Duvida Tones e potenciometros.

Autor Mensagem
    Staiver
    Veterano
    # ago/09

Olha,eu possuo uma guitarra usada que adquiri para treinar a manutenção dela,ele é uma strato e eu gostaria de saber qual a função dos toner,eu quero colocar dois caps q tenho aki os dois são humbucker mas n entenci muito bem o eskema eletrico por causa dos tones,eu poderia removelos e usar apenas o potenciometro do voluma para os dois humbuckers e o single q vou deixar no meio?

Staiver
    Veterano
    # ago/09
    · votar

E como funcionam os potenciometros,eles realmente são uteis?

Staiver
    Veterano
    # ago/09
    · votar

E aproveitando o topico,porque o cap da ponte n tem potenciometro para ele?Ele n pressisa?intão o do braço tbm n pressisaria,posso removelos?

Van_Lorien
    Veterano
    # ago/09
    · votar

Staiverr
    Os tons funcionam como um filtro de agudos, basicamente. Quanto mais aberto, mais agudos ele os deixa passar. No esquema original da Fender, o captador da ponte não possui controle de tom, logo, seria equivalente a estar com o som sempre no máximo.

Tu pode deixar sem tom, só com volume, é questão de gosto. Eu fiz isso na minha guitarra e me arrependo duramente, sinto muita falta dos tons, apesar de antes não usar, mas só agora entendi a mágica deles, são muito úteis, pelo menos na minha opinião.

Staiver
    Veterano
    # ago/09
    · votar

Uhm.é que essa guitarra eu vo usa tbm pra toca mas ela é mais para aprender a mexer na parte eletrica sabe,intão eu vo coloca 2 humbuckers,ponte e braço,e deixar o do meio desativado ja que n uso,no caso o tone se eu eliminalo seria a mesma coisa que usar ele sempre no 10?
    E eu posso colocar um tone no captador da ponte tbm?
    Se quiserem postar algus diagramas eu agradeço.

Staiver
    Veterano
    # ago/09
    · votar

outra duvida,pq tem 1 tone para cada cap(meio e ponte)eu poderia usar apenas 1 tone para os 2 caps?

Van_Lorien
    Veterano
    # ago/09
    · votar

Staiverr
    Sim, se tu não ligar um tom seria o mesmo que ele ficasse sempre no 10. E sim, dá pra por um potenciômetro de tom pra ponte.

Pra dar mais versatilidade, mas dá tranquilamente pra usar um "master tone", como nas guitarras estilo Jackson, Ibanez, ESP, etc.

Quanto aos diagramas, tem vários no site da Seymour Duncan, procura também em fóruns gringos.

Staiver
    Veterano
    # ago/09
    · votar

Mas tipo,é fasil acertar onde é a solda?ou melhor,é fasil seguir o diagrama para fazer o esquema?
    Pq tipo eu vejo o potenciometro com 3 pininhos mas na hora vou saber qual é o pino certo e pa?

LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar

Staiverr

O potenciômetro possui 3 pinos. Os dois pinos das extremidades é por onde entra o sinal, e o terminal do meio é por onde sai o sinal. Você determina o terminal da entrada dependendo do sentido que você quer que o potenciômetro atue - horário ou anti-horário. O terminal da extremidade que sobrar você solda um fio ligando-o à carcaça (terra).

O potenciômetro de tonalidade é o mesmo de volume. Com um fio partindo do mesmo terminal de entrada do potenciômetro de volume, você liga pro terminal de entrada do outro potenciômetro (tone). O terminal do meio do potenciômetro de tone você liga na carcaça (terra). Entre o terminal do meio e a carcaça você pode usar um capacitor. E o que sobrar da extremidade deixe como está.

Staiver
    Veterano
    # ago/09
    · votar

LeandroPanucci: Staiverr vc entendeu ou quer que eu desenhe?

Staiverr: Desenho PLS!!!

Staiver
    Veterano
    # ago/09
    · votar

Tipo os fios positivos vão para a chave se seleção,e os negativos para o volume e depois aterrado,dai os que saem da chave vão para o volume polas extremidades e saem pelo terminal do meio até o poteciometro,ou algo assim?

LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar

Staiverr

Os positivos vão pra chave de seleção. A saída da chave de seleção vai pra entrada do potenciômetro de volume (daí você faz a ligação com o tone, como eu descrevi acima). A saída do volume vai pro jack.

Fiz este desenho:
    http://i27.tinypic.com/99pe11.jpg

Staiver
    Veterano
    # ago/09
    · votar

E este tone funcionara para todos os caps?

LeandroP
    Moderador
    # ago/09 · Editado por: LeandroP
    · votar

Staiverr

Se você usar a saída da chave pra ele, funciona pra todos, genérico. Se você fizer a ligação direta do captador, funciona só pra aquele captador.

Você pode ligar um captador direto no volume (fazendo o esquema pro tone) e do volume mandar pra chave. Fica no esquema da Les Paul, com volume e tone individual.

O capacitor vai no potenciômetro de tonalidade, entre o terminal do meio e a carcaça (terra).

Não se esqueça de interligar todos os aterramentos.

Staiver
    Veterano
    # ago/09
    · votar

Um deixeme ver se entendi.
    Fazendo esse esquema

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=HSH_1v_1t_5w

Todos os caps vão ser regulado pelo mesmo tone,se for assim é perfeitamente do geito que eu quero,eliminar um tone(pe eu esbarro no volume toda hora dai eu desso ele 1 buraco)e ainda terei o controle de nocalidade do cap da ponte?

Pq o padrão fender n faz desse jeito,é muito masi ratico e eficiente.

Staiver
    Veterano
    # ago/09
    · votar

Controle TONALIDADE do cap da ponte desculpe meus erros é que tomei café demais hoje.

LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar

Staiverr

É nesse esquemático mesmo.

A sua strato é com dois humbuckers e um single (HSH)?

LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar

Staiverr

Eu uso 3 potenciômetros na minha guita.

1 volume global
    1 tone global
    1 volume exclusivo pra ponte.

Mas vou mudar e transformar o volume exclusivo da ponte num blender (misturador) dos humbucker da ponte e do braço.

Gosto do volume na posição original mesmo. Uso pra fazer "fade in".

Staiver
    Veterano
    # ago/09
    · votar

N,ele é com 3 single,comprei um humbucker em formato de single pera ponte pos estou entrando numa banda de metal,dai achu q foi fazer esse esquema nela,dai depois separadamente vou compar um escudo com buraco para dois hum,vou compar 2 hum kentarmstrong de alto ganho,e um pot de volume de 500k e um tone de 500k e uma chave se seleção de 3 posições ao inves de 5 que é a horiginal dela.
    Ou seja vou refazer toda a parte eletrica mas isso só no final do ano.
    Por enquanto vou apenas colocar o single em formato de hum na ponte e remover um pot de tone,e ligar o outro que restar de tal forma como o diagrama que mostrei para funcionar para os 3 caps.
    OBS:(Desculpe erros de portugues)

Staiver
    Veterano
    # ago/09
    · votar

Mais uma coisa,porque que nesse diagrama o pot de tone tem uma bolinha verde escrita 0.47?

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=HSH_1v_1t_5w

E nesse diagrama q tem 2 pot de tone,tem uma bolinha escrita 0.22?

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=1h_2s_1v_2t_5w

Tem alguma coisa aver com os pots serem de 250k ou 500k?E se tiver qual a diferença de 0.47 e 0.22?
    Eu posso remover um dos pots da minhas estrato e usar o outro para os 3 caps,vai vai sobrecarregado ou coisa do tipo?

Staiver
    Veterano
    # ago/09
    · votar

Po ninguem vai me ajuda

Van_Lorien
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Van_Lorien
    · votar

Staiverr
    Essa "bolinha" é o capacitor. Com um humbuckers se usa um valor e com single-coils se usa outro.

Staiver
    Veterano
    # ago/09
    · votar

Intão os potenciometros de 250k tem 0.22 e os de 500k tem .49?