há outras nuances no 7 grau se não me engano. Mas com essas informações já dá pra saber de cara qual o tipo de escala.

    CleberVH
    Veterano
    # nov/09
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    Conte 3 notas a partir da tonica(primeira nota da escala) chegará na terça. Se a terça for maior (2 tons da tonica) a escala é maior se a terça for menor( 1tom e meio da tonica) a escala é menor, regra pura, teoria, não tem nada de som mais doce ou mais salgado, mais triste ou alegre!

    Iversonfr
    Veterano
    # nov/09
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    Kamus23
    Perola do FCC

    Porque perola? a ideia de sonoridade é essa mesma, ele só nao explicou tecnicamente, mas para um leigo a ideia é essa.

    se voce tocar o campo harmonico de C voltado para o proprio C, da um clima mais alegre do que se voce direcionar pra relativa que seria o Am (eólio), que da uma ideia mais melancolica... passa longe de ser regra, mas muitos dos rocks sao menores "por causa" disso... isso é meio que basico... tem nada de errado noq o cara falou... abs

    edumnovaes
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: edumnovaes
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    John Guga Mendes
    A escala menor nada mais é que o sexto grau de uma escala maior, mas tocada a partir de uma nota diferente. Ex:
    Campo harmonico de C:

    I........C
    II.......D
    III......E
    IV.......F
    V........G
    VI.......A
    VII......B


    Essa notas constituem a escala de C maior, agora se você tocar essa mesma escala patindo do sexto grau, que é o relativo menor, você terá uma escala menor:

    VI.......A
    VII......B
    I........C
    II.......D
    III......E
    IV.......F
    V........G

    Analisando tudo isso a escala maior terá a formação:
    Tom - Tom - Semi Tom - Tom - Tom - Tom - Semi Tom

    Ex:

    C - t - D - t - E - st - F - t - G - t - A - t - B - st -C


    E a escala menor terá a formação:
    Tom - Semi Tom - Tom - Tom - Semi Tom - Tom - Tom

    Ex: A - t - B - st -C - t - D - t - E - st - F - t - G - t - A

    NoIdeaS
    Veterano
    # out/11
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    cara ressucitando o topico aki, o Q esse cara de cima , o edumnoaes disse ta certo???

    a escala menor de c seria :

    C - t -D - st - D# - t - F - t - G - st - G# - t - A# - t - C
    e ele ta dizendo q é assim:
    A - t - B - st - C - t - D - t - E - st - F - t - G - t - A

    mano cafundiu meu cerebro aki
    USAHUSHAASHUSAuHs

    suny12
    Veterano
    # out/11
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    Toda escala diatonica (maior) vai gerar uma escala menor, que nada mais eh do que a escala diatonica começada do seu sexto grau. Isso eh a menor natural, existem outras escalas menores q não tem nada a ver com isso.

    Kill the King
    Veterano
    # out/11
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    Você tem que saber campo harmônico, os amigos aí de cima tiveram a paciência de explicar num post rsrs..

    ROo
    Veterano
    # out/11
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    NoIdeaS
    A segunda é a escala de Lá Menor, que é a relativa de Dó maior (sexto grau), são as mesmas notas, mas partindo de Lá.

    E a primeira escala está errada, reveja as notas, como por exemplo D#, o correto é Eb.

    Headstock invertido
    Veterano
    # out/11
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    suny12
    Toda escala diatonica (maior) vai gerar uma escala menor

    Mas não a menor da tônica, vai ser a menor relativa.

    Headstock invertido

    pegue o tom da escala, por exemplo se for a escala de dó, o tom é dó, se for a escala de ré, o tom é ré

    supondo que o tom seja dó, você conta o terceiro grau de dó

    dó ré mi fá sol lá si dó

    1 grau: dó
    2 : ré
    3: mi
    4: fá
    etc

    o 3º grau é mi

    agora, veja na escala que vc está tocando se esse mi é um mi propriamente dito ou um mi bemol (ré sustenido)
    se for o primeiro caso, a escala é maior, se for o segundo caso, a escala é menor

    resumindo tudo, numa escala de dó veja se a terceira nota da escala é um mi ou um ré sustenido, se for mi é maior, se for ré sustenido é menor =)

    ps: isso tudo considerando a escala de dó, pras outras é só transpor

    _______________________________________________

    outra regrinha legal é a de intervalos

    escala maior: tom tom semitom tom tom tom semitom

    escala menor: tom semitom tom tom semitom tom tom

    ou seja

    escala maior de dó:

    dó ré mi fá sol lá si dó

    ->de dó pra ré tem um tom; de ré pra mi tem um tom; de mi pra fá tem um semitom; de fá pra sol tem um tom; de sol pra lá tem um tom; de lá pra si tem um tom; de si pra dó tem um semitom

    escala menor de dó:

    dó ré mib fá sol láb sib dó

    -> de dó pra ré tem um tom; de ré pra mi bemol tem um semitom; de mi bemol pra fá tem um tom; de fá pra sol tem um tom; de sol pra lá bemol tem um semitom; de lá bemol pra si bemol tem um tom; de si bemol pra dó tem um tom

    ps: lembrando sempre que mi bemol = ré sustenido; lá bemol = sol sustenido; si bemol = lá sustenido
    --------

    se tiver algo errado corrijam-me =)


    Nossa, como eu tinha paciência...

    NoIdeaS
    Veterano
    # nov/11
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    ta ninguem brigado pelas respostas mais ninguem respondeu exatamente o q eu quero saber

    C - t -D - st - Eb - t - F - t - G - st - Ab - t - Bb - t - C

    é igual a

    A - t - B - st - C - t - D - t - E - st - F - t - G - t - A
    ??

    Porq a primeira é a escala de C menor e a de baixo é a relativa, entao sao a mesma coisa?

    Carregando
    Veterano
    # nov/11
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    C - t -D - st - Eb - t - F - t - G - st - Ab - t - Bb - t - C

    é igual a
    A - t - B - st - C - t - D - t - E - st - F - t - G - t - A
    ??


    porque seria? uma é a escala de Dó menor, a outra é a escala de Lá menor.

    Carregando
    Veterano
    # nov/11
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    Porq a primeira é a escala de C menor e a de baixo é a relativa, entao sao a mesma coisa?



    a escala de Lá menor é a menor relativa de Dó MAIOR..
    Toda escala maior tem uma relativa menor, que é o seu sexto grau.
    nenhuma escala menor tem uma relativa menor. e sim uma relativa MAIOR.

    sacou?

    Pé de chinelo
    Veterano
    # nov/11
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    nenhuma escala menor tem uma relativa menor. e sim uma relativa MAIOR.

    Que vai ser o 3ª grau da escala menor

    Ex: Am

    A - B - C - D - E - F - G

    A relativa é Dó maior

    Kikobittencourt
    Veterano
    # nov/11
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    NoIdeaS

    Não cara, a relativa "Am" é relativa a C MAIOR, toda relativa menor tem relativa MAIOR e não menor, e virse versa.

    Relativa C - Am
    Relativa A- F#m
    Relativa de B- G#m


    Assim por diante e virse versa.

    Abç

    NoIdeaS
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: NoIdeaS
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    ta ninguem brigado pelas respostas mais ninguem respondeu exatamente o q eu quero saber

    C - t -D - st - Eb - t - F - t - G - st - Ab - t - Bb - t - C

    é igual a

    A - t - B - st - C - t - D - t - E - st - F - t - G - t - A
    ??

    Porq a primeira é a escala de C menor e a de baixo é a relativa, entao sao a mesma coisa?


    Entendam q tem duas escalas no meu post.Qual é a primeira??
    C menor.
    Qual a segunda?? La menor.
    Sim eu sei q so escalas maiores tem relativas menores

    Vou refazer a pergunta
    A escala de A menor é a realtiva de C maior, entao pode se usar tanto ela quanto a de C menor em um solo?

    Pé de chinelo
    Veterano
    # nov/11
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    NoIdeaS

    A escala de A menor é a realtiva de C maior, entao pode se usar tanto ela quanto a de C menor em um solo?

    Não cara, Am é relativa de C

    Dó menor é outra escala completamente diferente, a qual a relativa é Eb (ou D#)

    NoIdeaS
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: NoIdeaS
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    Ta quando eu uso a Am e quando eu uso a Cm???????????????????????

    A escala de A menor é a realtiva de C maior, entao pode se usar tanto ela quanto a de C menor em um solo em C?


    Carregando
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Carregando
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    Ta quando eu uso a Am e quando eu uso a Cm???????????????????????



    quando a musica for em Lá menor, ou Dó maior, tu usa a Am...

    quando a musica for em Eb maior, ou Dó menor, tu usa a Cm.

    não tem segredo nenhum. É assim pra qualquer tom, não entendo o porque da duvida.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # nov/11
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    NoIdeaS

    Pow eu te respondo a parada e no post seguinte tu pergunta a msm coisa?

    qual parte de C = Am e Eb = Cm vc não entendeu ? haha

    NoIdeaS
    Veterano
    # nov/11
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    ok
    Obrigado gente

    Jube
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Jube
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    Resumindo

    Note que a relativa menor começa no sexto grau, ou seja o C maior tem as mesmas notas que sua relativa Am e assim por diante. Então o 'shape' de Am é o mesmo que de C, isso inclui formação de acordes, o mesmo diminuto de C será o diminuto de Am, alterando sua posição, assumindo um novo grau. Compare pelos desenhos abaixo

    Escala Maior

    Escala Menor

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