Autor |
Mensagem |
AndréBass8 Veterano |
# abr/09
fala aew galera, tranq??? Tenho uma dúvida:
Eu estou no campo harmônico de G (Sol):
G - Am - Bm - C - D - Em - F#°
Na seguinte sequência:
G - Em - C - D7
Na primeira, que é G (sol), na hora de solar, eu uso o campo harmônico de G. No acorde Em (por ser a relativa menor de G, obedece o mesmo campo). Mas, os outros acordes? C, eu posso usar o campo harmônico de C e em D, o seu campo também??
Vlwww
|
Carregando Veterano |
# abr/09 · Editado por: Carregando
· votar
não seria a escala de G?
e a menor relativa Em....
|
marcio_zav Veterano |
# abr/09
· votar
G - Em - C - D7
que clichê x|
Enfim, é Sol Maior..
|
thomasmoura Veterano |
# abr/09
· votar
Voce quer dizer se no acorde de C vc pode usar a escala de C e no acorde de D a escala de D?
A resposta é sim. Assim com vc poderia continuar na escala de G. Vc pode tocar qq escala, ou até nenhuma escala. O importante é vc enfatizar as notas do acorde sobre o qual está solando.
|
fill.zanchez Veterano |
# abr/09
· votar
AndréBass8
Não cara... O correto seria vc solar a vontade em Sol ou Mi menor... Isso independente do acorde q esta tocando, por tanto que continue no CH de Sol...!
|
lsnake Veterano |
# abr/09
· votar
o que é campo harmonico?
|
thomasmoura Veterano |
# abr/09
· votar
Tom, é o conjunto de notas que fazem parte do tom (dãa), isto é, harmonizam entre si.
Escala é estas mesmas notas em sequencia ordenada.
Campo harmonico, são os acordes formados pelas notas que compõem o tom.
|
marcio_zav Veterano |
# abr/09
· votar
lsnake
Isso! :D
|
AndréBass8 Veterano |
# abr/09
· votar
Intão, tranq de eu usar a escala de C (c - d - e - f - g - a - b) e a de D (d - e - f# - g - a - b - c#).
|
thomasmoura Veterano |
# abr/09
· votar
Tranquilo...
Teste e vc vera o resultado.
Só tome cuidado c/ as notas dissonantes (as que estao a um semi tom das notas do acorde), utilize-as como passagem.
|
LeandroP Moderador |
# abr/09
· votar
AndréBass8
A escala de C maior não soaria muito bem por causa da nota F, que entraria em choque com a nota F# da escala de Sol. A nota F faria com que o acorde G fosse um G7 (porque F é a 7a menor de G).
Todos os acordes fazem parte do campo harmônico de G como você pode notar.
Pra dar ênfase em cada acorde, você pode tocar as pentatônicas de cada um, podendo utilizar as notas características de cada modo.
O acorde G e Em pode-se utilizar das mesmas pentatônicas (Em / G). A pentatônica de Bm também soa muito bem sobre os dois.
Sobre o acorde C, o modo é o lídio e a sua nota característica é a 4a aumentada. No caso de C é justamente a nota F# que dá este sabor lídio.
O acorde D7 é o dominante, é o que prepara pro acorde G. O trítono (intervalo entre as notas F# e C) torna o acorde tenso e pede resolução no acorde G. Outro acorde que possui o mesmo trítono e pode substituir o D7 é o F#m7(b5). Este acorde pode ser encarado como um D7(9) invertido, ou seja, com uma de suas notas no baixo - no caso a 3a no baixo - nota F# = D7(9)/F#.
No fim das contas tudo faz parte de uma única escala: G maior.
|