Violão Aço ou Guitarra?

    Autor Mensagem
    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Netinho Rodriguez


    Galera seguinte, eu toco violão de nylon, e fiz algumas aulas de violão classico, mas sinceramente, não quero ter um repertorio imenso de músicas eruditas e não conseguir improvisar, tocar coisas que eu gosto mais e etc..."Não que eu não goste de música classica"

    Então quero fazer o seguinte, quero comprar um violão de açõ para treinar acordes, e uma boa base, por que apesar de achar guitarra fodones a mil, eu gosto de pegar um violão e tocar cantando tmb, mas num da pra leva a guitarra com o amplificador nas costa para os lugares né? E tambem tem a questão da dificuldade, enquanto eu ainda sinto dificuldade pra fazer pestana no violão, eu fiz incrivelmente fácil na guitarra.

    Mas tou num enigma, um violão de açõ bom "tanto acustico quanto plugado" custa normalmente acima de $700, e eu quero gastar pouco.
    Enquanto isso se eu comprar uma Condor RX30, e um amplificador não tão bom, eu gasto ums $600, e ainda tem o pedal.

    Então não sei se compro o violão ou a guitarra, claro que se vocês me recomendarem um violão estilo guitarra Condor RX30 "Incrivelmente compensativa em relação ao preço" ai sim da pra comprar o violão.

    Então o que vocês acham? Tem algum violão que vocês recomendem na faixa de ums $250 $300 ou no maximo $400 que seja cutway, folk e de aço?

    Obs: Vou fazer aula de guitarra.

    cortesx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Prefiro guitarra... não gosto muito de violao pela falta de versatilidade no som... e se gosta de musica clássica, é melhor um de nylon né...

    Iommi Young
    Veterano
    # out/09
    · votar


    cortesx

    +1 falou tudo.

    xl30n4rd0x
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Guitarra rulez \m/

    keitisk8
    Veterano
    # out/09 · Editado por: keitisk8
    · votar


    antes eu pensava em comprar um violão de aço.. cutway folk..
    comprei , gastei uma nota....mas
    no fim eu nem plugo ele...
    violão não foi feito pra isso..

    se for plugar, pluga uma guitarra

    Juneba
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Netinho Rodriguez, cara a decisão do violão ou guitarra, é sua você tem de procurar o que você quer, e não no que os outros querem.
    bem em primeiro lugar, quanto a treinar a base nada te impede de tocar base quanto no violão de nylon, aço ou guitarra.
    quanto a cantar, você também pode cantar nos 3, a unica desvantagem da guitarra quanto a isso é que você não consegue se locomover com um amplificador e uma guitarra facilmente.
    existem violoes bons, na faixa de preço boa, porém é claro que não tão bom como um de 700 reais, eu por exemplo possuo um ye 220 da hofma de 460 reais, um belo violão , som bem definido , eletrico e acustico bem, apesar de acustico ele se sair melhor que plugado.
    resta a você decidir o que quer. com 700 reais você consegue um violão bacana, mas a guitarra não tão bacana.



    cortesx, não entendo por que você diz que não tem versatilidade, sendo que o violão é o instrumento que aparece nos mais diversos estilos de musica, desde de o brega pro rock.

    keitisk8, não generalize que violão não foi feito pra plugar, isso é um tanto de questão de uso , afinal para um show em um lugar barulhento ja pensou usar um violão sem plugar, ja que em lugares barulhentos microfonia ia pecar um poco, pois ia captar os ruidos do lugar.

    lembrando que só estou dando minha opinião, não querendo criticar ninguem.
    e que faça uma boa escolha, e lembre-se você tem de se sair satisfeito, não a gente.

    edumnovaes
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Juneba
    não entendo por que você diz que não tem versatilidade, sendo que o violão é o instrumento que aparece nos mais diversos estilos de musica, desde de o brega pro rock.
    eu acho q ele disse versatilidade de timbre...

    Juneba
    Veterano
    # out/09
    · votar


    edumnovaes, ah entendi errado
    desculpa.

    Maurício M
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Cara ... eu toco violão e guitarra ... começei pelo violão por isso acho que eu sou suspeito para falar ...
    Eu acho que se vc quer ser guitarrista tem que ter em mente que o inicil é chato, porque tu não toca cantando como no violão o máximo que tu vai fazer é coloca uma BT no fundo ... (não que não seja legal ... é tri massa) mas depois vc pode ter uma banda e tal tocar pra valer vai compensar muito .
    Se tu não que isso esse "investimento para montar tua banda".. e o que tu quer é toca com uma gurizada e se diverti sem quere monta uma banda ae o violão é melhor ... (não que não de para montar uma banda com um violão neh) É O QUE É MELHOR ... só tu sabe pra que tu quer ...
    Te lembra que o violão é diferente da guitarra ...

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Juneba
    Po cara legal, vou pesquisar sobre esse violão.

    Maurício M
    Então, talvez possa até vir a formar uma bandinha, mas por enquanto é puro hobby.

    cortesx
    Você não interpretou de forma correta o que eu quis dizer, mas obrigado por responder cara, tambêm acho que o violão não tem muita versatilidade.

    Iommi Young
    Eu já tinha olhado os outros mil tópicos sobre "Começar com Violão ou Guitarra", mas se você não entendeu, não é essa a minha duvida, e se você não pode contribuir com algo util não me venha postar algo insignificante, e muito menos dessa forma ridicularmente sarcastica.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Netinho Rodriguez
    O violão com cordas de aço e a guitarra têm pegadas bem diferentes. Provavlmente você terá dificuldades imensas tentando empregar técnicas de guitarra num violão com corda de aço, pois a tocabilidade do violão é bem mais dura - mesmo comparando uma guitarra com encordamento 0,11 e um violão com 0,09. Mas mesmo assim é possível regular o violão a ponto de uma pestana não ser o bixo de sete cabeças.

    Vamos aos conselhos:
    1) Se for fazer aula de guitarra, compre uma guitarra. Se for fazer aula de violão, compre um violão.
    2) Com R$400 é difícil montar um set guitarrístico. Com muito esforço você consegue uma guitarra legalzinha, e só.
    3) Com R$400 você pega um violão legalzinho - Hofma, Tagima, Strinberg, Groovin...
    4) Pelo pouco que você falou, me parece que você curte mais violão do que guitarra. Portanto, siga na linha do violão. Mas, creio eu, que a linha de estudos violonísticos é razoavelmente diferente da linha de estudos de guitarra: você não vai aprender escalas fritatórias até a 22a casa, enfim, a abordagem é bem diferente.

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Netinho Rodriguez
    · votar


    erico.ascencao
    Não é que eu curto mais violão, é a questão da mobilidade ^^
    Minha intenção com o violão aço seria tocar umas músicas de MTV da vida por ai, e treinar base exatamente pelo fato de ser bem mais duro que a guitarra. O que eu tenho medo é de ficar viciado na pegada da guitarra e depois não conseguir mais tocar direito violão.

    EDIT: Para aproveitar, poderia me falar mais sobre esses violões $400? Não tenho orientação nenhuma sobre as considerações a levar, nunca toquei violão de aço, ai já viu...

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Netinho Rodriguez
    O lance é levar os estudos de violão e guitarra paralelamente. Eu sempre costumo tocar um pouco de cada: guitarra, violão de aço, violão clássico e violão de 12 cordas.

    Quanto às opções, são muitas. A Hofma tem modelos bem variados. Basicamente são três tipos:
    - Folk (YE220 e HFM250): caixa acústica com menos "cintura", o que proporciona um som com maior ênfase nos graves.
    - Jumbo (YE223): caixa acústica grande e com "cintura", o que proporciona um timbre com mais ênfase em médios e agudos do que o folk.
    - Mini-jumbo ou auditorium (HMA260, HM239 e YE231): caixa acústica um pouco mais estreita e um pouco menor que a do jumbo, o que dá um timbre com um pouco menos de corpo e mais conforto caso você queria tocar de pé.

    A Strinberg também tem uns folks e jumbos. A Groovin tem uns violões mais baratos e de qualidade um pouco mais duvidosa, porém desta marca eu destaco os violões com fundo de fibra, que têm um som bem peculiar.

    Bem, o negócio é ver o que te agrada mais. Se você me permite um pitaco, eu compraria um Hofma HMF250, pois ele tem acabamento encerado, o que dá uma "vida" a mais no som. Já tive um violão com este acabamento e achava maravilhoso.

    Juneba
    Veterano
    # out/09
    · votar


    cara eu não iria de grove, quando fui comprar meu violao eu ia comprar um tagima dallas ou vegas ( esqueci qual é o de aço), e então cheguei na loja e não tinha mais, ai olhei os outros violoes, vi o groove , e perguntei pro vendedor se compensava no lugar do tagima, e ele falo que era bom, mas tinha opções melhores como os violões da hofma e da eagle, ai acabei indo de ye 220.

    cortesx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Juneba
    A minha definição de versatilidade foi diferente da sua. Eu digo versatilidade pra timbres, com a guitarra você tem um leque muito maior de timbres... violão tem bastante, mas não compara...

    Netinho Rodriguez
    Se tu curte mais guitarra, eu iria de guitarra com certeza. Depois que começei a tocar guitarra, eu não percebi assim vicio na pegada da guitarra e depois não conseguir mais tocar direito violão. Pelo contrário, antes pestanas eram dificeis, acordes do mundo da bossa nova não saiam... enfim, pode ser mais vantajoso para tu comprar o violão, se você quer usá-lo em outros locais fora de sua casa... espero que faça a escolha que não se arrependa depois!

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # out/09
    · votar


    cortesx

    Legal cara, agora tenho menos receio de viciar na guita, mas ficarei no violão por enquanto mesmo.

    erico.ascencao

    Po cara, valeu pelas dicas e informações, eu vou na loja ver esses violões, e atento ao HFM 250 pela referência.

    Papagaio
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Netinho Rodriguez ...

    Eu prefiro guitarra ...

    Ja que vc vai fazer aula de guitarra ...

    Eu naum gosto muito de violao ...

    Eu curto fazer base no violao ...

    Mais ainda fico com a guitarra ...

    xD ...

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Netinho Rodriguez
    Eu já tinha olhado os outros mil tópicos sobre "Começar com Violão ou Guitarra", mas se você não entendeu, não é essa a minha duvida, e se você não pode contribuir com algo util não me venha postar algo insignificante, e muito menos dessa forma ridicularmente sarcastica.w


    Pow, tou upando o tópico só pra me desculpar por esse post. Com o Iommi Young, e com todos em geral. Eu tinha interpretado errado, e independente, acho que foi muita babaquice minha essa resposta.

    Passar bem todos, Abçs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão Aço ou Guitarra?