Fender - diferença entre modelos

    Autor Mensagem
    KOLB
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: KOLB


    Olá galera, tudo ok???

    Gostaria de saber as diferenças em relação a sonoridade, acabamento, "confiança" que o instrumento transmite e se a diferença de preço "vale mesmo" desses dois modelos:

    Fender Stratocaster Standard - Mexicana(clique para ver o modelo)

    Fender Stratocaster Am HWY 1 (clique para ver o modelo)

    Valeu!!!!

    prog_jam
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Standard eh o modelo padrao da fender. Eh a mais comum. Qualidade padrao fender. Sem decepcoes.

    O modelo Highway 1 eh abaixo do standard, ou seja, nao possui a mesma excelencia em qualidade, porem, continua sendo uma fender. Sinceramente, tem melhores no mercado.

    Respondido?

    prog_jam
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Uma dica: em se tratando de fender, toque a corda SI sem amplificar a guitarra e procure por uma vibracao na madeira, atras da ponte. Essa vibracao tem de ser suave e voce deve senti-la com apenas um dedo e ela deve vibrar ateh a proximidade do seu pulso. Isso garante a madeira da guitarra.
    Duvidas sobre isso podem ser sanadas no topico especifico para o Bertola.

    Socomegaton
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Socomegaton
    · votar


    O modelo HWY1 realmente é abaixo da american standard...
    Só que no caso dos links que você colocou, especificamente, a HWY1 é superior, tanto que custa praticamente o dobro.
    Esta Stratocaster Standard desse link deve ser a mexicana.

    Eu tenho uma HWY1, é uma excelente guitarra.
    Sonoridade excelente, acabamento de primeira.
    Quando eu digo acabamento, estou falando do esmero na construção, não de detalhes como madrepérola na marcação do braço... se você faz questão de que sua guitarra tenha esses detalhes de beleza antes de qualquer coisa, então eu nem indicaria uma HWY1, mas se o seu negócio é "vestir" a guitarra e tocar, então pode ir nela sossegado.

    A pintura dela também é outra, mais opaca, o que eu sinceramente até prefiro.
    Guitarra com muito brilho exibe de forma muito exagerada as marcas de mão que ficam quando você está tocando.
    Fica aquela "lambuzeira exacerbada" aparecendo ali, na cara.
    Guitarra muito brilhante é bom para pôr na vitrine, mas não para tocar (isso no quesito visual pelo menos, e segundo a minha opinião também).
    É um gosto pessoal meu, tanto que no geral eu gosto mais das guitarras que sejam mais próximas da madeira crua, tanto no corpo quanto no braço.
    Não gosto das guitarras com cores sólidas, que não deixam ver os veios da madeira, principalmente se ela for toda pintada (corpo e parte de trás do braço).

    A minha é essa da foto:

    http://www.flickr.com/photos/37827779@N08/3474177737/in/photostream/

    conandrade
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Hmm... gostei mais da Highway 1 do que da American Standard em todos os aspectos, da ultima vez que as testei na Acustica Perfeita, na Rua da Carioca.

    O som é ótimo, pegada ótima, visual lindo demais.
    Gosto muito do lance de ser opaca! Mas pra mim, tanto faz...

    A American Standard tb é ótima.
    Mas tem que procurar uma que valha a pena: da característica que vc quer, com o som que vc quer. Se não vc vai olhar pra ela, querendo uma outra parecida, como se ela tivesse alguma falta de personalidade. Não pode dar chances pra GAS. huaehaueh

    Se eu tivesse comprando...

    Compraria uma American Standard Sunburst/Preta/Branca de braço em Maple mais alaranjado possivel e com um som que me agrade. Se não for desse jeito eu acabaria com a Highway 1, que é muito mais fácil de encontrar personalidade nela.

    Já tive algumas American Standards da década de 90; todas elas. Fui trocando uma por outra ao longo dos anos... nunca ficava satisfeito com alguma coisa.

    .A primeira (Candy Apple Red, braço maple) era edição de aniversário de 40 anos, de 1996. Som fraco, acabamento ruim. Pior Fender que já vi.
    .A segunda (Azul bebê, braço rosewood) foi excelente. Tambem de 96. Uma sêda de guitarra; acabamento excelente; som ótimo - pra uma Am. Std -... melhor Am. Std que tive.
    .A terceira (Sunburst, braço rosewood) foi boazinha. Era de 98. Linda, ótimo acabamento. Mas tinha um som estranho e uma pegada estranha tb.

    Entre essas, tive o privilégio de testar (e ter em casa durante algum tempo), uma American Standard de 91 (Candy Apple Red, muito boa) e uma outra de 97 (do Felipe Dylon, uma verde de braço em maple) tambem muito boa, mas nao gostava muito do som dela não.

    Todas American Standards e NENHUMA nem de perto igual a outra.

    Não sei se hoje em dia é assim...
    Mas achei a ultima American Standard (2008) que usei melhor que essas todas.

    guitarclub
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    a american highway, mesmo sendo americana e mais cara que as standards (MIM - Made In Mexico), dizem que são piores.

    se fosse eu, iria numa MIM!

    abç

    Socomegaton
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Socomegaton
    · votar


    PedroShinzato

    a american highway, mesmo sendo americana e mais cara que as standards (MIM - Made In Mexico), dizem que são piores.

    se fosse eu, iria numa MIM!


    Pois é... eu também já bati bastante a cabeça por simplesmente comprar o que dizem, sem passar pelo crivo da minha análise pessoal. Não quero dizer com isso que o que os outros dizem não tenha valor, mas a avaliação de uma coisa tão pessoal quanto a preferência por um instrumento deve vir, em última instância, da gente mesmo.
    Principalmente se quem fala é, por exemplo, um vendedor que tenha no estoque uma mexicana, mas não tenha uma highway... pronto, já é o estopim para mais uma lenda urbana.

    Posso falar com conhecimento de causa, já que já experimentei minuciosamente as duas:

    Strato mexicana melhor que HWY1, só em primeiro de abril.

    Não sei de onde tiraram que a HWY1 é pior que qualquer outra Fender, seja lá qual for... só pode ser por causa da pintura, e mesmo assim aja argumento rasteiro...
    Sujeito olha para a guitarra e vê menos brilho na pintura, vê que as marcações do braço não são em madrepérola, e já associa com qualidade...
    Se visual espelhado é tudo numa guitarra, então cubra uma tonante com espelhos e tenha uma super guitarra :-P

    Talvez na relação custo/benefício a mexicana seja melhor, mas isso é uma coisa subjetiva e pessoal.
    Eu acho que meu carro popular é melhor que um Toyota na relação custo/benefício (até porque se eu cair na besteira de tentar comprar um Toyota, eu fico enforcado até o fim dos meus dias), mas experimenta pedir a opinião do dono de um Toyota...
    Ele dirá que o Toyota é melhor em custo/benefício tanto quanto na comparação direta, e pelo menos na comparação direta eu terei de concordar com ele.

    Não estou desfazendo das mexicanas, meu companheiro de banda tem uma, é uma guitarra honesta e nunca deixou ele (a gente) na mão. Eu compraria uma fácil fácil... mas eu tenho que ser pragmático e, antes disso, verdadeiro:

    Ficam bem atrás das HWY1.

    Abraço.

    Alex Vaughan
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Eu já tive uma HWY 1, e era boa e só, porém, foi upgraded.Na minha opinião uma coisa que sofreu upgrade já não era tão boa da primeira vez ( e paguei caro ). Quem garante que agora é? O vendedor!?Agora, se que pretende gastar R$4000,00 em uma HWY 1, compra logo uma American Series usada ( a que eu tenho agora ).Além disto eu não gostaria de ter uma Fender não sei o que "upgrade" ( mais uma vez opinião pessoal ), pois, a "lambança" da Fender com este instrumento criou um tremendo estígma sobre o mesmo.
    Eu peço desculpas aos colegas que se sentem como eu me senti quando paguei quase R$4000,00 em minha HWY1, e no final das contas vendi por R$ 2500,00 um ano depois.
    Agora simplesmente como guitarrista sem pensar em dinheiro, e como se nunca fosse trocar de instrumento, teste e se gostar compre.

    ogner
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Alex Vaughan

    Tá, mas e a diferença pra sua American agora!? Real mesmo ou só sentimental?? Não estou sendo irônico.

    Abço.

    ROo
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: ROo
    · votar


    Eu nunca toquei na Highway, mas piro só por causa do Headstock 70's.
    xD

    Mas então.
    Pelo preço dessas guitarras, eu acho que compensa mais procurar uma Japan usada, aquelas reissue.
    Eu acho mais guitarra do que a Standard mexicana.

    Alex Vaughan
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ogner
    A diferença é muito real!
    O acabamento é muito diferente, desde pequenos detalhes ( neck plate com logo, acabamento da pintura e interno - eu abri as duas, opção em regular a angulação do braço, strap lock que veio nela e case hard shell ) até grandes detalhes ( o timbre ), afinal de contas não existe Fender American Series ou Standards upgrade.
    Mas, já testei algumas reedições mexicanas excelentes, e uma Eric Clapton Americana que não gostei.

    ogner
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Alex Vaughan

    Olha, o acabamento eu nem ligo tanto...Claro que pagando 4000,00 eu vou ligar, mas o que quero saber é a vibe da guitarra, o timbre pegada e tocabilidade...sentou uma diferença considerável tb???

    To chegando a conclusão que essa HW é uma grande furada, PRINCIPALMENTE pelo preço...Não comparo ela com uma MIM até pq ela custa o dobro, mas com uma americana usada ou até uma reissue japonesa, bem mais barata...

    Alex Vaughan
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ogner
    A tocabilidade é muito parecida, pois, há um padrão para construção dos braços e raio da escala, mas, quando plugamos as mesmas em um ampli no talo, sentimos a diferença entre uma e a outra (timbre mais firme e encorpado). As duas são bem construídas, mas, a American Series é na minha opinião uma aquisição que vale o dinheiro empregado, já a outra seria por digamos R$ 1000,00 a menos.

    ogner
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Alex Vaughan

    Saquei, valeu..Qual q cor da sua?? E os caps?

    Alex Vaughan
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ogner
    Preta.
    Dois singles American Strat que vieram nela no meio e braço ( originais ) e um mini humbucker ( Hot Rail ) na ponte, que eu mandei colocar, pois, precisava de um humbucker.

    edukotzen
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: edukotzen
    · votar


    4,000 reais numa fender HWY 1 é muito dinheiro, melhor comprar uma mexicana ou uma japonesa, ou então uma squier standard ou deluxe e turbinala

    rcagliari
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cara, eu tenho uma highway one upgraded. Opinião é mesmo como cu, cada um com o seu. Pra mim, velho, é sem comentários, a MELHOR guitarra que já toquei até hoje, e olha que tenho gibson les paul (tudo bem, é uma studio), ernie ball axis e peavey wolfgang. Acho DEMAIS a pegada e conforto do braço e corpo, os trastes são bem altos, do jeito que eu gosto. O headstock, sem comentários. O timbre eu acho violento (pro padrão de uma strato, evidentemente), a captação é mais forte que o usual ("hot-roded pickups"). Quanto à pintura, é uma camada mais fina que as demais. A vantagem é que supostamente a madeira "respira" melhor, existe menos material pra abafar a ressonância do corpo. Quando vi essa explicação, achei furada, mas passou a fazer sentido pra mim depois que soube que esse mesmo processo (camada ultra fina de pintura) é usado nas novas Wolfgang EVH. E se o EVH diz que funciona, eu acredito! Nunca toquei numa standard, mas se é tão melhor que a highway, como dizem, então deve ser A GUITARRA MAIS PERFEITA DO UNIVERSO.

    Buddy_guitar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    KOLB

    Em Janeiro/2009 resolvi comprar minha fender. Testei VÁRIOS modelos, inclusive esses que vc listou. E olha que foram testes exaustivos, pra vc ter uma idéia, comprei uma American Standard depois de testá-la por quase uma semana. Ia todo dia na loja e tocava um pouco com a guitarra.

    Quase comprei uma Highway One igualzinha a essa que vc listou, mas no final da negociação resolvi pegar a American Standard, mesmo sendo mais cara valeu a pena.

    Te digo que a HW 1 é muito mais guitarra que as MIM, inclusive melhor que essas Vintage Ressuie MIM. Olha, toquei em umas 5 MIM e nenhuma delas era grande coisa, todas eram inferiores às HW1.

    Minha próxima guitarra, provavelmente será uma Highway 1, pois ela é diferente das standards. Elas soam mais brutas, não sei algo mais rústico, um som meio na cara, diferente do som refinado e detalhado das Standards.

    Resumindo, na minha opinião é uma ótima guitarra, algo pra vida toda. Mas reconheço e acho natural que existam pessoas que gostem e outras não.

    Abraço

    ogner
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    rcagliari

    Olha, eu fui bem claro, não coloquei em duvida a qualidade da guitarra, só disse que na faixa de preço dela ( 4.000,00 ) acho que dá pra pra testar varias Fenders (principalmente usadas)..
    E nem comento a comparação dela com uma Standard mexicana. Acho que não tem cabimento.

    guitartube
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: guitartube
    · votar


    prog_jam
    Uma dica: em se tratando de fender, toque a corda SI sem amplificar a guitarra e procure por uma vibracao na madeira, atras da ponte. Essa vibracao tem de ser suave e voce deve senti-la com apenas um dedo e ela deve vibrar ateh a proximidade do seu pulso. Isso garante a madeira da guitarra.

    Essa foi demais brow. Doeu no saco.

    Se vc passar pelo subúrbio do Rio de Janeiro e reparar nos aparelhos marcadores de consumo de energia elétirca, vai encontrar em cima deles algumas garrafas PET cheias de água. Um sacana espalhou o mito de que esse procedimento irá garantir uma marcação abaixo do que seria o consumo real. Chega a ser engraçado e parece com isso aí que vc mencionou.

    Agora vc pode passar em algumas casas, encontrar as garrafas em cima do marcador e olhar na janela e observar um cara procurando a vibração na ponte da guitarra, indo até o pulso. ahuahauhauhauhauhau......

    flw!!!!!!

    ogner
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    guitartube
    vai encontrar em cima deles algumas garrafas PET cheias de água

    Como assim, cara????????? Aqui em casa coloquei várias!!!!
    hauheuhauhea.....

    guitartube
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: guitartube
    · votar


    ogner
    Como assim, cara????????? Aqui em casa coloquei várias!!!!

    Quem coloca as garrafas, não possui marcador adulterado. Quem não coloca as garrafas ou é suspeito de já ter o aparelho adulterado (logo não precisa fazer isso), ou sabe que isso é sacanagem.
    Acredito que isso seja uma maneira esperta da empresa selecionar os candidatos a vistoria.

    Vc acredita no lance da vibração até o pulso?


    flw!!!!!

    ogner
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    guitartube

    Achei ducario, fiz na minha e não senti nada, logo, não acredito!!! hehehehehe...

    Cara, tenho um violão de aço pendurado na parede aqui de casa, quando toco a corda Si na guita, nem precisa estar alto o som..O violão vibra muito, chega a incomodar, claro não é qualquer um, já mostrei pra minha mae e ela nem tchummm, não ouviu nada, mas incomoda sim, fica um Uhmmmmmmmmmmm no quarto emitido pelo violão.....Vai saber né....

    guitartube
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ogner
    Achei ducario, fiz na minha e não senti nada, logo, não acredito!!! hehehehehe...

    Mentira de quem não tem com o que contribuir e inventa essas baboseiras.

    Cara, tenho um violão de aço pendurado....

    É natural, ele é ôco e recebe as ondas sonoras do som que vc produz, logo ressoa.


    flw!!!!!

    ogner
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    guitartube

    O de nylon do lado dele não faz nada! hehehehe.

    guitartube
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ogner
    O de nylon do lado dele não faz nada! hehehehe.

    Troque eles de lugar.



    rcagliari
    uanto à pintura, é uma camada mais fina que as demais. A vantagem é que supostamente a madeira "respira" melhor, existe menos material pra abafar a ressonância do corpo.

    E dá-lhe garafa Pet no marcador.

    flw!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender - diferença entre modelos