Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil
Entrar
Sair
Notificações
Amigos pendentes
Home
>
Fóruns
>
Guitarra
dúvidas! análise harmônica (improvisação, modos, escalas)
Autor
Mensagem
darkwolf
Veterano
#
mai/09
ae galera, to tentando fazer uma análise em cima dessa música como forma de estudo e gostaria de uma ajuda pra sanar algumas dúvidas..
a progressão é a seguinte:
Verso
| B E | B E |
Ponte
| F#m C#m A E | B C#m A E |
Refrão
| B E | C#m A E |
digamos que ficaria assim:
| B E | B E | F#m C#m A E | B C#m A E | B E | C#m A E |
sei que o tom é E:
E - F# - G# - A - B - C# - D#
Jôn Dór Frí Líd Mix Eól Lóc - Modos
graus:
| V I | V I | IIm VIm IV I | V VIm IV I | V I | VIm IV I |
| B E | B E | F#m C#m A E | B C#m A E | B E | C#m A E |
uma opção seria improvisar em cima dos acordes usando as notas que formam cada um:
B = B Eb F#
E = E G# B
C#m = C# E G#
A = A C# E
ou utilizar as seguintes escalas (CORRIJAM-ME!):
B Mix = Escala Maior de E começando do B
E Jôn = Escala Maior de E
F# Dór = Escala Maior de E começando pelo F#
C# Eól = Escala Maior de E começando pelo C#
A Líd = Escala Maior de E começando pelo A
estou certo?
valeu!
darkwolf
Veterano
#
mai/09
· Editado por: darkwolf
·
votar
edit :)
darkwolf
Veterano
#
mai/09
·
votar
up :S
thomasmoura
Veterano
#
mai/09
·
votar
Correto.
Rei Arthur Pendragon
Veterano
#
mai/09
·
votar
darkwolf
As suas duas idéias estão corretas. A primeira é simplesmente tocar os arpejos dos acordes. A segunda as escalas. Experimente tb notas das pentatonicas q saem deste campo harmonico(C#m/E; G#m/B; F#m/A).
Posteriormente, vá testando os vários arpejos do campo harmônico sobre os acordes, e descubra os que tem sonoridades interessantes para vc.
Ex : Experimente tocar o arpejo de Bm7 em cima do acorde de E... etc.
darkwolf
Veterano
#
mai/09
·
votar
thomasmoura
obrigado
Rei Arthur Pendragon
valeu cara, vou experimentar fazer isso :)
SaldanhaPessoa
Veterano
#
mai/09
·
votar
vc está correto. Dependendo da intensão da música, vc pode explorar um blues/jazz mesclando as pentas (maior e menor), e se servindo das notas formadoras dos acordes para repouso. Lógico q essa mescla tem q ser ponderada.. no acorde de E daria, no de A já n cabe.
abç
prog_jam
Veterano
#
mai/09
·
votar
Tua analise tah bacana. Como gosto pessoal eu incluiria a sonoridade das tetrades tambem, algumas inversoes em primeiro e segundo no caso da nota inicial de cada escala, uma sexta maior para um efeito jazz, uma setima maior em descendencia da oitava para um efeito bebop e flamenco (nesse caso sem cromatismo) e umas extensoes em vozes no momento da base para dar um colorido.
Escalas harmonizadas sao sempre uma opcao e saltos de cordas nos arpejos tambem trazem uma combinacao de intervalos bastante interessante....
Enviar sua resposta para este assunto
Nome ou apelido:
Senha
Responder tópico na versão original
Tópicos
relacionados a
dúvidas! análise harmônica (improvisação, modos, escalas)
modos gregos , modos gregos , modos gregos mais modos gregos e harmonização por cadências!
Análise harmônica e como isso ajudará na improvisação
Modos gerados pelas escalas Menor Harmonica e Menor Melodica. Ajuda
Formação de modos e outras escalas a partir das escalas básicas!
pequena duvida sobre analise harmonica
Música em Geral
Guitarra
Violão
Pedais & Pedaleiras
Amplificadores
Contra-Baixo
Teclado
Bateria
Canto
Gaita
Sax
Gravação e Home Studio
Música Erudita
Divulgue suas músicas
Guitar Battle
OFF TOPIC
312.901
tópicos
8.101.159
posts
Regras
Arquivo
Anuncie
Central de Ajuda
Configurações
Termos de uso e política de privacidade
Fórum Cifra Club © 2001-2024
Studio Sol Comunicação Digital
Música em Geral
Guitarra
Violão
Pedais & Pedaleiras
Amplificadores
Contra-Baixo
Teclado
Bateria
Canto
Gaita
Sax
Gravação e Home Studio
Música Erudita
Divulgue suas músicas
Guitar Battle
OFF TOPIC