| Autor | Mensagem | 
| tibuca Veterano
 | # mai/09 

Tenho uma Ibanez S540 Custom Made Japonesa, fabricada em 1995. O braço é de maple mas a escala é rosewood(escura).

Com o passar dos anos atrás do braço dela foi ficando escurecido, principalmente entre a 1ª e 5ª casa(só que é atrás do braço). Sei que é por causa do suor da mão isso vai escurecendo a madeira amarela de maple, já vi isso acontecer com outras guitarras também.

Bom, o que eu queria saber é se tem como tirar esse escurecido do braço, existe algum produto ou alguma maneira de resolver isso e deixar a madeira clara novamente sem precisar lixar ou coisa assim?

Obrigado!

| 
| Mauricio Luiz Bertola Veterano

| # mai/09 · votar

tibuca
 Não. Terá que lixar e refazer o acabamento.
 Abç

| 
| .Raphael. Veterano
 | # mai/09 · votar

a minha tbm tah assim haha

| 
| Kelpys Veterano
 | # mai/09 · votar

Talvez isso resolva fiz no braço da minha guitarra de escala em jacarandá, e ficou como nova, olhe esse video:

http://www.youtube.com/watch?v=9-tEeeqFO5M

| 
| .Raphael. Veterano
 | # mai/09 · votar

kramba.......namoral isso nao ferra com as trastes nao?

| 
| hughet Veterano
 | # mai/09 · votar

Kelpys
 Tem a hidratação da escala, que alguns luthier's usam, a do bombril eu não tinha visto, mas hidratação de escala consiste em misturar suco de limão com óleo de cozinha e álcool, e passar essa mistura pela escala e isso vai deixá-la "novinha".

| 
| darkwolf Veterano
 | # mai/09 · votar

Mauricio Luiz Bertola
 quanto ao escurecimento da escala em maple, isso prejudica o timbre/tocabilidade em algum aspecto?

| 

| # mai/09 · votar

darkwolf
 Não, a questão é só estética mesmo.
 Abç

| 
| darkwolf Veterano
 | # mai/09 · votar

Mauricio Luiz Bertola
 valeu velho

| 
| gucrispim Veterano
 | # mai/09 · votar

lixar e tals, e passar um verniz que ai protege a porra do braço.

| 
| tibuca Veterano
 | # mai/09 · votar

Mauricio Luiz Bertola
 gucrispim

Ok, obrigado pelas dicas, já que a solução é só lixando mesmo prefiro deixar assim já que é só estética. Abraço!

| 
| Bigtransa Veterano
 | # mai/09 · votar

tibuca
 tenta uma mistura de óleo de peroba com varsol, cloro e álcool.....eu limpei um braço assim.....    tira as manchas mais superficiais (o verniz vai pro saco tb).......

| 
| conandrade Veterano
 | # mai/09 · votar

Mauricio Luiz Bertola
 Esse escurecimento prejudica a madeira, por um acaso?
 A coisa mais linda na minha opinião, é esse braço em maple desgastado... como nas Stratos e Teles antigonas! Fica DEMAIS...

| 

| # mai/09 · votar

conandrade
 Não prejudica em nada.
 Abç

| 
| rcagliari Veterano
 | # mai/09 · votar

Tem gente que dá dezenas de milhares de dólares por uma guitarra manchada de suor pelo tempo. Não sei se compensa tirar isso aí, não.

| 
| FLPATG Veterano
 | # fev/13 · votar

http://oi46.tinypic.com/1z3qdj5.jpg

Só lixando?

|