Autor |
Mensagem |
Ademar.Guitar Veterano |
# ago/09
Olá galera...
Minha duvida é a seguinte... eu monto uma escala de C maior C D E F G A B C monto da seguinte forma no braçoi da guitarra.... E|---------------------------------------------7-8-- B|---------------------------------------8-10------ G|------------------------------7-9-10------------ D|---------------------7-9-10--------------------- A|------------7-8-10------------------------------ E|-----8-10----------------------------------------
Só que quero montar outros shapes(desenhos) para mim não ficar travado nisso... Eu mapeei o braço da guitarra com todas as notas da escala de CM, só que eu queria montar uma escala que ficaria com as seguintes notar no tom de C... F G B C D E F assim...
E|-----------------------------------0-1-3--- B|----------------------------0-1-3---------- G|-----------------------0-2----------------- D|----------------0-2-3--------------------- A|---------0-2-3---------------------------- E|----1--3------------------------------------
neste shape tem a seguinte sequencia F G A B C D E F G A B C D E F G.... queria saber se continua sendo uma escala de C maior se contruila da forma acima ou se sempre tenho que começar a escala com sua tonica no caso C.
Grato..
|
LeandroP Moderador |
# ago/09
· votar
Ademar.Guitar
Sim, é a mesma escala de Dó maior. Você apenas inverteu a ordem.
|
LeandroP Moderador |
# ago/09
· votar
Ademar.Guitar
Se você tiver como sustentar a primeira nota, no caso a nota Fá, e tocar as demais notas (da escala de Dó maior), vai perceber uma sonoridade maior mais plana, mas com uma diferença sutil.
|
Diego Vermelho Veterano |
# ago/09
· votar
a escala esta em dó maior sim mas começando pelo IV grau que é o Fá
poderia ser chamada tambem de F lídio da uma estuda nos modos gregos, abrange bem essa parte
abç
|
Ademar.Guitar Veterano |
# ago/09
· votar
Diego Vermelho
vlw.. mas se uma musica estiver no tom de C..
poderei improvisar diante desse shape ??
vlw
|
Diego Vermelho Veterano |
# ago/09
· votar
claro... pode improvisar pelo braço inteiro passando por essas notas agora dependendo em que nota vc acentuar ou der um tempo maior, vai da um efeito diferente na música mas nada como testar e observar os diferentes resultados t+
|
LeandroP Moderador |
# ago/09 · Editado por: LeandroP
· votar
Ademar.Guitar
Pode usar sim, mas sobre o acorde C, Am ou Em, evite repousar na nota Fá...
|
Ademar.Guitar Veterano |
# ago/09
· votar
Diego Vermelho LeandroPanucci
vlww vou ver os resultados e testar
abç
|