Autor |
Mensagem |
John Guga Mendes Veterano |
# nov/09 · Editado por: John Guga Mendes
Qual é a diferença entre uma escala maior e uma menor?
E pra aproveitar, onde começa a região média da guitarra e a aguda?
|
Maltars Veterano |
# nov/09
· votar
a escala maior tem um som mais suave e feliz já a menor tem um som meio triste mais suave tb ah seila xD , mais é mais ou menos isso.
|
Slash_1989 Veterano |
# nov/09
· votar
John Guga Mendes poe uma do lado da outra e ve qual eh maior horas!!!! =P
dhesuhdsu agora serio...
a escala menor tem a 3° bemol, pelo jeito vc eh iniciante e naum sabe mto bem... tem varios tipos de escalas menores, mas oq realmente difere uma menor de uma maior eh o terceiro grau.
agora me explica melhor isso de regiao media e aguda.... as primeiras 3 cordas sao as primas, agudas; e as 3 ultimas sao as bordoes, ou seja, graves... eh isso q vc quer dizer?
|
Konrad Veterano |
# nov/09
· votar
John Guga Mendes Qual é a diferença entre uma escala maior e uma menor?
A rigor, terça menor (minor third), e salvo engano a sétima menor....
onde começa a região média da guitarra e a aguda?
Hum.... não tenho a mínima ideia....
|
Andy TheCatSp Veterano |
# nov/09
· votar
John Guga Mendes Então cara normalmente, a 3ª e a 7ª é que ditam a escala se tiver 3ªm, normalmente a escala é menor, sae tiver 7ªm , normalmente é com sétima...e etc'
a outra pergunta, voce nao especificou bem
|
Kamus23 Veterano |
# nov/09
· votar
a escala maior tem um som mais suave e feliz já a menor tem um som meio triste mais suave tb ah seila xD , mais é mais ou menos isso.
Perola do FCC
|
Headstock invertido Veterano |
# nov/09
· votar
pegue o tom da escala, por exemplo se for a escala de dó, o tom é dó, se for a escala de ré, o tom é ré
supondo que o tom seja dó, você conta o terceiro grau de dó
dó ré mi fá sol lá si dó
1 grau: dó 2 : ré 3: mi 4: fá etc
o 3º grau é mi
agora, veja na escala que vc está tocando se esse mi é um mi propriamente dito ou um mi bemol (ré sustenido) se for o primeiro caso, a escala é maior, se for o segundo caso, a escala é menor
resumindo tudo, numa escala de dó veja se a terceira nota da escala é um mi ou um ré sustenido, se for mi é maior, se for ré sustenido é menor =)
ps: isso tudo considerando a escala de dó, pras outras é só transpor
ou seja
escala maior de dó:
dó ré mi fá sol lá si dó
->de dó pra ré tem um tom; de ré pra mi tem um tom; de mi pra fá tem um semitom; de fá pra sol tem um tom; de sol pra lá tem um tom; de lá pra si tem um tom; de si pra dó tem um semitom
escala menor de dó:
dó ré mib fá sol láb sib dó
-> de dó pra ré tem um tom; de ré pra mi bemol tem um semitom; de mi bemol pra fá tem um tom; de fá pra sol tem um tom; de sol pra lá bemol tem um semitom; de lá bemol pra si bemol tem um tom; de si bemol pra dó tem um tom
ps: lembrando sempre que mi bemol = ré sustenido; lá bemol = sol sustenido; si bemol = lá sustenido --------
se tiver algo errado corrijam-me =)
|
LeandroP Moderador |
# nov/09
· votar
John Guga Mendes
Pela distância dos graus (notas da escala) em relação a sua tônica (primeira nota da escala - nota que dá o nome a escala).
A distância é medida em número de semitons.
Dê uma lida nos tópicos relacionados a "Intervalo" e você vai aprender muita coisa.... Essencial ;)
|
Alewfs Veterano |
# nov/09 · Editado por: Alewfs
· votar
Basta contar a diferença de semitons da terceira para quarta nota da escala se essa diferença for de 1/2 tom a escala é maior. Se for de 1 tom a escala é menor. Exemplo Dó, Ré, Mi, Fá ...= Escala maior
Dó Ré Mib Fá ...= Escala Menor. Há outras nuances no 7 grau se não me engano. Mas com essas informações já dá pra saber de cara qual o tipo de escala.
|
CleberVH Veterano |
# nov/09
· votar
Conte 3 notas a partir da tonica(primeira nota da escala) chegará na terça. Se a terça for maior (2 tons da tonica) a escala é maior se a terça for menor( 1tom e meio da tonica) a escala é menor, regra pura, teoria, não tem nada de som mais doce ou mais salgado, mais triste ou alegre!
|
Iversonfr Veterano |
# nov/09
· votar
Kamus23 Perola do FCC
Porque perola? a ideia de sonoridade é essa mesma, ele só nao explicou tecnicamente, mas para um leigo a ideia é essa.
se voce tocar o campo harmonico de C voltado para o proprio C, da um clima mais alegre do que se voce direcionar pra relativa que seria o Am (eólio), que da uma ideia mais melancolica... passa longe de ser regra, mas muitos dos rocks sao menores "por causa" disso... isso é meio que basico... tem nada de errado noq o cara falou... abs
|
edumnovaes Veterano |
# nov/09 · Editado por: edumnovaes
· votar
John Guga Mendes A escala menor nada mais é que o sexto grau de uma escala maior, mas tocada a partir de uma nota diferente. Ex: Campo harmonico de C:
I........C II.......D III......E IV.......F V........G VI.......A VII......B
Essa notas constituem a escala de C maior, agora se você tocar essa mesma escala patindo do sexto grau, que é o relativo menor, você terá uma escala menor:
VI.......A VII......B I........C II.......D III......E IV.......F V........G
Analisando tudo isso a escala maior terá a formação: Tom - Tom - Semi Tom - Tom - Tom - Tom - Semi Tom
Ex: C - t - D - t - E - st - F - t - G - t - A - t - B - st -C
E a escala menor terá a formação: Tom - Semi Tom - Tom - Tom - Semi Tom - Tom - Tom
Ex: A - t - B - st -C - t - D - t - E - st - F - t - G - t - A
|
NoIdeaS Veterano |
# out/11
· votar
cara ressucitando o topico aki, o Q esse cara de cima , o edumnoaes disse ta certo???
a escala menor de c seria :
C - t -D - st - D# - t - F - t - G - st - G# - t - A# - t - C e ele ta dizendo q é assim: A - t - B - st - C - t - D - t - E - st - F - t - G - t - A
mano cafundiu meu cerebro aki USAHUSHAASHUSAuHs
|
suny12 Veterano |
# out/11
· votar
Toda escala diatonica (maior) vai gerar uma escala menor, que nada mais eh do que a escala diatonica começada do seu sexto grau. Isso eh a menor natural, existem outras escalas menores q não tem nada a ver com isso.
|
Kill the King Veterano |
# out/11
· votar
Você tem que saber campo harmônico, os amigos aí de cima tiveram a paciência de explicar num post rsrs..
|
ROo Veterano |
# out/11
· votar
NoIdeaS A segunda é a escala de Lá Menor, que é a relativa de Dó maior (sexto grau), são as mesmas notas, mas partindo de Lá.
E a primeira escala está errada, reveja as notas, como por exemplo D#, o correto é Eb.
|
Headstock invertido Veterano |
# out/11
· votar
suny12 Toda escala diatonica (maior) vai gerar uma escala menor
Mas não a menor da tônica, vai ser a menor relativa.
Headstock invertido
pegue o tom da escala, por exemplo se for a escala de dó, o tom é dó, se for a escala de ré, o tom é ré
supondo que o tom seja dó, você conta o terceiro grau de dó
dó ré mi fá sol lá si dó
1 grau: dó 2 : ré 3: mi 4: fá etc
o 3º grau é mi
agora, veja na escala que vc está tocando se esse mi é um mi propriamente dito ou um mi bemol (ré sustenido) se for o primeiro caso, a escala é maior, se for o segundo caso, a escala é menor
resumindo tudo, numa escala de dó veja se a terceira nota da escala é um mi ou um ré sustenido, se for mi é maior, se for ré sustenido é menor =)
ps: isso tudo considerando a escala de dó, pras outras é só transpor
ou seja
escala maior de dó:
dó ré mi fá sol lá si dó
->de dó pra ré tem um tom; de ré pra mi tem um tom; de mi pra fá tem um semitom; de fá pra sol tem um tom; de sol pra lá tem um tom; de lá pra si tem um tom; de si pra dó tem um semitom
escala menor de dó:
dó ré mib fá sol láb sib dó
-> de dó pra ré tem um tom; de ré pra mi bemol tem um semitom; de mi bemol pra fá tem um tom; de fá pra sol tem um tom; de sol pra lá bemol tem um semitom; de lá bemol pra si bemol tem um tom; de si bemol pra dó tem um tom
ps: lembrando sempre que mi bemol = ré sustenido; lá bemol = sol sustenido; si bemol = lá sustenido --------
se tiver algo errado corrijam-me =)
Nossa, como eu tinha paciência...
|
NoIdeaS Veterano |
# nov/11
· votar
ta ninguem brigado pelas respostas mais ninguem respondeu exatamente o q eu quero saber
C - t -D - st - Eb - t - F - t - G - st - Ab - t - Bb - t - C
é igual a
A - t - B - st - C - t - D - t - E - st - F - t - G - t - A ??
Porq a primeira é a escala de C menor e a de baixo é a relativa, entao sao a mesma coisa?
|
Carregando Veterano |
# nov/11
· votar
é igual a A - t - B - st - C - t - D - t - E - st - F - t - G - t - A ??
porque seria? uma é a escala de Dó menor, a outra é a escala de Lá menor.
|
Carregando Veterano |
# nov/11
· votar
Porq a primeira é a escala de C menor e a de baixo é a relativa, entao sao a mesma coisa?
a escala de Lá menor é a menor relativa de Dó MAIOR.. Toda escala maior tem uma relativa menor, que é o seu sexto grau. nenhuma escala menor tem uma relativa menor. e sim uma relativa MAIOR.
sacou?
|
Pé de chinelo Veterano
|
# nov/11
· votar
nenhuma escala menor tem uma relativa menor. e sim uma relativa MAIOR.
Que vai ser o 3ª grau da escala menor
Ex: Am
A - B - C - D - E - F - G
A relativa é Dó maior
|
Kikobittencourt Veterano |
# nov/11
· votar
NoIdeaS
Não cara, a relativa "Am" é relativa a C MAIOR, toda relativa menor tem relativa MAIOR e não menor, e virse versa.
Relativa C - Am Relativa A- F#m Relativa de B- G#m
Assim por diante e virse versa.
Abç
|
NoIdeaS Veterano |
# nov/11 · Editado por: NoIdeaS
· votar
ta ninguem brigado pelas respostas mais ninguem respondeu exatamente o q eu quero saber
é igual a
A - t - B - st - C - t - D - t - E - st - F - t - G - t - A ??
Entendam q tem duas escalas no meu post.Qual é a primeira?? C menor. Qual a segunda?? La menor. Sim eu sei q so escalas maiores tem relativas menores
Vou refazer a pergunta A escala de A menor é a realtiva de C maior, entao pode se usar tanto ela quanto a de C menor em um solo?
|
Pé de chinelo Veterano
|
# nov/11
· votar
NoIdeaS
A escala de A menor é a realtiva de C maior, entao pode se usar tanto ela quanto a de C menor em um solo?
Não cara, Am é relativa de C
Dó menor é outra escala completamente diferente, a qual a relativa é Eb (ou D#)
|
NoIdeaS Veterano |
# nov/11 · Editado por: NoIdeaS
· votar
Ta quando eu uso a Am e quando eu uso a Cm???????????????????????
A escala de A menor é a realtiva de C maior, entao pode se usar tanto ela quanto a de C menor em um solo em C?
|
Carregando Veterano |
# nov/11 · Editado por: Carregando
· votar
Ta quando eu uso a Am e quando eu uso a Cm???????????????????????
quando a musica for em Lá menor, ou Dó maior, tu usa a Am...
quando a musica for em Eb maior, ou Dó menor, tu usa a Cm.
não tem segredo nenhum. É assim pra qualquer tom, não entendo o porque da duvida.
|
Pé de chinelo Veterano
|
# nov/11
· votar
NoIdeaS
Pow eu te respondo a parada e no post seguinte tu pergunta a msm coisa?
qual parte de C = Am e Eb = Cm vc não entendeu ? haha
|
NoIdeaS Veterano |
# nov/11
· votar
ok Obrigado gente
|
Jube Veterano |
# nov/11 · Editado por: Jube
· votar
Resumindo
Note que a relativa menor começa no sexto grau, ou seja o C maior tem as mesmas notas que sua relativa Am e assim por diante. Então o 'shape' de Am é o mesmo que de C, isso inclui formação de acordes, o mesmo diminuto de C será o diminuto de Am, alterando sua posição, assumindo um novo grau. Compare pelos desenhos abaixo
Escala Maior
Escala Menor
|