Capacitor Ibanez 330 pF - Dúvida

    Autor Mensagem
    sidious
    Veterano
    # fev/09


    Vou refazer a parte eletrônica de uma Ibanez RX 350,

    O wiring diagram pode ser encontrado no link abaixo..

    http://www.ibanez.com/support/wiringdiagrams.aspx

    Ano 1994, Modelo RX350..

    No Potenciômetro de volume é utilizado um capacitor de 330 pF.. a minha dúvida é a seguinte eu não encontrei um capacitor desse para venda ainda..

    Ele seria de 330pF ou 0.00033 uF, se eu utilizar um maior por exemplo de 10uF no lugar.. teria algum problema, isso prejudica de alguma forma ou não faz diferença?

    Valeu!

    ogaitnas
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    No quesito uninda uF pF eu não vou opinar pq me confundo com isso direto (costumo levar tudo anotado na loja para evitar cags), mas no quesito se trocar influencia alguma coisa na guita, com certeza, vc deixa passar mais agudos ou graves (depende como liga), ou corta frequências x ou y, conforme o capacitor e onde ele vai ligado, se vc pretende manter o timbre da guita, sugiro que ache ou um de valor igual a este, ou um valor bastante próximo que consiga, diferença muito grande de valor com certeza vai mudar o som e vc perceberá no ouvido fácil...

    Rikrdo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    sidious
    Bom amigo pelo que vi no esquema esse capacitor serve para quando diminuir o volume da guitarra não haver perda de agudos.
    O valor usado para isso é de no máximo 1nF = 1000pf = 0,001uF.
    Procure capacitores com valores de 220pf a 1000pF. Se não encontrar não precisa usar nada no local...deixe sem ele que funciona do mesmo jeito....a tal "perda de agudos" só é perceptivel a ouvidos treinados e quando se abaixa o volume na guitarra pra controlar saturação de amps ou pedais.

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    sim, é uma diferença absurda entre 330pf e 10uf

    procura por 220pf ou 470pf que sao valores comuns..

    SAULO FLORESTEIRO
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    AMIGO,
    No pot de Volume não precisa usar nada. Somente no pot de tone é usado um capacitor de 470pF para Humbuckings ou 220pF para captadores single coil. Essa ligação, como disse Rikrdo, é apenas para evitar perda de ganho nos agudos com o volume (do potenciometro) baixo. As vezes eu curto essa perda usando pots Log no volume e girando aos poucos no sentido de aumentar o volume... que sobe rapidamente no final - criando o efeito SLOW ATACK!
    AbÇ.

    Rikrdo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    SAULO FLORESTEIRO
    AMIGO,
    No pot de Volume não precisa usar nada. Somente no pot de tone é usado um capacitor de 470pF para Humbuckings ou 220pF para captadores single coil.


    Só corrigindo, o valor usado no pot de tone é 22nF = 22000pF ou 47nF = 47000pf.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Capacitor Ibanez 330 pF - Dúvida