.:Beat it solo By Me e um pouco de sua história:.

Autor Mensagem
Broderick
Veterano
# jun/09


Galera, Michael Jackson se foi mais deixou um grande legado para a música. "Beat It" é um exemplo de música Pop de qualidade, uma música muito boa e que fez muito sucesso.



Resolvi gravar o solo dessa música, que foi gravado originalmente por Eddie Van Halen. Gostaria que comentassem.

http://www.4shared.com/file/114944397/eb766032/beat.html


E agora a história desse solo, muito interessante:

BEAT IT


Em 1982, Michael Jackson lançou o disco pop mais bem sucedido em toda a história. Até hoje, foram vendidas mais de 50 milhões de cópias do disco "Thriller" mundo afora. Este álbum produziu nada menos que 07 hit singles que levaram a outra quebra de recordes: este é o disco mais premiado da história da discografia. No caso específico da Comunidade VAN HALEN, o que interessa discutir é a participação do Edward Van Halen na gravação do solo de guitarra da música "Beat It". O convite para gravar tal solo partiu do Sr. Quincy Jones, produtor do disco e famoso músico no cenário da música negra americana e que também havia produzido o disco anterior de Michael, "Off The Wall".
A música "Beat It" foi feita por Rod Temperton (letra e música) a partir do desejo do Michael em criar uma música um pouco diferente dos padrões por ele adotado até então. Seu esboço foi mostrado ao Sr. Jones que logo de cara gostou muito do que ouviu. Grande parte do disco "Thriller" contou com a colaboração do guitarrista Steve Lukather, amigo pessoal do Eddie Van Halen. Foi por indicação do Steve que o Quincy Jones ligou para a casa do Eddie e o convidou para participar de uma música do novo disco do Michael Jackson. Eis a lista dos músicos envolvidos na gravação de "Beat It":

1) Steve Lukather (guitarras rítmicas e baixo);
2) Jeff Porcaro (bateria)
3) Rod Temperton (sintetizadores e arranjos de voz)
4) James Ingram (teclados, sintetizadores, backing vocals e palmas)
5) Brian Banks (sintetizadores e programação)
6) Bunny Hull (backing vocals)
7) Howard Hewett (backing vocals)
8) Edward Van Halen (solo de guitarra).

Contato via telefone


Trim. Trim. Toca o telefone na casa de Eddie Van Halen.
- Alô? - pergunta o Sr. Quincy Jones.
- Alô! - responde o Eddie Van Halen.
- Alô?
- Alô! - Ligação errada.
O Eddie desliga o telefone. "Tem sempre alguém ligando aqui em casa!" - eis o seu comentário.
Trim. Trim. Novamente toca o telefone. "É melhor que seja algo de verdade desta vez", esbraveja o Eddie.
- É o Eddie? É o Quincy, cara!
- Que Quincy? O que é que você quer, seu idiota? ("You Fucking Asshole").
- Rapaz, é o Quincy Jones, o produtor musical!
- Meu Deus. Me perdõe, Quincy. Qual é o problema?
- Veja, o Steve Lukather me pediu para ligar para você e perguntar se você poderia participar da gravação de um solo de guitarra numa música que eu estou produzindo para o novo disco do Michael Jackson.
- Caramba, o Steve é um amigão. Bom, vou ver o que em posso fazer. Me dê seu telefone ai.
O Eddie fica meio pensativo em sua casa. "O pessoal da banda não gosta muito de trabalhos fora do Van Halen. Mas o Al está fora da cidade; o Dave viajou mais uma vez para a Amazônia e o Mike está com a família na Disneylândia. Eu vou fazer esse favor. Vou me divertir e NINGUÉM jamais saberá que eu gravei um solo numa música do Michael Jackson. Vai ser legal."
O Eddie liga para o engenheiro de som e amigo, Donn Landee e eles acertam a ida até um Estúdio em Hollywood, onde estavam acontecendo as sessões de gravação do disco "Thriller". Chegando lá, eles encontram uma música bem legal e quase pronta. O Quincy Jones pede para ele ouvir, sugerir, tocar, fazer o que ele quiser, pois a opinião do Eddie seria de grande valia.
- Olha, a música é muito legal. Mas o ponto em que vocês querem o solo é meio morto. Será que a gente não poderia editar isso para eu solar em cima da base "bom bom bomp, bom bom bomp"? Assim, eu poderia solar num trecho em que há mudanças nas cordas. Ficaria bem melhor.
- Ok, Eddie. Deixe-me editar algo - responde o Quincy Jones.
O Eddie leva sua Charvel Strat Frankenstein e realiza 02 takes. O Quincy agradece muito.

02 takes que mudaram a música...

Segundo consta, o segundo take do solo de "Beat It" é que foi utilizado no disco. Como o Eddie pediu para se fazer algumas mudanças na música, o Steve Lukather e o Jeff Porcaro tiveram que quebrar a cabeça, juntos com o Quincy Jones, para reorganizarem a música e colocarem a devida sincronia.
Ainda no estúdio, após os 20 minutos de sua participação no disco, o Eddie ouve o seguinte comentário do Michael Jackson, tendo um pequeno macaco agarrado a ele:

- I really like that high fast stuff you do, Eddie.
- Thanks a lot, Michael.

Pouco antes do lançamento do disco "Thriller" em Novembro/1982, o Eddie recebe em sua casa uma carta de agradecimentos do Quincy Jones, que no final assina como: "The Fucking Asshole".

Em 1984, O Eddie Van Halen dá a seguinte declaração para a Revista Rolling Stone acerca da gravação do solo e porque não cobrou nada pela participação:
- Eu fiz todo o trabalho em "Beat It" como um favor. Eu não quis nada. Talvez o Michael me dê algumas lições de dança, pois nisso eu sou bem ruim. Eu fui um completo idiota, de acordo com os meus bandmates e o empresário da banda. Mas eu achei que NINGUÉM jamais saberia que eu havia participado de um disco do Michael Jackson. Só isso. E eu me diverti, e isso é o que realmente importa.

Pedal Heavy Metal Boss

Nos anos 80, a Boss do Brasil lançou o Pedal "Heavy Metal" e, dentre uma série de informações colocadas no manual de instruções, aparecia um ajuste que, teoricamente, havia sido utilizado pelo Eddie na gravação do solo de "Beat It". Acontece que o Steve Lukather informou em 1985 que a versão original do 2º take do solo que o Eddie gravou teve que ser "abafada", pois o Quincy Jones achou que o solo estava muito distorcido. O Steve acabou diminuindo um pouco a distorção e as informações que a Boss passou certamente não continham essa mudança de última hora na regulagem do solo que o Eddie executou.



Espero que tenham curtido o tópico!

RDF
Veterano
# jun/09
· votar


Muito interessante...Fonte?

alexdiffer
Veterano
# jun/09
· votar


Acontece que o Steve Lukather informou em 1985 que a versão original do 2º take do solo que o Eddie gravou teve que ser "abafada", pois o Quincy Jones achou que o solo estava muito distorcido. O Steve acabou diminuindo um pouco a distorção e as informações que a Boss passou certamente não continham essa mudança de última hora na regulagem do solo que o Eddie executou.




Como se reajusta as confg do pedal depois do solo gravado? kkkk

Broderick
Veterano
# jun/09
· votar


RDF

Eu achei isso em um forum do MJ, e pelas minhas pesquisas tudo é verídico.

Broderick
Veterano
# jun/09 · Editado por: Broderick
· votar


alexdiffer

Edição de estúdio uai! Equalização e muitas outras coisas que poderiam ter sido feitas depois do solo gravado.

caio
Veterano
# jun/09
· votar


Broderick
Mto bom.. "The fucking asshole"
HAUS'

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Broderick
Porra, o solo ficou sensacional!!! Se continua assim, daqui a pouco vc vai estar concorrendo no Guitar Idol!!!
Muito legal o texto.
Parabéns.
Abs

Guardião Washburn
Veterano
# jun/09
· votar


Broderick

Parabéns pelo topico e pelo solo ta matador!

vó ja pegou meu leite
Veterano
# jun/09
· votar


muito foda

old steel
Veterano
# jun/09
· votar


Pra tirar ai.



qew
Veterano
# jun/09
· votar


Broderick

Muito bom tópico cara, não ouvi tua gravação, mas já valeu toda a história aí... Engraçado que agora mesmo eu baixei esse som e fiquei ouvindo o solo várias vezes me achando um tremendo de um filho de uma puta por ter parado pra ouvir os sons do MJ só depois que ele morreu e admirando o timbre da guitarra e tals, EVH é foda \m/

DaniloReis
Veterano
# jun/09
· votar


Eu amo esse solo cara *-*
Muito bom, parabéns!

monty
Veterano
# jun/09
· votar


Vou fazer propaganda do Broderick, e de graça, como o Eddie fez pro Jacko. Desde que ouvi o solo dele (do Broderick, não do Van Halen) na Wanted Dead or Alive, do Bon Jovi, aqui, percebi que o cara manda muito bem em interpretação e pegada, que são as duas coisas mais importantes pra mim num solo de guitarra, ou de qq outro instrumento, pra dizer a verdade.

É um dos melhores aqui do FCC, com certeza.

AugustoDamned
Veterano
# jun/09
· votar


Broder, Broderick.. muito foda o solo, cara!! Ficou bem loco mesmo. Parabéns!

Só pra constar, acho que ninguém dá (dava) muita importância.. é o fato da Jennifer Batten conseguir levar o solo numa boa ao vivo. Se não me engano Greg Howe chegou a tocar com o Michael Jackson tbm.

diogenes_g3
Veterano
# jun/09
· votar


Só pra constar, acho que ninguém dá (dava) muita importância.. é o fato da Jennifer Batten conseguir levar o solo numa boa ao vivo. Se não me engano Greg Howe chegou a tocar com o Michael Jackson tbm.

sobre dar importância a ele(Jennifer) tocar o solo é totalmente desnecessário, ele é um músico, vive disso, eh bom e acabou .. meritos do EVH pela criação

Greg tocava sim com o Michael .. no site dele tinha ou tem um video dele num show

diogenes_g3
Veterano
# jun/09
· votar


Broderick
parabéns velho, mandou muito bem !!

AugustoDamned
Veterano
# jun/09
· votar


diogenes_g3

sobre dar importância a ele(Jennifer) tocar o solo é totalmente desnecessário
Realmente, quem executa um solo desse, não merece importância. ¬¬

---->Só pra constar<---- A Jennifer Batten é muito boa no que faz e o mérito total é do grande Eddie Van Halen por ter criado tal obra de arte. Sem dúvidas, claro.

toty
Veterano
# jun/09
· votar


Cara, esse solo é espetacular, eu tiro o chapéu pra todos que conseguem tocar esse solo...
E o seu ficou foderoso mesmo \m/

MauricioGT
Veterano
# jun/09
· votar


esse kra tambem manda muito bem, ate baixei o video \o/

http://www.youtube.com/watch?v=LOwcCt5HUGo

Broderick
Veterano
# jun/09
· votar


caio
MauricioBahia
Guardião Washburn
vó ja pegou meu leite
old steel
qew
DaniloReis
monty
diogenes_g3
AugustoDamned
toty
MauricioGT

Obrigado a todos que comentaram e estão participando do tópico, o comentário de vocês é muito importante!!

Vlw pessoal!!

Simonhead
Veterano
# jun/09
· votar


Muito interessante...Fonte?


Eu.

Acredito que eu postei essa parada há uns anos na Comunidade Van Halen do Orkut.

Simonhead
Veterano
# jun/09
· votar


Como se reajusta as confg do pedal depois do solo gravado?

Não sei.

O que eu traduzi veio direto de uma entrevista do Steve Lukather colhida nos anos 1980. Acredito que o cara tenha alterado, na mesa, algo do timbre final do que o EVH gravou, provavelmente nos dias que se seguiram à gravação do solo, ainda durante a edição/produção dessa música e do todo o disco Thriller.

Broderick
Veterano
# jun/09
· votar


Simonhead

Hahahaha, então o texto é seu... parabéns!!

Broderick
Veterano
# jun/09
· votar


sobe!

Flesh Storm
Veterano
# jun/09
· votar


Mt F***da Meu , Poderia dizer qual Equipo vc usou ?

kiki
Moderador
# jun/09
· votar


Broderick
muito boa a história, não conhecia! valeu por postar!

eu na minha leiguice guitarristica achei seu solo muito bom.

inclusive achei que a sua mixagem ta mais bacana, valorizou mais o solo. acho que os caras ficaram com medo de pegar pesado na época, achei que o solo do eddie ficou muito escondido. depois de tanto trabalho pra conseguir... e de graça!

eu pensei em sugerir um tributo ao michael, algo assim, será que rola?

Slash Hammett
Veterano
# jun/09
· votar


legal =D

Simonhead
Veterano
# jul/09
· votar


Hahahaha, então o texto é seu... parabéns!!


Sem problemas.

Não sabia que um fórum dedicado ao MJ utilizou essa parada. Mas tá valendo.

A minha fonte foi uma série de entrevistas do EVH para a Guitar World (edições de 1983, 1989, 1992, 1995) e uma entrevista para a GFTPM (1995).

kiki
Moderador
# jul/09
· votar


Simonhead
Broderick
uma vez me disseram que botar algum informação na internet é como mijar no mar.
só voce sabe da onde veio. e nunca mais é possivel retirar.

Broderick
Veterano
# jul/09
· votar


Flesh Storm
Usei Cort Viva Gold 2 e V-amp 2

kiki
Rapaz, tem um tópico rolando por aí mas a galera não ta participando muito não, acho que seria melhor uma jam em Beat It.

Slash Hammett
Vlw man!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a .:Beat it solo By Me e um pouco de sua história:.