Autor |
Mensagem |
RenanPa Veterano |
# ago/09
Boa noite, o titulo do topico ja diz tudo, eu tenho uma tab aqui do guitar pro, queria saber se tem uma maneira fácil de descobrir em que tom esta a musica e em que escala é utilizada nos solos e riffs.
obs: Já usei a busca; nao sei ler partituras.
é isso, valeu! abraço.
|
himynameisllucas Veterano |
# ago/09
· votar
Aperta F6, ou vai em pista > propriedades.
|
RenanPa Veterano |
# ago/09
· votar
himynameisllucas
nessa opção só achei a afinação do instrumento e algumas outras opções, e não o que eu procurava.
|
LeandroP Moderador |
# ago/09
· votar
RenanPa
Cuidado com as informações do GuitarPro.
Ele é um ótimo programa, mas aceita informação errada. E se você se basear neste tipo de informação pode passar anos acreditando na informação errada.
Compre um bom livro de teoria.
|
kyo_ryo Veterano |
# ago/09
· votar
RenanPa Ferramentas>Escalas>Procurar Escalas. Basta selecionar os compassos que quiser e clicar em procurar.
|
RenanPa Veterano |
# ago/09 · Editado por: RenanPa
· votar
LeandroPanucci
sem usar o guitar pro, pra descobrir o tom seria pelo campo harmonico ou pelo ouvido certo? ja to estudando um pouco isso, mas por enquanto gostaria de uma maneira mais rapida e fácil, até por que se a musica é feita só em riffs, sem acordes, é mais difícil de achar o tom né?
kyo_ryo
obrigado, selecionei os compassos e apareceram varias escalas em que o solo se encaixa, e apareceu tambem que a penta de C maior é igual a de Am pelo que eu notei, ta certo isso? elas tem os mesmos desenhos?
e o tom da musica, onde eu vejo?
e a musica é stairway to heaven, se alguem falar o tom dela já quebra um galho hehehe
abraço
|
LeandroP Moderador |
# ago/09
· votar
RenanPa
Stairway To Heaven está em Lá menor.
Em riff não é difcícil... Pode ser até mais fácil.
É sério. Use o GuitarPro porque ele é muito bom, mas não pra achar o tom da música.
Eu posso escrever a música inteira em Fá maior e você vai acreditar que está em Dó maior porque o programa lhe dirá isto.
|
RenanPa Veterano |
· votar
opa
valeu cara.
|
RenanPa Veterano |
# ago/09
· votar
e a penta de C é igual a de Am?
|
RenanPa Veterano |
· votar
...outra duvida que eu tenho, se a guitarra é afinada meio tom abaixo, o tom da musica é "bemolizado" tambem?
exemplo: na musica no more tears o Zakk usa sua guitarra afinada meio tom abaixo, em que tom esta a musica?
|
Shredder_De_Cavaquinho Veterano |
# ago/09
· votar
Eu acredito (posso estar falando besteira) que mudar afinaçao só altera a altura da notas Não á nota que esta sendo tocada.
|
RenanPa Veterano |
# ago/09
· votar
Shredder_De_Cavaquinho
Eu acho que altera a nota tocada, tipo se vc toca a primeira corda(E) solta, na afinação normal vc vai continuar tocando um E, ja em meio tom abaixo vc vai ta tocando um D#, acho que é isso.
|
LeandroP Moderador |
# ago/09
· votar
Shredder_De_Cavaquinho
mudar afinaçao só altera a altura da notas Não á nota que esta sendo tocada.
Ué, se muda a altura, muda a nota.
|
RenanPa Veterano |
# ago/09
· votar
up!
alguem pra respoder as duvidas ae? vo cita-las novamente:
a penta de C é igual a de Am?
se a guitarra é afinada meio tom abaixo, o tom da musica é "bemolizado" tambem?
exemplo: na musica no more tears o Zakk usa sua guitarra afinada meio tom abaixo, em que tom esta a musica?
desculpem se to sendo chato, auto-didata é foda hehehe
|
Shredder_De_Cavaquinho Veterano |
# ago/09
· votar
LeandroPanucci é então falei merda mesmo :>
|
lipe_2104 Veterano |
# ago/09 · Editado por: lipe_2104
· votar
RenanPa
a penta de C é igual a de Am?
Sim, pois C é o tom relativo de Am, os tons relativos são C/Am D/Bm E/Cm F/Dm G/Em A/Fm B/Gm
Por exemplo: Wasting Love do Iron maden, o tom é Em, mais vc pode usar a penta de G
b]RenanPa[/b] Sim, por exemplo se o cara ta tocando a música em D, e o cara ta tocando com uma guitarra afinada meio tom abaixo, o tom da música é C#.
|
RenanPa Veterano |
# ago/09
· votar
lipe_2104
brigado ae, eu já sabia dessas coisas de "tom relativo", porem nunca imaginei que eram escalas exatamente iguais às outras em outro tom.
abraço
|