Dúvida quanto a harmonia considerando o tipo do vocal

    Autor Mensagem
    KAEL METAL
    Veterano
    # set/09


    Bom, não sei se estou falando besteira ou não, vamos lá

    A sequência harmônica de uma música depende do tipo do vocal ou seja, se for agudo a sequência seria diferente de um grave ?

    Por exemplo, uma música bem conhecida de metal, a Fear of the Dark, uma das bases é D5 Bb5 C5 D5 Bb5 C5 e refrão Bb5 C5 D5 F5 G5 D5, se for o André Matos com seus agudos ou o Roy Khan do Kamelot com seus graves, estas sequências seriam diferentes da do Bruce Dickinson ?

    Espero que tenha expressado bem a dúvida

    Agradeço pela ajuda

    Jg Destroyer
    Veterano
    # set/09
    · votar


    KAEL METAL
    Não necessariamente.

    O vocal não trabalha bem com notas da guitarra, trabalha mais em cima de tom e semi tom. As vezes um vocalista não sabe nem o que é um Dó ou Ré, mas sabe que tal música ele precisa subir ou descer alguns tons pra conseguir cantar.

    Se uma música que utilize um vocal alto (agudo) for muito alta pra certo vocalista, ele irá descer de tom em tom a harmonia até achar seu tom.
    As vezes essa diferença pode chegar a 1 oitava, ou seja, as notas na guitarra continuarão as mesmas, porém o vocal vai 1 oitava abaixo, ou 1 oitava mais grave.

    Sacou?

    KAEL METAL
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Jg Destroyer

    Saquei !

    Mas como funciona isso de tom muito alto ou baixo ?
    O conjunto dos acordes gera um certo "clima" ?

    Seria mais ou menos isso ou estou falando besteira?!

    C = grave
    D = grave
    E= meio grave
    F= meio agudo
    G= agudo
    A= agudo
    B = agudo

    Uma música com acordes C D F pra subir o tom e ficar mais agudo D E G ?

    ACHO QUE FALEI BESTEIRA mas como seria isso ?

    Jg Destroyer
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Jg Destroyer
    · votar


    KAEL METAL

    Uma música com acordes C D F pra subir o tom e ficar mais agudo D E G ?

    Isso, mas dentro em uma música. No caso, subir ou descer o tom de uma música pra encaixar no alcance vocal do cantor!

    C = grave
    D = grave
    E= meio grave
    F= meio agudo
    G= agudo
    A= agudo
    B = agudo


    NÃO! Quer um exemplo?

    "Que País é esse" utiliza as notas Em-C-D, e é em um tom baixo de vocal.
    Já "Hallowed be thy name" utiliza a mesma sequencia de acordes, porém com uma linha vocal muito mais alta.

    Entende? =D

    KAEL METAL
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Jg Destroyer
    Que País é esse" utiliza as notas Em-C-D, e é em um tom baixo de vocal.
    Já "Hallowed be thy name" utiliza a mesma sequencia de acordes, porém com uma linha vocal muito mais alta.


    Quer dizer que tudo depende do vocal ?
    Se ficar difícil pra ele eu subo ou desço o tom !

    Na hora em que eu estiver compondo eu uso a sequência harmônica que eu quiser e se um outro vocal cantar ele que tem que se adaptar, caso contrário eu subo ou desço o tom. Correto ?

    Eu só queria entender isso de tom baixo ou alto pro vocal, mas aí acho que estou entrando em "assuntos vocalísticos"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida quanto a harmonia considerando o tipo do vocal