sg - 0.10 ou 0.11

    Autor Mensagem
    matheusomr
    Veterano
    # out/09


    Tenho uma SX SG, colokei tarraxas com travas gotoh e o proximo passo eh colocar captadores gibson 57 e 57plus

    gosto d tocar hard rock principalmente, qual calibre de corda vc's recomendam? se eu passar pra 0.11 eu precisaria ajustar algo na guitarra sendo q ela ja veio com 0.10 por padrão? vou ter mtas dificuldades com 0.11?

    Van_Lorien
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Eu em uma guitarra com escala curta como SG e Les Paul, eu usaria cordas .012. .011 eu uso na strato.

    JowR
    Veterano
    # out/09
    · votar


    0.11, no começo voce vai ter dificuldades, mas depois se acostuma, se quiser depois tu muda para 0.12.

    Buddy_guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    matheusomr
    Mudar de 0.10 para 0.11 não fará tanta diferença assim no som. Acho que muito mais importante do isso é analisar o resto do equipamento, principalmente o amplificador.
    Vc já conhece a 0.10, agora testa a 0.11 e compare a diferença. Talvéz vc chegue a conclusão de que não vale a pena investir tempo tentando aprender a tocar com 0.11 já que a diferença de timbre não é tão grande. Talvez seja o contrário.
    Se for trocar o calibre das cordas leve a guitarra num luthier, pois é necessário fazer uma regulagem completa.

    Abraço

    Codinome Jones
    Veterano
    # out/09
    · votar


    0.11 ou 012 seria interessante mudar a afinação para Eb

    EADGBE
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Creio que Sg, Les Paul e guitarras similares com escala mais curta fica bom com 011, pois a tensão é menor e fica mais confortável de tocar.
    Mas para conseguir um bom timbre são vários fatores, e se trantando de cordas, vou citar dois que creio ser bem importantes:

    Altura das cordas: Cordas mais altas timbram melhor, tem mais sustain e definição, esse é um ponto que acho tão importante quanto a bitola de cordas. Já regulei várias guitarras com 010 com uma ação mais alta de cordas e elas timbrarem melhor do que guitarras com 011 com uma ação baixa.

    Distância das cordas dos captadores: Outro ponto importante e que altera de forma significativa no timbre do instrumento, quanto mais longe a corda dos captadores mas sustain e menos ataque terá. Eu particularmente prefiro captadores com uma distância considerável das cordas.

    Experimente e veja qual encordoamento se adapta melhor p/ você.
    Só não recomendo cordas 009, a não ser que você tenha um super amp valvulado (tipo Mesa Boogie, Soldano p/ cima) e bons periféricos, potência Avalon e mais algumas coisinhas bem caras que ajudam bastante em um excelente timbre de guitarra heheheh

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original