Autor |
Mensagem |
Serek Veterano |
# fev/09
Ao escrever a escala menor de ,por exemplo:
Do# Maior coloco a clave de sol, a armadura de clave (7#) e as notas de do a do... ok.
ai vou montar 1o a relativa: La# menor Clave de sol, armadura de clave (7#) e as notas de la a la ok.
ai vem o problema quando estou montando a harmonica e a melodica a harmonica substitui-se a 7m por 7M e a melodica a 6 e a 7 m por 6 e 7 M
na harmonica: Clave, armadura (7#) e quando vou colocar o Sol devo colocar apenas 1 sustenido (somando este ao da armadura de clave) na frente ou 2 (como se cancelace o da armadura e esse passa a valer)
na melodica: na subida devo colocar na subida 1 sustenido no do e um no si e na descida 1 bequadro em cada ou um b (assim zerando a soma para o da armadura)
eu acho que eh meio obvio, eu ate acho que eu ja sei a resposta pra isso tudo mas e bom ter certeza.... xDD (minha resposta imaginaria: 1# no do e na descida 1 bequadro em cada)
ah e uma ultima duvida: posso montar a armadura de clave do jeito que eu quiser?? (quero dizer sei que tem a ordem dos b e dos # seguindo o ciclo de quintas, mas digo a ordem de que fa escolher por exemplo se eu tiver que escrever a escala de Fa# posso escolher na armadura colocar o Fa na primeira linha superior ou no espaco logo abaixo do sol (da clave))
|
gugablues Veterano |
# fev/09
· votar
Serek
k cara nao entendo nada de partitura heheheeheh
|
thomasmoura Veterano |
# fev/09
· votar
Acredito que os acidentes da armadura possiveis são aqueles do circulo de 5a`s.
Se a musica está principalmente no tom de C maior ou A menor, vc não muda os acidentes da armadura, adicione os acidentes da escala na propria nota.
Não sei se existe tom que tenha os acidentes das escalas menores, e se houver é coincidencia. Não se indica escala menor harmonica ou melodica na armadura de clave.
Em algumas situações se for conveniente vc pode mudar a os acidentes da armadura de um trecho ou de um compasso para um outro tom, mas é só.
|
Serek Veterano |
# fev/09
· votar
Gugablues
Novato...
thomasmoura
entao nao quis dizer que quero representar os acidentes das escalas menores harmonica e melodica na armadura, so nao sei se: - o sustenido da armadura soma com o que eu vou colocar por exemplo na escala de Fa# Maior
--------------------------- # ----#------------------o-- # #o --------------------o------ # o --#------------o---------- # o ------------o-------------- o
sua menor relativa = Re# ai esta representada a menor melodica, so nao tenho certeza se na menor melodica, na hora de descer a escala eu devo colocar um bequadro ou um b (obs: nao estou falando no braco da guitarra eh mais uma duvida teorica mesmo)
|
makumbator Moderador
 |
# fev/09
· votar
Serek Não, vc não pode colocar os acidentes fora da ordem padrão(tanto no ciclo dos sustenidos quanto nos ciclos de bemóis). Qunado a música é muito cromática, ou de tonalidades sempre modificando a todo instante, é melhor escrever como na música pantonal ou serial: sem armadura de tonalidade, com acidentes apenas nas notas no decorrer da peça.
|
Serek Veterano |
# fev/09
· votar
makumbator
hehe... nao deu certo minha tentativa de pentagrama xDD eu sei que a ordem dos # na armadura eh a do ciclo de quintas, o que nao entendo e como devo escrever a menor melodica por exemplo de Fa# Maior
Re# Mi# Fa# Sol# La# Si# Do##(aquela cruz com 4 pontos = ## nao??) Re# Do# Si La# Sol# Fa# Mi# e Re#
a armadura de clave vai conter os sustenidos nas notas: Fa Do Sol Re La Mi
meu professor me pediu para escrever todas as escalas maiores seguidas de suas menores (relativas, harmonicas e Melodicas). Quando chega na melodica de Fa# eu nao sei se devo colocar um bequadro na descida em Si e em Sol ou se devo colocar um bemol em cada como se tivesse diminuindo o # antes colocado (na subida)
obs: na subida eu apenas coloco 1 # no Si e outro no Sol correto (que vai ser "somado" ao da armadura)???
|
Luiz Almeida Veterano |
# fev/09
· votar
Serek
Deixa ver se eu entendi!
Na escala de Fa# você coloca os acidentes correspondentes a escala na armadura da Clave, certo? F# - G# - A# - C# - D#
Na escala relativa menor de Fá#, que é o Ré#, você monta os mesmo acidentes que na escala de Fá#, mas quando "descer" a escala, você utiliza os Bequadros, quando for necessário.
Veja se é isso.
|
makumbator Moderador
 |
# fev/09 · Editado por: makumbator
· votar
Serek
Sim, use o bequadro, ele cancela qualquer alteração, deixando a nota "natural". Fica confuso escrever o bemol nesse caso, pois ele usado na nota(sol por exemplo), não a tornaria natural, (não seria sol natural e sim sol bemol), pois o sustenido, bemol, dobrado sustenido e dobrado bemol ocorrente(bemol nesse caso)não leva em conta o sustenido já presente na da armadura.
Sim a ordem de entrada do sustenidos é obrigatoriamente a seguinte(ciclo das quintas):
1 sustenido(fá): tonalidades de sol maior e mi menor
2 sustenidos (fá,dó): tonalidades de ré maior e Si menor
3 sustenidos (fá,dó,sol): tonalidades de Lá maior e fá# menor
4 sustenidos(fá,dó,sol,ré): tonalidade de mi maior e dó# menor
5 sustenidos(fá,dó,sol,ré,lá):tonalidades de si maior e dó#menor
6 sustenidos (fá,dó,sol,ré,lá,mi): tonalidades de Fá# maior e sol#menor
7 sustenidos(fá, dó,sol, ré, lá, mi, si): tonalidades de Dó# maior e lá#menor
Depois o ciclo dos bemóis(ciclo das quartas):
1 bemol(si): Tonalidades de Fá maior e ré menor
2 bemóis(si, mi): tonalidades de Sib maior e Sol menor
3 bemóis(si, mi, lá):tonalidades de mib maior e dó menor
4 bemóis(si, mi, lá, ré):tonalidades de láb maior e fá menor
5 bemóis(si, mi, lá, ré, sol):tonalidades de réb maior e sib menor
6 bemóis(si, mi, lá, ré, sol, dó): tonalidades de solb maior e mib menor
7 bemóis(si, mi, lá, ré, sol, dó, fá): tonalidades de dób maior e láb menor
Lembrando que nas peças sem nenhum acidente na armadura, teremos ou trecho em dó maior ou sua relativa em lá menor, ou ainda peça pantonal(ou atonal), serial, e ou muito cromática. Em que também não se usa nenhuma armadura de tonalidade.
Lembre-se que vc não pode organizar os acidentes em uma ordem aleatória(mesmo que sejam os corretos de determinado tom), mas apenas nessa ordem específica que passei.
|
Serek Veterano |
# fev/09
· votar
Fica confuso escrever o bemol nesse caso, pois ele usado na nota(sol por exemplo), não a tornaria natural, (não seria sol natural e sim sol bemol), pois o sustenido, bemol, dobrado sustenido e dobrado bemol ocorrente(bemol nesse caso)não leva em conta o sustenido já presente na da armadura.
aqui esta a resposta para a minha duvida...
Obrigado a todos.. xDD
|