dúvidas! análise harmônica (improvisação, modos, escalas)

    Autor Mensagem
    darkwolf
    Veterano
    # mai/09


    ae galera, to tentando fazer uma análise em cima dessa música como forma de estudo e gostaria de uma ajuda pra sanar algumas dúvidas..

    a progressão é a seguinte:

    Verso
    | B E | B E |

    Ponte
    | F#m C#m A E | B C#m A E |

    Refrão
    | B E | C#m A E |

    digamos que ficaria assim:
    | B E | B E | F#m C#m A E | B C#m A E | B E | C#m A E |

    sei que o tom é E:

    E - F# - G# - A - B - C# - D#
    Jôn Dór Frí Líd Mix Eól Lóc - Modos

    graus:
    | V I | V I | IIm VIm IV I | V VIm IV I | V I | VIm IV I |
    | B E | B E | F#m C#m A E | B C#m A E | B E | C#m A E |

    uma opção seria improvisar em cima dos acordes usando as notas que formam cada um:

    B = B Eb F#
    E = E G# B
    C#m = C# E G#
    A = A C# E

    ou utilizar as seguintes escalas (CORRIJAM-ME!):

    B Mix = Escala Maior de E começando do B
    E Jôn = Escala Maior de E
    F# Dór = Escala Maior de E começando pelo F#
    C# Eól = Escala Maior de E começando pelo C#
    A Líd = Escala Maior de E começando pelo A

    estou certo?

    valeu!

    darkwolf
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: darkwolf
    · votar


    edit :)

    darkwolf
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    up :S

    thomasmoura
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Correto.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    darkwolf
    As suas duas idéias estão corretas. A primeira é simplesmente tocar os arpejos dos acordes. A segunda as escalas. Experimente tb notas das pentatonicas q saem deste campo harmonico(C#m/E; G#m/B; F#m/A).

    Posteriormente, vá testando os vários arpejos do campo harmônico sobre os acordes, e descubra os que tem sonoridades interessantes para vc.

    Ex : Experimente tocar o arpejo de Bm7 em cima do acorde de E... etc.

    darkwolf
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    thomasmoura
    obrigado

    Rei Arthur Pendragon
    valeu cara, vou experimentar fazer isso :)

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    vc está correto. Dependendo da intensão da música, vc pode explorar um blues/jazz mesclando as pentas (maior e menor), e se servindo das notas formadoras dos acordes para repouso. Lógico q essa mescla tem q ser ponderada.. no acorde de E daria, no de A já n cabe.

    abç

    prog_jam
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Tua analise tah bacana. Como gosto pessoal eu incluiria a sonoridade das tetrades tambem, algumas inversoes em primeiro e segundo no caso da nota inicial de cada escala, uma sexta maior para um efeito jazz, uma setima maior em descendencia da oitava para um efeito bebop e flamenco (nesse caso sem cromatismo) e umas extensoes em vozes no momento da base para dar um colorido.
    Escalas harmonizadas sao sempre uma opcao e saltos de cordas nos arpejos tambem trazem uma combinacao de intervalos bastante interessante....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvidas! análise harmônica (improvisação, modos, escalas)