Alguém me ajuda a organizar meus estudos?

    Autor Mensagem
    Math Guitar
    Veterano
    # out/09


    Bom, gente, já li todos os tópicos que apareceram na busca (inclusive o do Marisco), mas ainda ficaram algumas duvidas.

    Começei a fazer aulas de guitarra a mais ou menos 1 mês e meio. Tenho certeza de duas coisas: sou ruim e quero melhorar.

    Mas, sou muito desorganizado e indisciplinado. Por isso, quero que alguém me ajude a formar um cronograma de estudos e seguirei ao máximo na medida do possível (e do impossível tbm).

    Os assuntos q vi ateh agora:

    - Notas musicais no braço da guitarra
    - Acordes naturais
    - Acordes menores
    - Música (Crazy - Aerosmith, sem solo)
    - Acordes com pestana
    - Acordes maiores com sétima, menores com sétima e acordes com sétima maior
    - Power Chords
    - Música (Riff de If I could fly - Helloween)

    Conversei com meu professor sobre isso e ele falou q a minha maior dificuldade até agora é achar a tônica dos acordes, só q não tenho a mínima ideia de como melhorar esse ponto. Até acho as tônicas corretamente, mas demoro kuase 30 segundos pra achar um Mi, por exemplo.

    Tenho mais ou menos 5~6 dias por semana para estudar. Minhas aulas são de sábado, qdo tenho q aprsentar o q aprendi na semana.
    De manhã tenho 1 hora para estudar. De noite, tenho 1 hora~1:30 hora tbm.

    É isso aí, me ajudem!

    Vlw

    jacksonfive
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Math Guitar
    pelo amor de deus meu fio usa a busca ......................

    daniel_guitar
    Veterano
    # out/09 · Editado por: daniel_guitar
    · votar


    Math Guitar
    você sabe qual e a tônica dos acordes na teoria mas no braço se perde? se sim, faça um desenho de um braço com os trastes e tal, e pegue a guitarra e vá falando e anotando, deixe o papel num lugar vísivel (colado no monitor, guarda-roupa, na frente da privada sei lá) que vc demore um tempo vendo, e vá praticando normalmente e vendo a escala no dia a dia, provavelmente em pouco tempo você vai ter a localização dos acordes no braço da guitarra em pouco tempo

    Math Guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    jacksonfive

    Leia a primeira frase no meu topico. Alem disso, ele eh bem especifico para meus assuntos.


    daniel_guitar

    Vlw pelas dicas. Vou tentar explicar minha dificuldade: Eu sei as tonicas na teoria e tbm sei com relativa velocidade se elas estiverem em ordem. Ex: Corda Mi: Sei achar Fá-Sol-Lá-Si rápido em ordem, mas tenho q fikar "contando" se vc mandar eu achar um dó sustenido direto, entende?


    Se mais algm puder me ajudar naum soh com as tonicas mas com o cronograma inteiro no geral ficaria agradecido!

    Math Guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    UP!!!!

    daniel_guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Math Guitar
    entendi você sabe mas demora um pouco pra achar as notas, acho que o gráfico é um jeito legal pra sacar no começo até ficar mais fluente e tipo você fazer exercícios procurando as notas no braço aleatoriamente

    Math Guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    daniel_guitar

    Vlw pelas dicas. O gráfico seria o desenho certo?

    (...) tipo você fazer exercícios procurando as notas no braço aleatoriamente

    Vc tm algm modelo d exercícios desse tipo? Eh pq eu soh vo ver meu professor sabado e ateh lah qro ver se consigo dar uma melhorada na velocidade de achar tonicas

    daniel_guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Math Guitar
    é, vc pega uma folha e faz o desenho do braço da guitarra, e coloca dpois as notas, o exercício séria vc pensar em tal nota, e procurar a tônica dela, 1° só fale qual é dpois procure, fique repetindo isso várias vezes pra ir decorando

    daniel_guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Math Guitar
    http://www.brendanburns.com/Lessons/pdf/guitargifnote.gif

    Math Guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    daniel_guitar

    Vlw pela dica, vo fzer isso

    E qto ao resto do planejamento, algm tm alguma sugestão?

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Math Guitar

    Estude as inversões de acordes. Daí você pode separar facilmente um F/A, por exemplo, de um Am(b6) - que não exsite, mas tem gente que escreve.

    Estude a 1a, 2a e 3a inversão (3a no baixo, 5a no baixo e 7a no baixo, respectivamente).

    Com certeza isso lhe ajudará a encontrar as tônicas do acorde (que nem sempre é a nota mais grave).

    Math Guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    LeandroP

    Hum, vlw pela dica, apesar d eu naum ter entendido quase nada, pois ainda nauum estudei a formação d acordes. Meu problema eh por exemplo: Sei o desenho do acorde, mas na hora do meu professor perguntar: Faz um acorde de b# com pestana, aí eu demoro pra achar onde o acorde eh feito pois naum localizo a tonica com rapidez, entende?

    Mas msm assim, vlw pela dica

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Math Guitar

    Decore então as notas das cordas soltas, da 3a casa, da 5a casa, 7a, 9a e 12a casa (que é igual as soltas). Use-as como referência.

    Como você já aprendeu os acordes naturais (maiores e menores) não custa nada inverter (é muito simples isso - peça pro seu professor te ajudar nisso).

    Mas vá com calma, porque você ainda está tendo dificuldade de encontrar as notas no braço, independente de ser tônica, 3a, 20a...

    sidguitar1
    Veterano
    # out/09 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    no começo eu usava o seguinte raciocinio:

    na afinaçao tradicional todas as notas que vc tem na sexta corda sao as mesmas na primeira so que eu outra oitava...ex casa 3 sexta corda nota sol primeira corda casa 3 nota sol...

    tente decorar pelo menos os acordes pesados q ficam nas marcaçoes da guitarra se vc sabe que na corda la vc tem um do na terceira casa um re na quinta e um mi na setima e fa #na nona casa ,entao vc altomaticamente vai saber onde esta o si o do# reb o re # mib e o fa e sol ja que estao do lado das notas que vc decorou ,na sexta corda mesma coisa,decore o fa na primeira casa,sol na terceira e o la na quinta,si na setima e do # na nona casa
    as notas das cordas soltas mi la re sol si mi,sao as mesmas nas casa 12 em outra oitava ex terceira corda solta nota sol,casa 12 terceira corda nota sol.
    outra coisa,o acorde pesado tem so tonica quinta e tonica se repetindo entao quando vc faz ele com o dedo 1 3 e 4 da mao esquerda em do por exemplo na corda la terceira casa,estara com a nota do no dedo 1 e outra do no dedo 4 na 3 corda aplique isso em outros acordes pesados..
    tudo que vc decorar no começo do braço é esatamente igual na oitava dele(aquelas duas bolinhas na marcaçao do braço ex 3 casa corda la tem um do,casa quinze corresponde a um do(como se o braço começasse denovo apartir da casa 12
    acho q desta foprma em pouco tempo vc ja esta sabendo achar as notas com facilidade.espero ter ajudado.abraço

    Math Guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    LeandroP

    Hum, gostei da sua dica, vou tentar fazer isso

    sidguitar1

    Vlw pela dica!


    Pessoal, a minha dúvida com relação a tônica está quase q sanada.

    Agora preciso d ajuda para organizar os estudos de modo geral em relação àqueles topicos q eu mostrei.

    Vlw pra qm me ajudar!!!

    Pepe Le P
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Cara, com certeza as dicas aqui são muito válidas, mas não se desespere. Se tu começou a estudar a pouco tempo é natural que tenha certa dificuldade pra achar as notas rapidamente no braço. Com o tempo, conforme tu for tirando e compondo músicas, tu vai começar a memorizar as notas no braço.

    Porém certamente se tu fizer exercícios de memorização isso vai se tornar natural mais rápido e, possivelmente, de maneira ainda mais efetiva. Desenhar as notas do braço num papel ajuda. Outra que eu acho particularmente útil é tu entender como estão dispostos os intervalos entre as notas no braço. Não sei se tu já chegaste a estudar isso, mas só pra te dar um exemplo: digamos que tu saiba que a 5a casa da corda mais grossa (em afinação padrão) é um Lá. Sabendo que entre e 5a casa da corda Mi e a 7a casa da corda Ré existe um intervalo de oitava tu atomaticamente saberás que também se trata de uma nota Lá.

    Não se preocupe se estas coisas que o pessoal fala aqui ainda soarem um pouco "alienígenas" pra ti, com o tempo tu vai gradualmente pegando estas coisas.

    Prog-metal
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Prog-metal
    · votar


    edit

    romulo528
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    E ai galera, beleza? gostaria de pedir pra vocês me ajudarem a organizar meus estudos, não faço aulas, estudo com que acho na internet, me ajudem dizendo o que devo estudar. Obrigado.

    romulo528
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Alguem?

    Drinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Se você não sabe nada, aprendas o nome das 7 notas musicais e posteriormente as mesmas notas em sustenido e bemol....
    Depois aprenda a enxergar elas no braço inteiro do instrumento
    Depois estude o conceito de distância entre essas notas (intervalos)

    Depois que você souber isso de cabo a rabo, você tem a chave pra entender qualquer coisa.....

    ai você pode dividir o seu estudo em 5 de forma PARALELA

    Harmonia, Melodia, Ritmica, Técnica e Audição

    1 - ouça música das mais variadas espécies (audição)
    2 - estude campo harmonico maior (harmonia) com os intervalos que você já aprendeu fica facil
    3 - estude a escala maior (melodia) com os intervalos que você aprendeu fica fácil
    4 - exercite a escala maior e o campo harmonico que você já aprendeu com palhetada alternada, sweep, ligados, dedos, palheta e dedos, duas mãos, slides e bends (se nao souber no que consiste cada uma dessas técnicas pesquise) usando o metronomo (com os intervalos que você aprendeu você acha tudo isso no braço fácil pra treinar)(técnica)
    5 - tire bases das musicas que você ouviu (ritmica)


    Isso aqui é material pra dois anos.... acredite....

    romulo528
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Drinho
    Achei uma apostila sobre Intervalos na net, vou estudar.Obrigado pela ajuda cara.

    Drinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    se empacar dá um grito....

    abraço

    ah.... numa boa...

    não deixe de ouvir música nunca, porque isso tudo que você vai estudar tem que servir pra voce desenvolver musica!

    o exercicio tem que soar musical, talvez exercitar com um playback já é legal, porque você já estuda aplicando numa situação de improviso...

    pelo amor de deus, toma cuidado com isso se não voce vira um robô sem graça....

    romulo528
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Drinho
    Cara, vou fazer uma pergunta sobre escalas, as escalas são usadas pra fazer solos? certo? um solo na escala pentatônica por exemplo, quer dizer que o solo tem só as notas da escala?

    Drinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    romulo528
    um acorde é um grupo de notas soando simultaneamente

    a escala seja lá qual for é uma sequencia de x notas

    quer dizer que o solo tem só as notas da escala?

    não necessariamente

    nada impede de se aplicar dentro de um solo notas que estão fora da escala relacionada ao campo harmônico em questão....

    o juiz é seu ouvido...

    tudo pode

    romulo528
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Drinho
    Mas assim, existem várias escalas, em uma música, eu poderia usar qualquer uma? ou seria de acordo com o tom da música, não sei...(acho que falei merda)?

    Drinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    romulo528

    quando você pergunta se pode soa que se você colocar uma escala "errada" ou uma nota inconveniente alguem vai invadir seu quarto e vai te encher de porrada.

    novamente... tudo pode e quem julga a qualidade do som é seu ouvido, você não precisa nunca se prender a nada....

    em todo caso de praxe..... se toca as escalas que contem notas relacionadas ao campo harmonico da musica.....as notas que não correspondem soarao "desafinadas" e por isso alega-se que está errado.... mas isso não é correto dizer pois uma nota "errada" pode ser muito bem vinda em determinada situação

    romulo528
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Drinho
    Áaa agora entendí, pow cara, muito obrigado, vou lá ler mais um pouco :D

    maspn
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    acordes, pentatônicas, campo harmônico, arpejos e modos grego.

    O básico.


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém me ajuda a organizar meus estudos?