Autor |
Mensagem |
dark evil Veterano |
# mai/09
ajuda, meu caso é específico!!!
meu professor me passou uma tal escala menor tríade,essa escala eh a mesma q a escala menor(natural)???
ele falou assim q a fórmula dessa escala eh
tom - semitom - tom - tom - semitom - tom - tom
eu fiz as escalas menores (de acordo com o modo do alexdiffer) e elas não batem com essa fórmula. o q fazer? meu professor errou?
|
dark evil Veterano |
# mai/09
· votar
ajuda aew
|
prog_jam Veterano |
# mai/09
· votar
cara, triade eh uma coisa e escala eh outra. O conceito de triade serve tanto para improvisacao quanto para a formacao de acordes, bem como as tetrades.
Uma escala menor natural nada mais eh que uma escala maior natural tocada em seu sexto grau.
Jah aprendeste pentatonicas? A pentatonica eh uma escala de cinco tons (penta = 5....) e normalmente eh executada no "formato" menor.
Soh pra constar, a formula de uma escala natural maior eh a seguinte: Utilizemos a escala de C como exemplo
C D E F G A B 1 2 3 4 5 6 7
A estrutura de intervalos fica assim: (em semi tons)
2 2 1 2 2 2 1 T T ST T T T ST
Hein? De C para D, 2 semi tons (1 tom), e assim por diante.
A partir desse conceito pode-se retirar todas as escalas diatonicas dos modos gregos. O apresentado acima eh o Jonio (Ionian - I grau) Ha mais alguns. Sao eles o: Dorico (Dorian - II grau) Frigio (Phrygian - III grau) Lidio (Lydian - IV grau) Mixolidio (Mixolydian - V grau) Eolio (Aeolian - VI grau) Locrio (Locrian - VII grau)
Conforme anteriormente dito, o VI grau eh o "equivalente menor" da escala maior natural (diatonica)
Note que em todos os graus citados as notas sao exatamente s mesmas : A - B - C - D - E - F - G, sem acidentes (bemois e sustenidos), porem cada grau comeca numa nota diferente, equivalente ao grau da escala. Explico: O primeiro grau da escala de C comeca em C. O segundo em D (segunda nota da escala) e assim por diante, o que faz com que cada nota receba um valor diferente em cada uma das escalas, dando a cada uma um som unico e uma formula unica.
Deu pra entender mais ou menos??
|
dark evil Veterano |
# mai/09
· votar
prog_jam isso eu sei!!
minha dúvida eh QUe escala eh essa q ele me passou???
|
prog_jam Veterano |
# mai/09 · Editado por: prog_jam
· votar
Cara, foi mal, mas se voce realmente soubesse o que lhe passei acima, voce jah teria a sua resposta. Vamos as formulas.
Jonio: T - T - ST - T - T - T -ST
Isso, como vimos seria o equivalente, a merito de exemplo, uma escala maior natural de C (modo Jonio), certo?
E quais sao as notas dessa escala?
C - D - E - F - G - A - B
Certo? Ok.
A formula que voce quer saber eh:
T - ST - T - T - ST - T - T
Certo? Entao vamos lah:
E - F - G - A - B - C - D
Analizando o nosso exemplo acima, podemos confirmar que a escala apresentada eh a escala natural de C comecada em sua terceira nota, o E, que corresponde ao seu terceiro grau, o Frigio.
Pelas informacoes por voce passadas, o que pude entender eh isso.
Se quiser outro exemplo eh soh pedir. Sao soh R$50,00 por aula! x=]
(se voce morar no DF, isso eh verdadeiro)
Agora foi?
|
dark evil Veterano |
# mai/09
· votar
prog_jam
valew!!!
|
prog_jam Veterano |
# mai/09
· votar
Topico finalizado!