Como estudar escalas?

    Autor Mensagem
    Lucas Copin
    Veterano
    # fev/09


    Pessoal, eu toco tem quase um ano, mas comecei a estudar as escalas a serio tem pouco tempo. Gravei os shapes da Escala maior e da pentatonica,baseado no CAGED. Mas eu vinha pesquisando, e descobri que desse jeito é errado, o certo seria estudar as escalas por seus intervalos.
    Pois, bem comecei a fazer isso(meio desorientado,já que não tenho professor), mas meu desenvolvimento seguindo esse novo método tem sido muito lento, e cada passo que eu dou eu vejo que o caminho fica dois passos maior...eu sei que memorizando os shapes você fica sem base teórica nenhuma,mas pelo menos eu consigo fazer uns improvisos com minha banda, uns solinhos...essas coisas. Tenho medo de criar(ou já ter criado) um vicio em relação aos shapes, pois sei que depois é dificil se livrar dele...
    Enfim, isso tá queimando minhas idéias agora...Memorizar os shapes e tocar, e no futuro me preocupar mais com a teoria, ou já estuda-la mais a fundo desde agora?
    Dêem a opinião de vocês por favor.
    Abraços!

    Richard Guitar
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Tente vizualizar os acordes dentro da escala, Eu acho bem mais fácil.

    Quando tiver estudando uma nova escala, estude os acordes dessa nova escala, as inversões, treine as vizualizações em duetos, triades, tétrade.

    Em vez de digitar de uma em uma nota usando apenas uma corda, digite de duas em duas notas usando duas cordas ao mesmo tempo, de tres em tres..... e assim por diante.

    Abraço.

    guitarRox_fpl
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Richard Guitar

    cara vc abriu meus olhos agora...
    eu nunca tinha pensado em visualisar os acordes dentro da escala, dessa maneira fica melhor pra enxergar as notas alvos num improviso é só bota as notas do acorde visualizando ele dentro da escala...

    ex: C

    8-----10--1213
    8-----10--1213
    ---9--10--12
    ---9--10--12
    8-----10--12
    8-----10--12


    Muito boa sua observação

    guitarRox_fpl
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ops em negrito as notas alvos de um C maior Modo Jônio.

    Alguem me corrije se estiver errado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como estudar escalas?