Misterios de um campo harmonico :)

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    kurtv
    Veterano
    # mar/09


    Aew galera, pra todo mundo que estudo campo harmonico

    aprendeu akela coisa basica do tom tom semiton...

    porem há varios porens !!! :D

    como exemplo

    campo harmonico de C maior

    seria

    C-Dm-Em-F-G-Am-B(meio diminuto)

    ok??

    porem a muitas outras notas q viriam a se encaixar neste mesmo campo harmonico

    seria elas

    E maior (menor harmonica)
    D maior (menor melodica)
    Fm
    Bb


    entao meu objetivo é junta o conhecimento de vcs
    pra q agente complete todas as notas ''posiveis deste tom
    ja coloquei algumas que eu sei
    espero q vcs ajudem com oq sabem
    q aprendendo deste tom tranportamos pra outros e nos divertimos
    abraço galera!!!

    kurtv
    Veterano
    # mar/09
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    alou

    rafagg
    Veterano
    # mar/09
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    porem a muitas outras notas q viriam a se encaixar neste mesmo campo harmonico

    seria elas

    E maior (menor harmonica)
    D maior (menor melodica)
    Fm
    Bb


    vc quis dizer acordes certo?hehehe

    kurtv
    Veterano
    # mar/09
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    acordes desculpa

    kurtv
    Veterano
    # mar/09
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    e ninguem responde..

    rafagg
    Veterano
    # mar/09
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    kurtv
    essa hora eh phoda de alguem responde mesm kra hehehe, se eu soubesse até te ajudaria mas naum sei nem pq Emaior Dmaior, etc podem ser usados nesse campo harmônico

    thomasmoura
    Veterano
    # mar/09
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    kurtv

    As notas que pertencem ao campo harmonico maior são só as que vc colocou.

    As outras que vc disse que se "encaixam" podem ser por várias justificativas.

    Os exemplos que vc passou são característicos do emprestimo modal, onde vc usa troca um acorde maior do tom por um menor ou vice versa.

    E o Bdim é na verdade a tríade de B1/2dim, entãona verdade faz parte do campo harmonico.

    Existem outras formas de se usar acordes fora do tom, mas a referencia que tenho para isso é em inglês...

    kurtv
    Veterano
    # mar/09
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    ta me diz uma coisa qal dessas notas poderiam ser diminutas alem do Bº

    pq ja ouvi fala q pode ter ate 3 diminuta

    kurtv
    Veterano
    # mar/09
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    dae galera alguem pode me ajuda?

    fgr
    Veterano
    # mar/09
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    Acordes diminutos geralmente são usadas como preparação pra o acorde meio tom seguinte..

    Acordes "diferente" sempre são usados pra dar mais nexo - vamos dizer - a uma melodia.



    João Gilberto tem muitos exemplos disso!!

    thomasmoura
    Veterano
    # mar/09
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    Existe uma regra onde vc pode usar um acorde diminuto uma 5a acima do acorde dominante, isto é no caso do tom C maior, a dominante seria o G e vc poderia usar o Ddim ou D1/2dim.

    Saindo um pouco das regras, é so procurar um acorde que tenha uma ou 2 notas em comum c/ o que vc quer substituir.

    Qto aos 3 acordes dim, acho q vc está se referindo ao Bdim, Ddim e Fdim, que são enarmonicos...

    fernando0877
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: fernando0877
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    kurtv
    Diminuta vc poderia usar todas as que existem entre esses acordes da progressão para fazer passagem e pra ir subindo.... uma diminuta dá impressão de que a progressão está quase chegando em algum lugar...
    C, C#º,Dm,D#º,Em,F,F#º,G,G#º... etc etc...
    Na verdade exitem somente 3 diminutas.... se vc dissecar elas em notas... vai ver que Eº, Gº, Bbº,C#º, são os mesmos acordes, só muda o nome, elas tem as mesmas notas que são justamente (E,G,Bb,C#)... e mais uma coisa... em cima de qualquer acorde diminuto vc pode fazer essa escalinha diminuta que fica o bicho.. tipo pega um Eº e faz essa subida Eº, Gº, Bbº,C#º..

    Ainda há a resalva que na sua progressão vc citou somente tríades, acordes de 3 notas...
    As tétrades, de 4 notas, são C7+, Dm7, Em7, F7+, G7, Am7, Bm7(-5)
    .. e os acordes que vc citou que daria pra colocar a mais nessa progressão são de empréstimo modal como thomasmoura falou... ou seja pertencem a outro modo (q não o Jônio), ou seja, nem que seja por pouco tempo, mudou a escala da melodia que era em jónio...
    Em suma, isso que vc quer fazer de completar, e saber quais acordes podem serem usados é uma tarefa infinita... se vc harmonizar certinho, mudando escalas, modulando, vc consegue fazer qualquer acorde... até o mais bizarro acorde dá pra colocar nessa progressão se vc souber colocar a melodia correta em cima.

    Baixa o livro harmonia e improvisação do chediak, http://www.4shared.com/file/31852685/4b864981/Harmonia_e_Improvisao_Vo l_I_Almir_Chediak.html?s=1 ... e depois que vc comprovar que o livro é o bicho, compra (R$54) e coloca como livro de cabeceira.... e não desanime vc está no caminho certo harmonia é tudo na música.

    kurtv
    Veterano
    # mar/09
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    El Cabongo
    bah cara mto cabeça vc
    obrigado pelas dicas

    kurtv
    Veterano
    # mar/09
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    Qto aos 3 acordes dim, acho q vc está se referindo ao Bdim, Ddim e Fdim, que são enarmonicos...[i][/i]thomasmoura


    nao intendi oq kis dizer
    esses 3 acorde servem para todos os tons?

    fernando0877
    Veterano
    # mar/09
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    [i]Qto aos 3 acordes dim, acho q vc está se referindo ao Bdim, Ddim e Fdim, que são enarmonicos...[i]
    Isso:
    Bdim, Ddim, Fdim , G#dim >>> são enarmônicos
    Cdim, D#dim, F#dim , Adim >>> são enarmônicos
    C#dim, Edim, Gdim , Bbdim >>> são enarmônicos

    Dissecando as notas do primeiro grupo (enarmônico) de acordes diminutos
    Bdim = B, F, D, G#
    Ddim = D, G#, B, F
    Fdim = F, D, G#, B
    G#dim = G#, B, F, D

    - repare que só tem B, F, D e G# nesses 4 acordes diminutos, só muda a ordem, e o nome... eles são o mesmo acorde (mesmo som = enarmônico).

    rafagg
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: rafagg
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    El Cabongo
    kurtv
    Só para frisar essa coisa dos acordes de Si, Ré Fá e Sol# diminutos serem enarmônios (ou seja, serem formados pelas mesmas notas), isso ocorre pelo fato dos acordes diminutos serem formados pelos seguintes intervalos:

    Tônica - 3ª menor - 5 diminuta - 7ª diminuta

    Se vc prestar atenção irá perceber que os intervalos estão aumentando de 1,5 em 1,5 tons. Ou seja dá tônica para a 3ª menor temos 1,5 tons da 3ª menor pra 5 diminuta mais 1,5 tons e dá 5ª diminuta para a sétima diminuta mais 1,5 tons. Então percebemos que um acorde diminuto é na verdade a sobreposição de 3ªmenores (3ªmenor=1,5tons) e que se fizermos uma inversão em qualquer acorde diminuto obteremos outro acorde diminuto e não simplesmente uma inversão do mesmo:

    Ex: Bº = B - 1,5 tons - F - 1,5 tons - D - 1,5 tons - G#

    invertendo o acorde (ou seja pondo outra nota do acorde no baixo)...vamos por o F no baixo (o que chamamos de primeira inversão)

    F - 1,5 tons - D - 1,5 tons - G# - 1,5 tons - B

    só que reparem como a primeira "inversão" do Bº é exatamente igual ao acorde de Fº, por isso dizemos que só existem 3 tipos de acordes diminutos e todos ou outros são conseqüencia ou desdobramentos destes, são eles:

    - Suas inversões equivalem aos acordes de: - - Abº respectivamente.

    - Suas inversões equivalem aos acordes de: Ebº - Gbº - respectivamente.

    Dbº - Suas inversões equivalem aos acordes de: - - Bbº respectivamente.

    rafagg
    Veterano
    # mar/09
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    Dá uma olhada no resumo que eu fiz de tríades e tétrades diatônicas nesse tópico aqui (acho que vc vai gostar):

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/206435/

    atente para como são formadas as tétrades diminutas!

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