Dúvida de escala

    Autor Mensagem
    willobao
    Veterano
    # nov/03


    Por favor, comecei a estudar escala agora, bixei o curso do crifraclub, e tnetei criar escalas maiores a partir do V grau da anterior e nao consegui gerar a de F!
    Outra dúvida em relação as menores, tentei gerar a partir do VI grau e nao consegui gerar as de Cm, Fm, Gm!
    Alguém poderia me explicar...
    Obrigado
    William

    Digao
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    nao conseguiu como??? qq deu errado???

    Matheus SSP
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Ué, cara, é só seguir a disposição de tons e semitons.

    Quando você tentou gerar a escala a partir do V grau você está falando do ciclo de quintas, certo? Então no caso, partindo da escala de C, a próxima que você tem que gerar é a de G, que vai ocasionar a mesma escala de C só que com o F#.

    As menores você nem precisa se preocupar. no campo harmônico maior, o VI grau é relativo menor do I, então a mesma escala que você tocar de C vai valer para Am.

    willobao
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    É o seguinte, seguindo o V grau da escala maior anterior, atento de que a escala maior é formada por (I tom II tom III tom IV tom V semitom VI tom VII tom VIII) teoricamente a escala que geraria a de F seria a de B porém seu V grau é F#! E agora? Já as menores que são formadas pelo VI grau (ou relativa) da escala maior nao consegui gerar as escalas de Cm,Fm e Gm. Não que eu nao conheça as escalas, mais eu queria mesmo entender da formação das mesmas.
    Obrigado
    William

    Digao
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    usa busca... procura por modos gregos... tem bastante coisa...

    Matheus SSP
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    willobao

    Tá... acho que entendi o que você quis dizer.

    Tipo, tente fazer o seguinte: Esqueça as escalas menores por enquanto.

    Aí, seguindo a disposição de tons e semitons, gere a escala de dó maior.

    Depois começe um ciclo de quintas. Tipo, dó (I), ré (II), mí (III) fá (IV), SOL (V). Aí começe a partir do sol a traçar aquela mesma disposição de tons e semitons que você utilizou pra fazer a de dó. você vai notar que vai aparecer um F#.

    Aí você recomeça o mesmo processo, mas lembre-se que cada escala que gerar em seguida vai "herdar" os sustenidos e bemóis das notas que vieram juntas.

    Construa o campo harmônico maior assim, aí depois a gente passa pros ciclos de quartas e tons menores. mas primeiro tente ver se dessa forma facilita. Se não, qualquer dúvida pergunta que a gente tenta esclarecer.

    willobao
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Tá, gerando desse modo as escalas subsequentes a partir do V grau serão:
    G G# A A# B C C# D D# E F#
    GAlera me desculpem se parece claro para vcs é que to começando agora e nao quero deixar de aprender isso!
    Obrigado

    HaKaN
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    eh soh pega a tonica q vc quer e começar a escala do 5º grau. a menor é relativa,ela vai cair no 2º shape da natural.

    Quebrador de Corda Sí
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Cara, eu viajo nessa parada de escala... não entra na minha cabeça... vou ter que disponibilizar mais tempo para estudo. Mas antes irei terminar de executar os exercícios do nosso amigo MICHEL TOP do outro tópico.

    Grato

    qew
    Veterano
    # out/08
    · votar


    a essas hras o willobao ja toca melhor q a gorda sueca...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida de escala