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renanozzy Veterano |
# set/09
Em algumas cadencias costuma-se usar o IVm em uma tonalidade maior, alguem sabe dizer qual a regra ou a lógica disso em termos de harmonia???
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LeandroP Moderador |
# set/09 · Editado por: LeandroP
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renanozzy
Está nos modos paralelos.
Modos paralelos são maiores <---> menores
O IVº de C maior é F
O IVº de C menor é Fm
Você pode pegar emprestado acordes desta tonalidade - Acorde de Empréstimo Modal - AEM
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renanozzy Veterano |
# set/09
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hm, eh soh isso entao!?!?
valeu!!
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KAEL METAL Veterano |
# set/09
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LeandroPanucci
Não seria também um simples campo harmônico como o D eólio ?
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KAEL METAL Veterano |
# set/09
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Ah, mas o D eólio é o modo paralelo de FM ? Certo ?
Acaba caindo na mesma história
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LeandroP Moderador |
# set/09
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KAEL METAL
É muito comum ver acordes dos modos paralelos numa harmonia.
Vou colocar o campo harmônico de Dó maior e Dó menor só pra referência (em tríades mesmo)
C - Dm - Em - F - G - Am - Bdim
Cm - Ddim - Eb - Fm - Gm - Ab - Bb
Quantas músicas na tonalidade maior de Dó você encontrou acordes como Fm, Gm, Ab, Bb ?
Daí quebra a cabeça pra entender e descobrir qual escala apropriada, etc. Quando é apenas o modo paralelo: dó maior <--> dó menor
Então é legal, do ponto de vista técnico, estudar uma escala descendo maior e voltando menor, e vice-e-versa, observar os intervalos da escala, etc. Isso ajuda muito e deixa o improviso mais fluente.
Você mesmo viu que pensar em Ré eólio, vai cair num Fá jônio, que é maior, certo?!
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KAEL METAL Veterano |
# set/09
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LeandroPanucci
Você mesmo viu que pensar em Ré eólio, vai cair num Fá jônio, que é maior, certo?!
Certíssimo
Então é legal, do ponto de vista técnico, estudar uma escala descendo maior e voltando menor, e vice-e-versa, observar os intervalos da escala, etc. Isso ajuda muito e deixa o improviso mais fluente.
Boa dica
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