Guitarras Semi-Sólidas - Dúvida

    Autor Mensagem
    startingbidss
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: startingbidss


    Bom pessoal,

    Sou totalmente apaixonado pelas semi-hollow...principalmente a Gibson Es 335.
    Gostaria de saber o que vocês mais experientes acham desta guitarra, versatilidade e tal.

    Eu curto muito classic rock e jazz. Para jazz eu sei que é ideal, vide John Scofield, mas e pra um rock? Eu sei que o Alex Lifeson (Rush) e os caras do Kings of Leon também usam, o Eric Johnson gravou a original do Cliffs over Doverem uma, o Clapton chegou a usar um tempo também...

    Mas será que eu consigo tirar uma boa amplitude de sons que cubra um led, pink floyd, spyro gira etc? Tenho a impressão que com distorção o som dela vai ficar ruim =/

    Apesar de não curtir tanto, fico com aquela coceira de que talvez uma LP fosse uma melhor escolha...sei lá

    E ae que vcs acham?

    Um fotinho linda ;P

    http://www.wolfgang-brammertz.de/guitars/1962-Gibson-ES-335.jpg

    johnny_floripa
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Dá uma assistida aí:



    Eu acho legal, só tomar cuidado com o feedback (no vídeo você nota um pouquinho quando o Alex pisa no pedal de distorção)

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    startingbidss
    Eu já vi uns jazzistas tocando com guitarra acústica (guitarras com captador magnético, porém com corpo de espessura semelante a violões). Acho que as semi-acústicas (corpo mais fino que as acústicas) não devem dar aquele corpão pra Jazz... por isso que rockeiros usam.

    Já ouvi umas histórias que quem usa semi-acústica com distorção coloca uma espuma dentro do corpo pra matar o feedback. É vero ou não?

    PS.: Observem o sintetizador-armário do Geddy Lee...

    mmayorca
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    erico.ascencao
    Já ouvi umas histórias que quem usa semi-acústica com distorção coloca uma espuma dentro do corpo pra matar o feedback. É vero ou não?

    a minha tele têm um PAF sem parafina, e dá muito feedback em distorçoes altas, e por isso tb uso uma espuma(scotch brite) no compartimento do humbucker, diminui bastante o feedback...

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    cara, sobre isso do feedback: tem gnt que usa uns panos dentro da guitar tb neh?? deve ser foda mesmo o negocio


    cara, eu jah ouvi algumas semi ao vivo, e os guitars tavam tirando sonzeira pesada sem problemas
    (o noel gallagher, o gem, o gross da cachorro grande...)
    alias, uma timbrera desgraçada!! mto bom

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    mas tb nao vai querer tocar Slayer com ela neh? hehehe

    mmayorca
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    só lembrando a todos que as semi-acusticas como a 335, aguentam bem mais altas distorçoes, pq elas têm um bloco sólido por dentro, do que as guitarra hollow-body como a ES-175...muitas pessoas pensam que as 335 fazem feedback atoa...

    teuabreu
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    A minha é Hollow body ( toda oca), o feedback diminuiu consideravelmente colocando um DiMarzio Paf nela, sendo que antes com o cap original dava muito feedback so que altamente controlavel era so virar pra caixa eu usava como um ebow.

    Para um som bom 2 fatores são fundamentais na semi.

    Bom captador e falante de 12'.

    O falante de 12 da um som incrivel nestas guitarras devido a projeção dos graves.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    E as histórias de que fazer troca de captadores é difícil devido à construção do corpo? São verdadeiras?

    Winning Eleven
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Sai som dessas guitarras quando tão desplugadas? Feito violão?
    Sempre tive esse dúvida.

    startingbidss
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    Realmente acho que vai ficar difícil ahua! ;)

    teuabreu

    Pelo que eu tenho visto os caps da gibson 335 são tem um timbre bem bacana. Agora um falante de 12' vai ficar faltando uauha!

    Eu fico tentando gostar das stratos (tenho uma fender usa) mas não adianta..eu olho pras semi-hollow e fico doido =/
    LP seria uma outra opção...mas as 335 são demais!

    teuabreu
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: teuabreu
    · votar


    erico.ascencao

    É so usar a criatividade, é um pouquinho mais complicado apenas.

    Há 2 semanas troquei o jack, e para encaixa-lo na cavidade usei uma chave de fenda encaixada no mesmo e coloquei por dentro do corpo o jack na posição correta, foi so enroscar externamente.

    Para trocar o cap foi moleza, cortei uma parte dos fios do antigo cap sem tirar a soldas da saida e soldei os fios do novo cap nestes, ainda coloquei uma chave para defasar o cap.

    Winning Eleven

    Na minha sai sim, por ser hollow body, o som é quase como um violão flat de aço, so que sem graves algum.
    Na semi mesmo deve ser parecido a resposta sonora, provavelmente um pouco menor.

    startingbidss

    Sim, mas aí é comprar e tocar, quem geralmente compra uma 335 só troca as cordas.

    Meu ampli tem 8', ( o anterior era menor ainda - Micro Cube Roland), já toquei em potencia com caixa de 12', cubo com 12' e realmente a guitarra sai com um som fantastico é gritante a diferença, neste tipo de guitarra.
    O som no Micro Cube mesmo saia xoxo, bem ruinzinho mesmo ao contario de super-strat que nele soavam bem. No novo ampli ja sai melhor mais não se compara com as emoções experimentadas em um falante de 12' hehe.

    johnny_floripa
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Sobre o feedback, uma das maneiras que o pessoal tem para matar o feedback é colocar papel contact sobre os f-holes, mas encher a cavidade para tapar o buraco também funciona.

    E deve ser um parto trocar um potenciômetro ou um jack em uma semi-hollow. Pelo que sei, você tem que tirar toda a parte elétrica, soldar fora da guitarra, e colocar de novo pelo buraco do humbucker da ponte.

    startingbidss
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Qual a diferença entra a Gibson ES 335 e a 355?

    No geral então vocês acham que é uma guitarra que pode atender bem a vários estilos? Apesar de um pouco overpriced uhauhah

    maspn
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    feedback vai ter,
    mas tem que regular bem,
    e depende da captação...

    ja vi os carinhas do the blues ville usando...
    usavam distorção bem leve...
    izzy stradlin tambem usava de leve


    e um clean bonito,
    mas se for usar distorção recomendo uma telecaster...

    startingbidss
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    maspn

    Eu até pensei numa tele....mas não consigo gostar tanto quanto a 335 =/

    Tatuu
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Ola
    Tambem sou super fao de semis!
    e tenho o mesmo problema,quero po distorçao ,toco HARDCORE
    e eesotu pensando em conprar esta semi
    http://lh6.ggpht.com/brasilgeo/SPV0zwEdZaI/AAAAAAAAAdU/m1FmMbND11M/s40 0/A%20vJC502%20002x.jpg
    oq voce axam?
    com os caps originais vai da um som maneiro?
    os caps sao este o nao conheço nao
    ALNICO Humbuckers
    abraçuhH

    Eric Clapton
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Essas guitarras "semi acústicas" possuem uma barra de madeira dentro do corpo impedindo assim microfonias (feedbacks).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarras Semi-Sólidas - Dúvida