Autor |
Mensagem |
carnicinha Veterano |
# fev/09
Bom, andei estudando campo harmonico e agora preciso que alguém confirme se está certo minha ideia. rsrsrs
Escala maior natural: T - T - ST - T - T - T - ST - T No tom de lá maior seria: A B C# D E F# G# A? Colocando no campo harmonico maior: A Bm C#m D E F#m G#° A
Escala menor natural: Tonica - T - ST - T - T - ST - T - T No tom de lá seria: A B C D E F G A Colocando no campo harmonico menor: Am B° C Dm Em F G Am
Está certo minha ideia?
|
Eddie Van Hallen Veterano |
# fev/09
· votar
carnicinha isso é so voce pensar no campo de C maior
|
thomasmoura Veterano |
# fev/09 · Editado por: thomasmoura
· votar
Só uma dica:
O campo de acordes (p/ nao ficar redundante) menor correto é o da escala menor harmonica.
Na verdade é uma mistura da menor natural e harmonica. se tiver interesse explico melhor, pois agora to s/ meu material...
|
Creamy Mule Veterano |
# fev/09
· votar
tá certo sim. mas o campo menor te dá mais opções devido a escala menor harmônica e melódica.
|
carnicinha Veterano |
# fev/09
· votar
Humm obrigado galera, e como seria o a formula da escala menor harmonica e menor melodica? e seu campo harmonico?
thomasmoura não entendi o que você quiz dizer, pode me explicar melhor? XDD
tem interesse sim xD
|
Creamy Mule Veterano |
# fev/09
· votar
cara, google. é fácil de achar isso. to com preguiça de detalhar mas pra não passar batido: aumenta meio tom na VII na natural e tu tem a harmônica aumenta meio tom na VI e na VII e tu tem a melódica ascendente (a melódica descendente é igual a natural)
fizeram a harmônica pra criar uma tensão ali na VII pra I assim como tem na escala maior. e a melódica fizeram pq com a alteração da harmônica ficou meio ruim de cantar a 2a aumentada.
|
Creamy Mule Veterano |
# fev/09
· votar
aí dependendo da sua "intenção" você escolhe o que usar nesses graus com mais de uma opção.
|
qew Veterano |
# fev/09
· votar
até onde eu sei é assim:
Menor Melodica:
IIIb
C - D - Eb - F - G - A - B - C
Menor Harmonica:
IIIb e VIb
C - D - Eb - F - G - Ab - B - C
=D
|
carnicinha Veterano |
# fev/09
· votar
E como seria o campo de acordes da menor melodica e menor harmonica?
|
qew Veterano |
# fev/09
· votar
Menor Harmonica:
Im7M IIm7(b5) III7M(#5) IVm7 V7 VI7M VII#dim
Menor Melodica:
Im7M - IIm7 - bIII7M(#5) - IV7 - V7 - VIm7(b5) - VIIm7(b5)
|
carnicinha Veterano |
# fev/09
· votar
qew muito obrigado!! mas se não for muito encomodo, pode me dizer o que significa (b5) (#5)?
Seria o (b5) 5 diminuta ou 4 aumentada?
e o (#5) 5 aumentada ou 6 menor?
obrigado mais uma vez!!!
|
thomasmoura Veterano |
# fev/09
· votar
Carnicinha
O que Creamy Mule e o qew disseram esta correto, então vou explicar o porque disso.
No campo harmonico maior a sequencia de acordes "logica" seria, no tom de C maior:
C maior que leva ao F maior que leva ao G7 (acorde de maior tensao) tende a voltar ao C maior. Por essa funçao do acorde G7 é chamado de Dominante.
Se vc tentar fazer essa progressao no campo harmonico do La menor natural, o E menor nao vai te direcionar a voltar à tonica (La menor), não possuindo a funçao dominante.
Para criar essa funçao é necessario usar a escala menor harmonica.
O site www.musictheory.net explica bem isso, e de forma mais didatica, c/ multimidia. Mas é em ingles.
|
carnicinha Veterano |
# fev/09
· votar
thomasmoura Então no caso de D o acorde dominante seria A7?
|
luckseven Veterano |
# fev/09
· votar
Seria o (b5) 5 diminuta ou 4 aumentada?
e o (#5) 5 aumentada ou 6 menor?
É a mesma coisa. Isso se chama enarmonia
Por exemplo: A (#4) de C é Fá# A (b5) de C é Solb
Reparou a essas notas são as mesmas muda apenas a nomenclatura.
|
luckseven Veterano |
# fev/09
· votar
NO site jazzbossa.com tem tudo isso
|
qew Veterano |
# fev/09
· votar
carnicinha
é isso que o luckseven disse, mas vc pode pensar de uma forma mais simplificada pra por na pratica, para formar os acordes:
Acordes com quarta aumentada (#4 ou 4aum) ou com quinta diminuta (b5), é acrescentada uma nota 3 tons acima da tonica
Acordes com quinta aumentada (#5 ou 5+) ou Sexta menor (6m), são 4 tons acima da tônica
|
carnicinha Veterano |
# fev/09
· votar
huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum, entendi valeuzão pessoal! agora só respondendo uma dúvida...
Então no caso de D o acorde dominante seria A7?
|
thomasmoura Veterano |
# fev/09
· votar
Correto, o acorde dominante é o acorde V, no caso do D maior é o A7.
|