Strato relic, como fazer?

Autor Mensagem
SkyHawk
Membro
# mai/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


megiddo
Eu gosto de relic de qualquer jeito, leve, moderado e heavy. Em metálico fica legal sim, tem vários corpos do Mark Jenny (guru do relic) em candy apple e outras cores metálicas com relic.

Snakepit
Veterano
# mai/16 · Editado por: Snakepit
· votar


megiddo
O que vc quer dizer com relicar? Tem que ser mais especifico haha.

O melhor post aqui foi ali no começo que falou sobre os tipos de pintura. Se não for nitro, que hj tem apenas nas Custom Shops outros modelos "diferentes", não recomendo nada... o resultado não vai ser o que se espera de uma strato relicada. Minha opinião.

Isso é uma grande decepção pra mim, pois realmente esperava que a minha Strato envelhecesse com o tempo e depois de 30 anos estivesse "destruída" naturalmente. Mas depois de comprar descobri esse lance das pinturas.

SkyHawk
Membro
# mai/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


Snakepit
Eu fiz um heavy relic em uma SX SST 62 que tem pintura PU e ficou muito bacana. Já nas minhas que tem nitrocelulose eu não sou nem doido de mexer.....rssssss

Entendo que se você espera um envelhecimento leve e 100% natural realmente o PU não vai ter essa caracteristica, mas um relic "artistico", mesmo que leve, pode ficar bem interessante.

Minha dica é que relic só é para quem realmente curte o estilo, não existe muito esse negócio de certeza de resultado, é igual pintura tie die, joga o tecido embolado no corante e o desenho que vai formar você só vai saber ao final. O mesmo com o relic, apesar de todas as técnicas o resultado final tem algo de aleatório.

Snakepit
Veterano
# mai/16
· votar


SkyHawk
Tem foto?

Fiquei curioso.

SkyHawk
Membro
# mai/16
· votar


Snakepit
Tem um post aqui com todo o processo.

Fugitivo
Veterano
# jan/18 · Editado por: Fugitivo
· votar


John Frusciante


John Mayer


Stevie Ray Vaughan


Iversonfr
Veterano
# jan/18
· votar


Fugitivo

Putz, não gostei de nenhum apesar de ser provavelmente o melhor que vi no youtube. A maioria dos que fazem relic só arrancam tinta no estilete de maneira aleatória. Acho muito artificial, os relics ficam um lado 100% tinta e o outro lado 100% na madeira, com alguns riscos e marteladas no meio. Até hoje apenas dois relics acho que ficam realmente bons e convincentes, do Bill Nash e da Fender CS. Os detalhes e a coerência dos tipos de machucados, como o padrão do desgaste na quina do headstock remetendo à guitarra encostar na parede, desgaste na região das palhetadas, desgaste na parte traseira devido uso de cinto, etc. Olha o link abaixo, como nem tudo é 100% tinta ou 100% madeira, com riscos que realmente afundam na madeira e detalhes onde a tinta aparenta gasta e não simplesmente arrancada no estilete. O primeiro video a guitarra fica toda destruída num padrão parecido com o jogo "tetris", a parte traseira do braço toda sem verniz, mas a escala, escudo e tarraxas brilhando de novo, muito estranho pro meu gosto.

Eu acho muito legal relic, até pela paz de espírito de não ter um microinfarto a cada encostada que você dá em algum lugar, mas realmente na minha opinião desconheço alguém que faça isso de maneira realista sem ser os dois que comentei. Uma guitarra que fui vender uma vez o comprador foi no sol e a colocou contra a luz pra ver se tinha algum detalhe na pintura, com certeza querendo depreciar o valor dela se achasse algum nano-risco, pra mim essa é a vantagem do relic: Se por acaso eu acertar o headstock no amplificador ao me virar no palco, a guita fica mais cara rs.

Tele CS

Buja
Veterano
# jan/18
· votar


Eu nao curto muito heavy relic.

Na verdade, nao é que nao curto. Acho que o termo está errado.
Guitarras como a do Frusciante, a do SRV, essa Fender CS postada acima, deveriam ser chamados por outro tipo de acabamento. Nao relic.

Relic nao é porque, guitarra nenhuma fica assim naturalmente nem que o cara toque 40 anos com ela diariamente pela estrada.

Dificilmente uma guitarra vai ralar tanto a ponto de mostrar a madeira, naturalmente, a nao ser que seja realmente lixada, esfregada no asfalto, etc.

Gosto dos light relics, quando sao realmente relic, ou seja, quando voce que a guitarra inteirinha ficou velha, naturalmente, sem forçar a barra.

Hoje pessoal tenta fazer relic em guitarra com as pinturas atuais, que nao se desgastam nem a pohete. Tambem fazem raladinhos, mas o resto da pintura continua cintilante como agua. Nunca vi isso.

Outra é quando mostra a madeira...madeira branquinha, sem sujo tem. Estranho.

Outra coisa é ferragens envelhecidas a força. Fica estranho. Tem gente que ainda costuma deixar a guitarra no porão uns 3 meses pra ver se pega teia de arranha entre os carrinhos. Muito esquisito.

Dificil ver uma guitarra relic de verdade.
Eu nunca vi na vida. Presencialmente nao.

Mas ja vi muito instrumento velho, que outros chamariam de relic.
E nao boa, nao me agradou nao. Nao tem cara de relic.
Tem cara de velharia mesmo, braço torto, trastes comidos, captadores apitando pior que juiz no classico.

Os relics que eu ja vi, realmente, eram instrumentos sofriveis.
O resto que vi foram coisas artificiais.

NeoRamza
Veterano
# jan/18
· votar


Iversonfr
Até hoje apenas dois relics acho que ficam realmente bons e convincentes

Já deu uma olhada nos relic da Dunamiz?

Buja
Relic nao é porque, guitarra nenhuma fica assim naturalmente nem que o cara toque 40 anos com ela diariamente pela estrada.

Cara, com todo respeito, mas você está bem enganado. Acho que você nunca passou alguns anos com uma guitarra com pintura em nitro. Estraga só de olhar.

JJJ
Veterano
# jan/18 · Editado por: JJJ
· votar


Iversonfr
até pela paz de espírito de não ter um microinfarto a cada encostada que você dá em algum lugar

É a única coisa boa nessa sandice de arrebentar algo novinho... kkkkkkkkkkk

Só pra justificar a máxima que diz que mesmo as piores coisas tem seu lado bom.

felipe bento pereira
Membro Novato
# jun/18
· votar


Quem pensa em fazer isso em guitarras baratas seria melhor pensar direito, normalmente guitarras com nitrocelulose são guitarras de alta qualidade tanto em acabamento quanto em madeiras, que tem seu processo de secagem de 4, 5 ou até mesmo uma década, diferente de nossas humildes guitarras que as melhorzinhas tem o processamento de secagem de no máximo 3 anos e as pinturas PU servem também como uma proteção contra a umidade!!!
Então se voce lixa essa pintura provavelmente terá serios problemas!

ejames
Membro Novato
# jun/18
· votar


felipe bento pereira
Acho que você deu uma exagerada aí. Para ocorrer algum problema creio que só se já existia algum defeito de fabricação que se manifestaria de qualquer jeito alguma hora.

felipe bento pereira
Membro Novato
# jun/18
· votar


felipe bento pereira
Acho que você deu uma exagerada aí. Para ocorrer algum problema creio que só se já existia algum defeito de fabricação que se manifestaria de qualquer jeito alguma hora.


Pode ser!! mas por via das duvidas melhor não fazer! Ou deixar desgastar naturalmente!!! hahahahaha
Mas uma coisa que chega a ser até piada são os caras que detonam as guitarras depois se arrependem e vão querem vender na olx!!! kkkkkkkkk

Buja
Veterano
# jun/18
· votar


depois se arrependem e vão querem vender na olx!!!

E ai coloca um valor mais alto porque é "relic"!!!! Avá

MatheusMX
Veterano
# jun/18
· votar


Antes eu curtia mais relic, hoje em dia acho a maioria deles exagerados.
Se observarmos as guitarras vintage originais, veremos que a grande maioria delas possui apenas pequenos desgastes, o que se encaixaria num light relic.
Agora, heavy relic, igual a number one do SRV e a do Rory Gallagher, a guitarra tem que ter muita estrada pra chegar naquele nível!

felipe bento pereira
Membro Novato
# jun/18
· votar


Agora, heavy relic, igual a number one do SRV
Falando nela...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-993136707-guitarra-fender-stra tocaster-americana-special-srv-custom-_JM

felipe bento pereira
Membro Novato
# jun/18
· votar


https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-901786199-guitarra-fender-iron wood-strat-relic-masterbuilt-dale-wilson-_JM

Essa é linda pra caramba!!! e fica desgastada facil!!!
mas quem tem coragem de pagar esse valor? valor que daria pra montar uma banda!!! hahahahahaha

Buja
Veterano
# jun/18
· votar


felipe bento pereira

Americana por TRINTA E UM MIL REAIS ??????????????


Noooossa ta barato demais....é a oportunidade da vida....
segurem meu cartão de crédito gente.....vou boletar agora mesmo !!!!!!!!!

MatheusMX
Veterano
# jun/18
· votar


felipe bento pereira
Falando nela...
kkkk, se era pra ser uma réplica, falhou miseravelmente. Da number one só tem o relic, e olha lá, rs.

felipe bento pereira
Membro Novato
# jun/18
· votar


kkkk, se era pra ser uma réplica, falhou miseravelmente. Da number one só tem o relic, e olha lá, rs.

agora que você falou que caiu a ficha! o braço não tem nada a ver!!!...

Snakepit
Veterano
# jun/18
· votar


felipe bento pereira
agora que você falou que caiu a ficha! o braço não tem nada a ver!!!...

E o som que é bom tmb não.

JJJ
Veterano
# jun/18 · Editado por: JJJ
· votar


Buja

31? A outra tá 60 pau...

Por uma guitarra NOVA, fake de velha na base da marreta... me desculpem, mas acho isso loucura...

felipe bento pereira
Membro Novato
# jun/18
· votar


ontem eu vi um vídeo no youtube no canal da Fender da época que eles fizeram a replica da guitarra do Eric Clapton, os caras desmontaram a guitarra do cara!!!kkkkk
é como o pessoal fala; relicado é a sua historia com a sua guitarra!
pagar uma grana preta em algo que é uma copia da de um ''outro cara''? não faz muito sentido!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/18
· votar


felipe bento pereira
Nenhum sentido exceto falta de personalidade e do que fazer...
Abç

Buja
Veterano
# jun/18
· votar


É aquele negocio.

Eu acho bonito muitos relics que eu vi por ai, em foto na internet.

https://www.sheltonsguitars.com/images/2009/11-14-09/fender%20strat%20 69%20relic/big/big%20fender%20strat%2069%20relicDSCN1072.jpg


So que é guitarra relic e nao guitarra relix.....
guitarra que virou...relicquia, e nao guitarra que ficou relixada.

Guitarra relixada, visto ao vivo, é muito feio.
Parece que o cara tava andando com ela de moto e caiu de moto com ela.
Horrivel. Parece um acidente mesmo.

E guitarra relic de verdade eu nunca vi frente a frente.
Acho que a coisa mais relic vintage que eu ja vi, são aquelas guitarras jennifer pintadas com tinta oleo e trincha, descascadas e amareladas de sol.
O que tambem nao é bonito....


Tem tambem que nao é possivel que naturalmente uma guitarra fique assim:

https://i.pinimg.com/736x/15/11/a8/1511a8d7b507faa45661bb917ab25814--s tratocaster-relic-fender-guitars.jpg


Olha ai, uma fender 62 original...o tanto que ela é "relicada":

https://www.vintageandrare.com/uploads/products/49679/1904994/original .jpg?1529259199


Sei la, devo ser ignorante nesse ponto.

NeoRamza
Veterano
# jun/18
· votar


Buja
Tem tambem que nao é possivel que naturalmente uma guitarra fique assim:

É possível sim. A maioria realmente não fica, isso exige muito "esforço". Precisa ser muito usada, e o cara precisa ser um pouco desleixado. Mas acontece, a exemplo da strato do Rory Gallagher, da strato do John Mayer e a strato do Steve Ray Vougan.

Buja
Veterano
# jun/18
· votar


NeoRamza

Pergunta (nao critica, mas curiosidade mesmo)

Essas guitarras não foram produzidas assim?

MatheusMX
Veterano
# jun/18 · Editado por: MatheusMX
· votar


Buja
A do John Mayer foi feita assim mesmo, quem fez o relic foi o John Cruz.
As do SRV e do Rory Gallagher são de verdade.

Sobre a do Rory Gallagher, uma historinha interessante:

"(...)
It was in good condition when I bought it, but it’s got so battered now it’s got a kind of tattoo quality about it. There’s now a theory that the less paint or varnish on a guitar, acoustic or electric, the better. The wood breathes more. But it’s all psychological. I just like the sound of it. ‘It’s also a good luck thing. It was stolen one time and it came back It’s kind of a lucky charm; the guitar is a part of me. BB King might have several Lucilles, but I’ve only got the one Strat. I don’t even call it a woman’s name. It’s what it is. I still play it every day, I just love playing it.
(...)
Features:
The battle-scars of Rory’s Strat were not down to roughshod treatment, but due to his blood group type, extremely rare, that had a very high acidic content. So when Rory sweated on stage - and he sweated buckets -it was like paint stripper."


http://www.rorygallagher.com/#/archives/guitars/1961_fender_stratocast er

felipe bento pereira
Membro Novato
# jun/18
· votar


"(...)
It was in good condition when I bought it, but it’s got so battered now it’s got a kind of tattoo quality about it. There’s now a theory that the less paint or varnish on a guitar, acoustic or electric, the better. The wood breathes more. But it’s all psychological. I just like the sound of it. ‘It’s also a good luck thing. It was stolen one time and it came back It’s kind of a lucky charm; the guitar is a part of me. BB King might have several Lucilles, but I’ve only got the one Strat. I don’t even call it a woman’s name. It’s what it is. I still play it every day, I just love playing it.
(...)
Features:
The battle-scars of Rory’s Strat were not down to roughshod treatment, but due to his blood group type, extremely rare, that had a very high acidic content. So when Rory sweated on stage - and he sweated buckets -it was like paint stripper."


kkkkkkkkkkkkkk essa foi boa " o ladrão fez um favor para a vizinhança!!"

SkyHawk
Membro
# jun/18
· votar


Porque em um post de relic aparece tanta gente que não gosta de relic ???

Eu adoro ! Bem feito então é sesacional e pura arte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Strato relic, como fazer?