Autor |
Mensagem |
osteictes Veterano |
# mar/09
Tenho conhecimento teorico sobre música básico. e tenho uma duvida muito curiosa, que acho que nao consigo responder pesquisando - pelo menos até agora - creio ser muito especifica. "Eu posso dizer que tal ?solinho? está em que tom?" Por exemplo: Estou no shape de C. "solando" (é esse o verbo?) só a voz do hino nacional brasileiro. e Começo da nota G. (na corda 3 solta) e sigo com essas notas.
1a parte G C B C D E D E F F# G C e |-----|-----|-----|-----|-----|--0--|-----|--0--|--1--|--2--|--3--|--- -- B |-----|--1--|--0--|--1--|--3--|-----|--3--|-----|-----|-----|-----|--1 -- G |--0--|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|--- --
2a parte G C B C D E D F E C# D e |-----|-----|-----|-----|-----|--0--|-----|--1--|--0--|-----|-----|--- -- B |-----|--1--|--0--|--1--|--3--|-----|--3--|-----|-----|--2--|--3--|--- -- G |--0--|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|--- --
Costumo ficar brincando com as notas dentro da escala maior C. E tento pegar algumas músicas de ouvido. Pego até rápido. No caso percebi que essa musiquinha tem NOTAS QUE NÃO ESTAO NA ESCALA DE C MAIOR. F# e C#. Como eu chamo isso? Nunca li algo a respeito, ou talvez tenha lido e não tenha entendido.
mais sinteticamente: Se eu fosse fazer uma base pra alguma musica que tivesse exatamente estas mesmas notas, qual seria a tonica que eu poderia usar para que não ficasse desarmonico?
OBS: Não me levem a mal se for uma duvida muito tosca, mas isso confunde minha cabeça. obrigado.
|
Creamy Mule Veterano |
# mar/09 · Editado por: Creamy Mule
· votar
não li a sua tablatura não, mas pelo que você falou tem F# e C#. daí você tá em D e não em C com algumas notas fora.
|
thomasmoura Veterano |
# mar/09
· votar
Vc não é obrigado a tocar somente notas pertencentes ao tom da musica.
As notas fora da escala podem ser "notas de passagem".
|
punknemesismetal Veterano |
# mar/09
· votar
Deve estar em algum modo grego, resta saber qual. To com preguiça de olhar rs.
|
osteictes Veterano |
# mar/09
· votar
up
|
Elton Murray Veterano |
# mar/09
· votar
Isso são cromatismos, sequencias de meio-tom em meio-tom com a intenção de se ligar notas, em notas de passagem, não de repouso. Note que na primeira parte, para se chegar de E até G foi-se fazendo intervalos de meio-tom.
|
Blackus Veterano |
# mar/09
· votar
O hino é cheio de cromatismos mesmo. E aliás, segundo a Constituição, o hino deve ser tocado em F maior se for cantado e em Bb maior se instrumental. Tocar o hino em Dó é inconstitucional haha =D
|
LeandroP Moderador |
# mar/09
· votar
Blackus
Teje preso!
osteictes
São aproximações cromáticas. Repare que as partes que contém essas notas tem um clima tenso, e antecede a nota final da melodia.
A primeira parte da melodia há um cromatismo entre a 3a e a 5a (muito comum em gêneros como o blues, por exemplo) e depois uma tensão entre a 7a maior e a tônica.
|