Está certa minha ideia de campo harmonico?

    Autor Mensagem
    carnicinha
    Veterano
    # fev/09


    Bom, andei estudando campo harmonico e agora preciso que alguém confirme se está certo minha ideia. rsrsrs

    Escala maior natural: T - T - ST - T - T - T - ST - T
    No tom de lá maior seria: A B C# D E F# G# A?
    Colocando no campo harmonico maior: A Bm C#m D E F#m G#° A


    Escala menor natural: Tonica - T - ST - T - T - ST - T - T
    No tom de lá seria: A B C D E F G A
    Colocando no campo harmonico menor: Am B° C Dm Em F G Am


    Está certo minha ideia?

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # fev/09
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    carnicinha
    isso
    é so voce pensar no campo de C maior

    thomasmoura
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: thomasmoura
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    Só uma dica:

    O campo de acordes (p/ nao ficar redundante) menor correto é o da escala menor harmonica.

    Na verdade é uma mistura da menor natural e harmonica. se tiver interesse explico melhor, pois agora to s/ meu material...

    Creamy Mule
    Veterano
    # fev/09
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    tá certo sim.
    mas o campo menor te dá mais opções devido a escala menor harmônica e melódica.

    carnicinha
    Veterano
    # fev/09
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    Humm obrigado galera, e como seria o a formula da escala menor harmonica e menor melodica? e seu campo harmonico?

    thomasmoura
    não entendi o que você quiz dizer, pode me explicar melhor? XDD

    tem interesse sim xD

    Creamy Mule
    Veterano
    # fev/09
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    cara, google.
    é fácil de achar isso.
    to com preguiça de detalhar
    mas pra não passar batido: aumenta meio tom na VII na natural e tu tem a harmônica
    aumenta meio tom na VI e na VII e tu tem a melódica ascendente (a melódica descendente é igual a natural)

    fizeram a harmônica pra criar uma tensão ali na VII pra I assim como tem na escala maior.
    e a melódica fizeram pq com a alteração da harmônica ficou meio ruim de cantar a 2a aumentada.

    Creamy Mule
    Veterano
    # fev/09
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    aí dependendo da sua "intenção" você escolhe o que usar nesses graus com mais de uma opção.

    qew
    Veterano
    # fev/09
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    até onde eu sei é assim:

    Menor Melodica:

    IIIb

    C - D - Eb - F - G - A - B - C

    Menor Harmonica:

    IIIb e VIb

    C - D - Eb - F - G - Ab - B - C

    =D

    carnicinha
    Veterano
    # fev/09
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    E como seria o campo de acordes da menor melodica e menor harmonica?

    qew
    Veterano
    # fev/09
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    Menor Harmonica:

    Im7M IIm7(b5) III7M(#5) IVm7 V7 VI7M VII#dim


    Menor Melodica:

    Im7M - IIm7 - bIII7M(#5) - IV7 - V7 - VIm7(b5) - VIIm7(b5)

    carnicinha
    Veterano
    # fev/09
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    qew
    muito obrigado!!
    mas se não for muito encomodo, pode me dizer o que significa (b5) (#5)?

    Seria o (b5) 5 diminuta ou 4 aumentada?

    e o (#5) 5 aumentada ou 6 menor?

    obrigado mais uma vez!!!

    thomasmoura
    Veterano
    # fev/09
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    Carnicinha

    O que Creamy Mule e o qew disseram esta correto, então vou explicar o porque disso.

    No campo harmonico maior a sequencia de acordes "logica" seria, no tom de C maior:

    C maior que leva ao F maior que leva ao G7 (acorde de maior tensao) tende a voltar ao C maior. Por essa funçao do acorde G7 é chamado de Dominante.

    Se vc tentar fazer essa progressao no campo harmonico do La menor natural, o E menor nao vai te direcionar a voltar à tonica (La menor), não possuindo a funçao dominante.

    Para criar essa funçao é necessario usar a escala menor harmonica.

    O site www.musictheory.net explica bem isso, e de forma mais didatica, c/ multimidia. Mas é em ingles.

    carnicinha
    Veterano
    # fev/09
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    thomasmoura
    Então no caso de D o acorde dominante seria A7?

    luckseven
    Veterano
    # fev/09
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    Seria o (b5) 5 diminuta ou 4 aumentada?

    e o (#5) 5 aumentada ou 6 menor?


    É a mesma coisa.
    Isso se chama enarmonia

    Por exemplo:
    A (#4) de C é Fá#
    A (b5) de C é Solb

    Reparou a essas notas são as mesmas muda apenas a nomenclatura.

    luckseven
    Veterano
    # fev/09
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    NO site jazzbossa.com tem tudo isso

    qew
    Veterano
    # fev/09
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    carnicinha

    é isso que o luckseven disse, mas vc pode pensar de uma forma mais simplificada pra por na pratica, para formar os acordes:

    Acordes com quarta aumentada (#4 ou 4aum) ou com quinta diminuta (b5), é acrescentada uma nota 3 tons acima da tonica

    Acordes com quinta aumentada (#5 ou 5+) ou Sexta menor (6m), são 4 tons acima da tônica

    carnicinha
    Veterano
    # fev/09
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    huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum, entendi valeuzão pessoal!
    agora só respondendo uma dúvida...

    Então no caso de D o acorde dominante seria A7?

    thomasmoura
    Veterano
    # fev/09
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    Correto, o acorde dominante é o acorde V, no caso do D maior é o A7.

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