Harmoeolio e Dorico Blues

    Autor Mensagem
    joaodasoca
    Veterano
    # out/09


    O que eu quero saber eh onde posso aplicar o harmoeolio e o dorico blues?

    Van_Lorien
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Cara, não entendi direito a tua pergunta. Tu poderia ser mais claro? Só pra constar, eu tava improvisando algo meio "bluesy" agora usando Lá Dórico.

    joaodasoca
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Eu quero saber onde aplicar a escala Harmoeolio e a escala Dorico Blues dentro de uma harmonia.

    Van_Lorien
    Veterano
    # out/09
    · votar


    joaodasoca
    Onde tu quiser! Onde tu julgar que possa cair bem tu pode aplicar. Não existe uma regra pra isso.

    joaodasoca
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Up

    jacksonfive
    Veterano
    # out/09
    · votar


    joaodasoca
    faiz oque vc quiser meu fio , use a sensibiidade , c vai ter qui improvisar ...

    Curly
    Veterano
    # out/09
    · votar


    joaodasoca

    Harmoeolio

    isso não existe, ou melhor, existe, mas é resultado de uma pesquisa pessoal do Mestre Mozart Mello experimentando uma fusão de escalas, nas vídeo-aula "Blues" dele isso é explicado...

    Se vc pergunta onde aplica é porque não conhece os conceitos básicos de harmonia e improvisação, então não adianta explicar aqui porque vc não vai entender, simplesmente procure um bom professor e faça aulas, em pouco tempo vc vai dominar esses assuntos, é mais proveitoso do que ficar perguntando nos forums e ouvir as respostas malucas de quem sequer sabe tocar

    joaodasoca
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Mas eu conheço os conceitos basicos de harmonia, me responde outra coisa entao, eh mais proveitoso pra mim estudar os modos do harmoeolio pensando em intervalos do harmoeolio ou pensando nos intervalos do dorico blues? Geralmente se usa mais o dorico blues neh.

    Frankie
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Frankie
    · votar


    joaodasoca

    Nem entendi direito o que tu quiz dizer, mas tipo, por exemplo:
    A música está no Tom de A, ai eu 'considero' o A Dórico, e uso a escala jônio de G, e a penta menor7 de Em.
    -
    Se falei alguma besteira, me corrijam.

    [EDIT] -> Aprendi isso na video-aula "Guitarra Rock" do Kiko Loureiro :D

    LeandroP
    Moderador
    # out/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    joaodasoca


    Harmoeólio deve ser a mistura do modo eólio (T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8) com a menor hamônica (T, 2, b3, 4, 5, b6, 7M, 8).

    Eu uso esta mistura sobre um acorde menor. Só penso no intervalo de 7M quando quero um efeito de aproximação com a 8a ou quando o dominante do acorde entra na harmonia, porque a 7M desta escala é também a 3a maior do dominante.

    O dórico blues deve ser o modo dórico com o acréscimo da 4a aumentada (#4) - blue-note.

    Uso sobre qualquer acorde X7 ou m7(função dórico).

    Dórico: T, 2, b3, 4, 5, 6, 7, 8
    Dórico Blues: T, 2, b3, 4, #4, 5, 6, 7, 8

    sidguitar1
    Veterano
    # out/09 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    pega a vieo aula do kiko(a primeira),as duas do mozart(fusion,blues)da uma assistida que vc vai entender,eu usaria em em uma musica que use dorioco,por exemplo um funk com os acordes Am6 / D7(9) ,do mesmo jeito que vc usa o dorico,vc vai usar o dorico com uma nota(4# blue note) de passagem apenas,o harmo eolio mesma coisa,pode usar em uma musica menor natural e usar a setima maior apenas como passagem ou usar em uma harmona do campo menor Harmonico e considerqr a setima menor como passagem cromatica ja que essa escala vai ter T 2 b3 4j 5j b6 7 7M tem tambem o melodorico e outras tantas escalas hibridas,pra mim o segredo e entender muito bemde intervalo.abraço

    Frankie
    Veterano
    # out/09
    · votar


    LeandroP

    Eu disse algo errado? ( só pra ter certeza :D )

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Frankie

    Não. Tá certo!

    Frankie
    Veterano
    # out/09
    · votar


    LeandroP

    ufa! valeu ^^
    abç.

    sidguitar1
    Veterano
    # out/09 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    nao tinha aparecido pra mim o poste do lendroP,e isso ai que foi dito acima,use o dorico blues em acordes dominantes pra tocar blues ou sobrepor em quanquer acorde maior ou menor pra dar intençao blues.abraço

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    sidguitar1

    Pois é, eu também não vi o seu post... Depois pensei: pô, escrevi a mesma coisa que ele heuaheuaheuahe

    sidguitar1
    Veterano
    # out/09
    · votar


    LeandroP nem da nada concondo e assino em baixo com tudo q vc falou.abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmoeolio e Dorico Blues