Duvida sobre Montagem de Escala Menor

    Autor Mensagem
    Serek
    Veterano
    # fev/09


    Ao escrever a escala menor de ,por exemplo:

    Do# Maior
    coloco
    a clave de sol, a armadura de clave (7#) e as notas de do a do...
    ok.

    ai vou montar 1o a relativa:
    La# menor
    Clave de sol, armadura de clave (7#) e as notas de la a la
    ok.

    ai vem o problema
    quando estou montando a harmonica e a melodica
    a harmonica substitui-se a 7m por 7M e a melodica a 6 e a 7 m por 6 e 7 M

    na harmonica:
    Clave, armadura (7#) e quando vou colocar o Sol devo colocar apenas 1 sustenido (somando este ao da armadura de clave) na frente ou 2 (como se cancelace o da armadura e esse passa a valer)

    na melodica:
    na subida devo colocar na subida 1 sustenido no do e um no si e na descida 1 bequadro em cada ou um b (assim zerando a soma para o da armadura)

    eu acho que eh meio obvio, eu ate acho que eu ja sei a resposta pra isso tudo mas e bom ter certeza.... xDD
    (minha resposta imaginaria: 1# no do e na descida 1 bequadro em cada)

    ah e uma ultima duvida:
    posso montar a armadura de clave do jeito que eu quiser?? (quero dizer sei que tem a ordem dos b e dos # seguindo o ciclo de quintas, mas digo a ordem de que fa escolher por exemplo se eu tiver que escrever a escala de Fa# posso escolher na armadura colocar o Fa na primeira linha superior ou no espaco logo abaixo do sol (da clave))

    gugablues
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Serek

    k cara nao entendo nada de partitura heheheeheh

    thomasmoura
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Acredito que os acidentes da armadura possiveis são aqueles do circulo de 5a`s.

    Se a musica está principalmente no tom de C maior ou A menor, vc não muda os acidentes da armadura, adicione os acidentes da escala na propria nota.

    Não sei se existe tom que tenha os acidentes das escalas menores, e se houver é coincidencia. Não se indica escala menor harmonica ou melodica na armadura de clave.

    Em algumas situações se for conveniente vc pode mudar a os acidentes da armadura de um trecho ou de um compasso para um outro tom, mas é só.

    Serek
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Gugablues

    Novato...

    thomasmoura

    entao nao quis dizer que quero representar os acidentes das escalas menores harmonica e melodica na armadura, so nao sei se:
    - o sustenido da armadura soma com o que eu vou colocar por exemplo na escala de Fa# Maior



    ---------------------------
    #
    ----#------------------o--
    # #o
    --------------------o------
    # o
    --#------------o----------
    # o
    ------------o--------------
    o

    sua menor relativa = Re#
    ai esta representada a menor melodica, so nao tenho certeza se na menor melodica, na hora de descer a escala eu devo colocar um bequadro ou um b (obs: nao estou falando no braco da guitarra eh mais uma duvida teorica mesmo)

    makumbator
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    Serek
    Não, vc não pode colocar os acidentes fora da ordem padrão(tanto no ciclo dos sustenidos quanto nos ciclos de bemóis). Qunado a música é muito cromática, ou de tonalidades sempre modificando a todo instante, é melhor escrever como na música pantonal ou serial: sem armadura de tonalidade, com acidentes apenas nas notas no decorrer da peça.

    Serek
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    makumbator

    hehe... nao deu certo minha tentativa de pentagrama xDD
    eu sei que a ordem dos # na armadura eh a do ciclo de quintas, o que nao entendo e como devo escrever a menor melodica por exemplo de Fa# Maior

    Re# Mi# Fa# Sol# La# Si# Do##(aquela cruz com 4 pontos = ## nao??) Re# Do# Si La# Sol# Fa# Mi# e Re#

    a armadura de clave vai conter os sustenidos nas notas:
    Fa Do Sol Re La Mi

    meu professor me pediu para escrever todas as escalas maiores seguidas de suas menores (relativas, harmonicas e Melodicas).
    Quando chega na melodica de Fa# eu nao sei se devo colocar um bequadro na descida em Si e em Sol ou se devo colocar um bemol em cada como se tivesse diminuindo o # antes colocado (na subida)

    obs: na subida eu apenas coloco 1 # no Si e outro no Sol correto (que vai ser "somado" ao da armadura)???

    Luiz Almeida
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Serek

    Deixa ver se eu entendi!

    Na escala de Fa# você coloca os acidentes correspondentes a escala na armadura da Clave, certo?
    F# - G# - A# - C# - D#

    Na escala relativa menor de Fá#, que é o Ré#, você monta os mesmo acidentes que na escala de Fá#, mas quando "descer" a escala, você utiliza os Bequadros, quando for necessário.

    Veja se é isso.

    makumbator
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: makumbator
    · votar


    Serek

    Sim, use o bequadro, ele cancela qualquer alteração, deixando a nota "natural". Fica confuso escrever o bemol nesse caso, pois ele usado na nota(sol por exemplo), não a tornaria natural, (não seria sol natural e sim sol bemol), pois o sustenido, bemol, dobrado sustenido e dobrado bemol ocorrente(bemol nesse caso)não leva em conta o sustenido já presente na da armadura.

    Sim a ordem de entrada do sustenidos é obrigatoriamente a seguinte(ciclo das quintas):

    1 sustenido(fá): tonalidades de sol maior e mi menor

    2 sustenidos (fá,dó): tonalidades de ré maior e Si menor

    3 sustenidos (fá,dó,sol): tonalidades de Lá maior e fá# menor

    4 sustenidos(fá,dó,sol,ré): tonalidade de mi maior e dó# menor

    5 sustenidos(fá,dó,sol,ré,lá):tonalidades de si maior e dó#menor

    6 sustenidos (fá,dó,sol,ré,lá,mi): tonalidades de Fá# maior e sol#menor

    7 sustenidos(fá, dó,sol, ré, lá, mi, si): tonalidades de Dó# maior e lá#menor


    Depois o ciclo dos bemóis(ciclo das quartas):


    1 bemol(si): Tonalidades de Fá maior e ré menor

    2 bemóis(si, mi): tonalidades de Sib maior e Sol menor

    3 bemóis(si, mi, lá):tonalidades de mib maior e dó menor

    4 bemóis(si, mi, lá, ré):tonalidades de láb maior e fá menor

    5 bemóis(si, mi, lá, ré, sol):tonalidades de réb maior e sib menor

    6 bemóis(si, mi, lá, ré, sol, dó): tonalidades de solb maior e mib menor

    7 bemóis(si, mi, lá, ré, sol, dó, fá): tonalidades de dób maior e láb menor


    Lembrando que nas peças sem nenhum acidente na armadura, teremos ou trecho em dó maior ou sua relativa em lá menor, ou ainda peça pantonal(ou atonal), serial, e ou muito cromática. Em que também não se usa nenhuma armadura de tonalidade.


    Lembre-se que vc não pode organizar os acidentes em uma ordem aleatória(mesmo que sejam os corretos de determinado tom), mas apenas nessa ordem específica que passei.

    Serek
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Fica confuso escrever o bemol nesse caso, pois ele usado na nota(sol por exemplo), não a tornaria natural, (não seria sol natural e sim sol bemol), pois o sustenido, bemol, dobrado sustenido e dobrado bemol ocorrente(bemol nesse caso)não leva em conta o sustenido já presente na da armadura.

    aqui esta a resposta para a minha duvida...

    Obrigado a todos.. xDD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre Montagem de Escala Menor