O Futuro da Guitarra no Brasil

    Autor Mensagem
    brfree
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: brfree


    Então ,minha discussão é sobre o o futuro estilístico da guitarra no brasil. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a questão da inserção da guitarra e suas vertentes mais modernas dentro da nossa música brasileira.

    Como curto rock desde os 11 anos acho normal o cara querer tocar esse estilo ,sem se preocupar muito com a questao da nacionalidade da música.Mas em um certo momento sempre bate aquela vontade de fundir os elementos da guitarra internacional com a música brasileira...ou não?!

    Isso porque de certa forma ,quando somos iniciantes,temos que provar que somos bons tocando aquilocque ja éstá ai,mas normalmente só adquirimos respeito tocando algo original,mesmo que simples. Essa equação e complexa na medida em que você pode tocar vários solos inteiros de monstros da guitrra e isso normalmete não te levar a lugar nenhum, enquanto que um cara com dez acordes a alguma originalidade pode conseguir ir longe,até porque o mercado nem sempre é tão exigente.

    Mas a busca pela originalidade sempre em algum momento desperta essa coisa da nacionalidade.Afinal uma maneira de distinguir nosso som do resto do mundo é justamente usando os elementos nacionais ,mesmo num contexto de guitarra pesada. Inclusive acho que quando isso não acontece,muitas vezes pode surgir um som de alto nível ,mas ainda talvez um pastiche... Bem,está lançado o tema. Abraço ae pra todos

    Guynho
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    brfree

    Eu acho que a musica, como um todo, tem uma tendência de se reinventar totalmente de tempos em tempos. E a fusão de elementos musicais regionais com os internacionais, vem se tornando sim uma realidade, principalmente pela velocidade dos meios de comunicação que dispomos hoje em dia.

    Basta ver a abertura da novela "A Favorita", que terminou na rede Globo a um tempo atrás. Era uma banda Argentina, que fundiu elemento Indie e Rock, com o Tango, criando uma sonoridade dançante muito interessante.

    Mas acho que, durante muito tempo, ainda sofreremos a influêcia de estilos e tendências Norte-Americanas e Britânicas, o que não é de todo ruim, mas dificilmente teremos um cenário onde regionalismos predominarão aqui no Brasil...

    Abraço!

    rafamoraes
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Tema bem complexo, e interessante... É uma tendência sim cada vez mais a música se fundir, e assim, a guitarra ou a música em geral tendem a se fundir com os elementos constitutivos da música de cada região/país.
    E aki não é diferente, akeles q não incorporarem esses elementos, correm o risco de ficarem estagnados evolutivamente, o que não é bom no meio da música.

    Abraço

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Uma coisa que eu não compreendo é porque os guitarristas cultuados como bons instrumentistas não estão em bandas de visibilidade. Acho que os caras que mais se aproximam da visibilidade são o Edu Ardanuy e o Kiko Loureiro, mas fora eles tem vários muito bons: Faiska, Mozart Mello, Juninho Afram, etc.

    E difícil falar de boca cheia: o guitarrista de tal banda é fudidaço. Eu só me lembro do Herbert Vianna, que é um ótimo guitarrista, mas não é cultuado.

    Guynho
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    erico.ascencao

    Tem o Frejat também, o Bellotto, o Scandurra =D

    rafamoraes
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: rafamoraes
    · votar


    Uma coisa que eu não compreendo é porque os guitarristas cultuados como bons instrumentistas não estão em bandas de visibilidade
    Pois o som q eles fazem geralmente não é dos mais comerciais ($$$$$$), portanto não tem grande visibilidade. Geralmente seus trabalhos são instrumentais, voltados para o fusion, e outras coisas q não geram tanta grana.

    Abraço

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    o guitarrista no Nx zero é fudidaçoooo...








    De grana :(

    black_francis
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Uma coisa que eu não compreendo é porque os guitarristas cultuados como bons instrumentistas não estão em bandas de visibilidade. Acho que os caras que mais se aproximam da visibilidade são o Edu Ardanuy e o Kiko Loureiro, mas fora eles tem vários muito bons: Faiska, Mozart Mello, Juninho Afram, etc.

    É. Agora imagina o Ardanuy tocando no NXzero, o Faiska na banda da Pitty, o Juninho Afram no Fresno...

    MMI
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Existe realmente essa tendência de unir os regionalismos com outras músicas, mesmo porque a maneira que cada um toca se dá, entre outras coisas, através das influências que cada um tem. E isso acontece bastante, a Bossa Nova foi uma união do samba com o jazz que acabou virando um tipo de música brasileira que foi exportado e copiado mundo afora, mesmo dentro do mundo guitarrístico. Mas isso foi passado, não é futuro da guitarra.
    Veja só... Quando li o início do tópico escrito pelo brfree, lembrei do Chimbinha. É exatamente isso, música regional brasileira, em guitarra com até dez acordes. Encaixou ou não?
    O futuro da guitarra passa por afunilamento cada vez mais dificil que são as questões de mercado. Só para citar um, será que o John Mayer seria tudo que é se tivesse nascido João Mané nos confins do Brasil? Diria que não... Muitos bons guitarristas brasileiros, insistentes por querer viver de música, acabam vivendo a míngua, conheço alguns, até com carreira no exterior no currículo. A verdade é que nosso mercado é muito fechado nos funk, forró, pagode, sertanojo (errei de propósito), sem muito espaço para guitarra e também sem espaço para exportação. Aí também ficam com pouco espaço guitarristas do calibre de Serj Buss, Marcinho Eiras, Frank Solari e tantos outros.

    andregui7
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    o guitarrista no Nx zero é fudidaçoooo...

    o problema é que o povo escuta o que aparece na rádio

    andregui7
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    e a rádio toca o que os e$túdio$ querem

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Guynho
    Esqueci do Frejat...

    cata101
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Galera a mistura de tudo na musica é inevitável, sempre terá neguinho querendo fundir fulano com siclano etc....isso é muito bacana em todo tipo de musica em geral...porem eu acho q no Brasil os gostos e costumes da guitarra estão estrangulados sim....o mercado ainda não abriu essa possibilidade....os estilos são muito definidos o mercado ta saturado já, tomara que logo logo venha algo "novo" pra cá....posso estar enganado, mas vou citar um exemplo: no brasil ainda não existe uma banda que seja totalmente Hard Rock que cante em português.....talvez pq não soe legal ou sei lá...mas eu não conheço nenhuma banda neste estilo....

    nelson_musico
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Olha, eu acredito (e meu prof me ensinou isso) que a cultura brasileira é a cultura do mundo, mas recriada de tal forma que só existe aqui. Por exemplo:

    Carnaval: Em varios cantos do mundo, o carnaval é momento de reflexão. Aqui, você reflete se vai pegar 5 ou 50 mulheres na festa, com ou sem camisinha.

    Forró: Se eu não me engano vem de bailes franceses.

    Pensando assim, misturar estilos musicas, principalmente no Brasil, é algo que ja deveria ser natural (se ja não for) e motivo até de orgulho, ja que nos tornamos uma nação desprovida de preconceitos culturais e provavelmente somos uns dos povos que menos tem preconceitos (apesar de termos bastante ainda).

    O imprtante é fazer algo audível, criativo, e de preferencia, que misture cres regionais com temas globais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Futuro da Guitarra no Brasil