Captadores Semi Acustica

    Autor Mensagem
    Scary
    Veterano
    # set/09


    Fala ae gurizada!
    Fiz algumas modificações na minha Epiphone ES335 Dot, que vou listar a seguir:

    1. Troquei a ponte e a stopbar por TonePros Nickel.
    2. Troquei o nut de plástico por um de TUSQ Graphtech.
    3. Troquei o captador Alnico V Epi da ponte por um Alnico II Pro da Seymour.

    As diferenças que notei foram que o som sai mais aberto, mais sustain. Com a ponte e nut antigo parecia que algo impedia as cordas de vibrarem. Como troquei a ponte e o nut ao mesmo tempo, não sei como cada um influencia individualmente nessa questão.
    A guitarra desafina bem menos também.

    Quanto ao captador, e esse é o grande motivo do post, que fiquei meio cabrero. Achei o Alnico II Pro meio magrinho, meio agudo demais, e dificil de puxar um peso na semi. Tenho que caprichar nas frequencias baixas na hora de equalizar o amp pra guita adquirir um som mais cheio. E o captador que veio com a guita era totalmente o contrario. Muito menos definição e som grave pra caramba. Eu tinha que caprichar nos médios pra guita ficar com um som mais aberto.

    Então venho pedir a opinião de vcs: que captas da Seymour seriam mais indicados pra por nessa semi, sendo que o som que eu busco é algo baseado em timbres de Guns N' Roses. AC/DC, Aerosmith, etc..?

    Pensei em colocar um Seth Lover no braço, pois tenho medo que um alnico II soe magro e agudo.

    Ou até colocar dois Seth Lover nessa guita.

    Enfim.. gostaria da opinião de vcs.

    Em breve posto umas fotos dela ae.

    Valeu!

    Scary
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Up! Nada?

    Bombastik
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Bombastik
    · votar


    Scary
    que legal!

    Scary
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Aqui vai uma comparação que fiz ontem com minha LP Slash Signature.

    ES335 Dot Bridge Pickup
    http://rcpt.yousendit.com/743570781/a471911abd5dbbaccd14299f69fcf97f

    LP Slash Signature Bridge Pickup
    http://rcpt.yousendit.com/743572589/9b73ccb78573427ec213397fa419af2d

    alele
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Scary
    fizestes umas mods interessantes... vc botou o TUSQ ou BLACK TUSQ? tenho vontade de experimentar o nut e saddles "de teflon" deles... e também as pontes tonepros...

    que tal vc fazer um review da ponte/stopbar? vale a pena mesmo trocar tudo? pq sei que eles vendem só os "locking stopbar studs" acho que isso já faria uma diferença bacana, e mais em conta...

    acho que estamos na praia timbrística... olha o som que tenho feito:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/217701/#6289572
    mas eu tenho uma les paul, e não uma semi... aliás nunca experimentei uma semi, mas acho que seria uma boa pra sons menos agressivos... tipo beatles e uma blueszeira.

    alele
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Scary
    quanto aos sons... uau... tão parecidíssimos... num teste cego eu não saberia dizer qual é o da semi e qual é o da Lespa

    MMI
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Scary
    Para uma 335 o SD Seth Lover ou o Gibson 57 fica muito legal. Eu uso um Seth Lover na minha lap steel. A diferença entre os dois caps é quase nenhuma, trata-se de quase o mesmo captador, a diferença é que um é parafinado e outro não. Dois desses, braço e ponte, fica bacana. Pessoalmente acho que uma 335 fica muito legal com drive, por isso que prefiro a opção de um Pearly Gates na ponte, mas já é um captador mais forte. O legal do Seth Lover é que ele tem uma sonoridade excelente, bem vintage, com saída mais fraca, e o timbre sai bem na mão, na base da pegada. De qualquer forma, acho mais legal que o Alnico II Pro.
    O problema é que trocar captador sempre tem um pouco de tiro no escuro, porque entra o seu gosto pessoal e sua pegada e equipamento. Além disso cada guitarra vai soar de um jeito com um captador, dá para prever alguma coisa, mas não sua mão e no seu equipo não dá.

    Scary
    Veterano
    # set/09
    · votar


    MMI
    Poisé.
    É a primeira vez que troco o captador de uma guitarra.. sempre toquei com os stocks da minha Les Paul, e agora com a ES335 quero testar os timbres de descobrir algo que soe bem.

    Eu curti o Alnico II Pro. Ele é bem definido. Mas achei que ele perdeu um pouco nos graves.

    Quero colocar um outro na ponte. Ou um Seth Lover ou um Gibson 57, mas não quero que ele seja mais fraco que o AIIPRO. Tenho um pouco de receio que eles não venham a combinar com o da ponte.


    Pra quem curte semi acustica, dê um look nos videos desse cara. Só timbrão! E segundo o que ele me respondeu esses tempos, os captadores são todos Gibson 57.

    http://www.youtube.com/watch?v=ZiKBhin27z0&

    MMI
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Scary
    Belo som o do vídeo.
    Como falei, o Seth Lover e o 57 são praticamente o mesmo captador, recriação do Gibson PAF, sendo que a diferença mais fácil de apontar entre eles é a parafina, que no S Lover não tem. Por isso, teoricamente tenderia a dar mais microfonia que o Gibson 57. Para mim, nem sei dizer por que, prefiro o Seth Lover. A questão é que na sua comparação, para colocar com o Alnico II Pro, eles são mais fracos e tem menos graves. E normalmente na ponte se coloca um mais forte, sendo que para esses captadores a combinação natural seria um Seth Lover no braço e o Alnico II Pro na ponte. Se você olhar no site da S Duncan, eles recomendam para o Alnico II Pro:
    2 captadores Alnico II Pro, ponte e braço - honestamente nunca toquei em uma assim, mas pelo visto esse captador não te convenceu plenamente.
    SH-11 Custom Custom ou SHPG-1b Pearly Gates na ponte - o Custom Custom é um cap de saída forte, ou seja, você vai ter mais facilidade para distorcer, só que eu já acho um pouco forte para uma 335, mas ainda dá. O mais adequado seria o Pearly Gates na ponte mesmo, como no proprio site da Duncan recomenda essa combinação.
    Um timbre bem legal depende, além da guitarra e captadores, do amplificador, das válvulas usadas, dos falantes e da "pegada". Mas tá certo, sua guitarra e captadores sendo customizadas já é um bom começo.

    Scary
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Li pelos fóruns gringos que o Seth Lover com muito ganho apita. Então pra mim não é uma boa opção, já que toco um rock mais pesado.

    Acho que vou testar um Alnico II Pro mesmo na ponte.
    Caso não curta a combinação, coloco os dois na minha Les Paul, e busco uns Gibson 57 pra Semi.

    Me tira uma dúvida cara: a parafina serve pra que no fim das contas? diminuir o feedback?

    falou

    MMI
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Scary
    Para mim nem o Seth Lover nem uma 335 são feitas para muito ganho.
    Quanto a parafina, qualquer coisa (interna) que vibre num captador aumenta a microfonia, ou feedback. Então se descobriu que mergulhando o captador em parafina reduz isso. Como o Seth Lover é uma recriação do PAF, bem vintage, não leva parafina. Já na Gibson, todos os captadores são parafinados e os que tem aquela capa em cima recebem um segundo banho em parafina.

    Scary
    Veterano
    # set/09
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=d7fJYLd8P4M

    Esse cara tira um timbre bacana com uma ES335.

    Mas não tenho ideia quais sao os capta dele. Talvez até sejam os Gibson 57 mesmo.

    Felipasso
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Sei que o timbre de uma semi-acustica é impecavel e inconfudivcel, mas teria algun ajuste ou efeito para que uma guitarra maciça ao menos simule uma Semi-acustica????(Eu adoro o timbre cleam que elas tem!!!)

    MMI
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Felipe Antonio de Souza
    depende muito do que você tem. Qual guitarra, qual amp, quais caps...

    Felipasso
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    MMI
    Tudo do mais barato! Infelizmente

    Felipasso
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    up

    faski
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Scary
    se tiver os caps da epi vende pra min?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captadores Semi Acustica