Preservação das cordas da guitarra!

    Autor Mensagem
    Guiii_Tar
    Veterano
    # jul/09


    Pessoal, to precisando de uns conselhos ai....

    eu tenho duas guitarras, uma stratocaster, e uma dean!

    Só q a stratocaster faz com q as cordas enferrugem muito rapido coisa de uma semana....
    ai vem a questão:


    Será humidade do meu quarto?
    O encordamento? (apesar q eu uso NIG)

    E ae?

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    voce limpa a guitarra depois de tocar?

    Guarda ela no case ou bag?

    NIG, pro meu tipo de suor, por assim dizer, eh uma bela merda, mas se voce usa tambem na dean nao deveria acontecer isso.

    A strato eh usada com frequencia? Maior que a dean??

    O que voce chama de ferrugem? Eh a corda preta ou meio avermelhada?

    Isso faz ela perder o brilho do timbre?

    A corda fica aspera??

    voce tira a pele morta e o excesso de gordura da parte de baixo da corda??

    Sua escala estah limpa?

    André Slash
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Guiii_Tar

    Entao cara, acho que nao tem nada a ver a guitarra enferrujar as cordas! Nao é culpa dela, coitada!
    HAUhuA

    Vc usa mais ela!? Limpa as cordas depois de tocar!? Será que seu quarto tem humidade!?

    Nao existe um metodo pra fazer um processo de ferrugem parar cara! Mas da pra fazer ela durar mais, mantendo ela sempre livre de residuo de suor! Limpa sempre as cordas, e d eixa a guita sempre dentro do Case, pra nao pegar humidade!

    Abraços!

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Guiii_Tar
    Pode ser a umidade, a qualidade das cordas (não curto NIG), o suor das tuas mãos, etc. São inúmeros fatores.

    O ideal é tu passar um pano seco nelas quando terminares de tocar.

    Guiii_Tar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    prog_jam


    Então...vamos responder :D

    1 - Limpo
    2- deixo ela no pedestal no meu quarto
    3- Comprei a dean a um mês atrás, e a strato tenho a um ano e poucos meses, mas mesmo assim uso ambas com frequencia
    4- a corda escurece, fica corrosiva, eu passo a flanela e sai aquela "areia", ameniza, mas o brilho e a naturalidade das cordas continuo somente decaindo


    Bom acho q ai deu pra vc saber um pouco né!

    Grato

    rcagliari
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: rcagliari
    · votar


    Se a corda enferrujou, use uma bucha de lavar prato pra limpá-la. Coloque a esponja por baixo da corda, puxe-a pra cima e segure bem firme que modo que todo o diâmetro da corda fique em contato com a esponja. Daí, esfregue com bastante força por toda a extensão da corda. Utilize sempre o lado mais áspero (o lado verde) da esponja. Esfregue até sentir a corda ficar lisa. Ela volta a ficar quase como nova! Não use bombril porque não adianta nada. Tem que ser a parte áspera da esponja mesmo. Falou.

    Guiii_Tar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    André Slash

    Então mano, essas questões esta td no post acima ok :D

    Guiii_Tar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Então galera, aproveitando o embalo, gostaria de tirar uma duvida totalmente diferente doq estamos discutindo, la vai:

    Eu tenho uma guitarra Playmate by dean, a ponte dela normal, com alavancada só para um sentido, tava afim de colocar uma floyd, tem como, ou o corpo precisaser adaptado?

    vlw

    rcagliari
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Quanto a enferrujar só a corda da strato, embora você a use com a mesma frequência que a Dean, só há uma explicação: a Dean tem um encordoamento top, enquanto na strato está sendo usado só lixo (ou algo próximo disso). Ponha encordoamento Fender. Foi o mais resistente que já encontrei até hoje.

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    testa outra marca de corda...
    indico d'adario ou ernie ball
    duram de 3 a 4 meses comigo

    abraço

    ogaitnas
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Lave as maos antes de tocar.
    Limpe a guita depois de tocar.

    E nig e uma porcaria de corda no quesito durabilidade. Compre umas elixir e veja cordas que vao 6 meses sem crise hehe

    P.S.: sem acentos pq deu algum xilique no meu teclado :P

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Uma coisa que dá pra fazer, caso a corda já esteja muto enferrujada, é ferver uma panela d'água e jogar as cordas lá por uns minutinhos. Isso vai deixar ela sem a ferrugem, mas o timbre vai continuar de corda véia (isso se não piorar o timbre).

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Guiii_Tar

    Faz um teste com o encordoamento Elixir e passa a guarda-la no case.

    mammb2000
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Elixir é a melhor que usei até hoje.
    E não é frescura.

    Jà usei varios tipos.

    Procure limpar sempre a guitarra, e manter o braço dela limpo tambem.

    ogaitnas
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    se não limpar a guitarra e deixar oxidar muito, acho que até os trastes vão acabar enferrujando ... lol

    rafamoraes
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    As NIG q ganhei na loja quando comprei minha GX-50 começaram a empretejar no outro dia q as botei. Com uma semana ja tavam bem pretas em várias casas do braço.
    Compre cordas de qualidade, como Elixir, Earnie Ball, etc.
    Com cordas ruins, nada q vc fizer vai evitar o empretejamento. Pode amenizar, mas não resolve.
    Abraço

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Guiii_Tar
    Quanto à manutenção das cordas, procure guardar a guitarra num case, pelo menos as cordas não ficam expostas à umidade do ar. Experimentar Elixir é uma boa, coloquei em todas as minhas guitarras e violões em maio, por enquanto estão firmeza.

    Quanto à ponte, primeiramente você precisa ver se as furações necessárias para colocar a Floyd são diferentes das furações que tem na sua guitarra (provavelmente são diferentes). Em segundo lugar, para dar a alavancada pra trás o corpo da sua guitarra precisa ter o back box, que é uma cavidade atrás da ponte. Até dá pra colocar Floyd sem escavar o back box, mas isso não possibilitará dar alavancada pra trás. E o serviço de escavamento do back box não é barato.

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Guiii_Tar
    cara voce caiu do céu com esse tópico!!

    minha guitarra está com o mesmo problema, e...também é uma strato!!! só que fabricada pela shelter ^^

    mas apenas a 2ªcorda (SI) está com esse problema. ela parece enferrujada, e áspera...pensei que fosse problema no braço da guitarra, mas como só é essa corda...

    Guiii_Tar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Andy TheCatSp

    Opa, então enbanje dessas dicas amigo!
    fique a vontade e siga os passos q eles deram!

    um grande abraço, precisou é só chamar

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Guiii_Tar

    sim sim ;D

    valeeu cara

    sobrevivente
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Além de secar as cordas após tocar, eu passo um óleo desengripante uma vez por semana, mais ou menos. As cordas duram bem mais quando faço isso.

    Tirigui
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Tirigui
    · votar


    Uso nig tb e ñ tenho "problemas"....
    As cordas, com + ou- 1semana e meio no maximo, ja estão prontas pra dizer adeus.
    Toco todos os dias. Não vejo problema nisso. Cordas de guitarra ñ são eternas, e, quem quer ter um timbre legal, conforto na hora do estudo (corda velha é um pe no saco) deve trocar as cordas frequentemente de acordo com a sua necessidade.
    Cordas velhas e enferrujadas artapalham d+, fora q é osso de afinar (principalmente c for floyd rose).
    Como ja disseram meus amigos acima, para concervar um pouco +, limpe bem a guitarra depois de tocar.Mesmo quando vc não tocar limpe tb. Isso ajuda muito
    Abraço pra todos!!!

    bpv
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Guiii_Tar

    Comprei agora um jogo de NIG Color (preta) que parece q demora mto mais pra enferrujar, pois para isso deve sair a camada da tinta antes. Tenta usar uma dessas.

    Arrume tb uma flanela só pra limpar cordas, sempre passe antes e depois de tocar. Cordas enferrujadas deterioram os trastes.

    No caso de viver em um ambiente menos propício para cordas, é quase que necessário o uso de algum produto pra cordas (tipo o Fast Fret).

    abçs.

    Guiii_Tar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Valeu galera pelas Dicas!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preservação das cordas da guitarra!