Autor |
Mensagem |
estúpido Veterano |
# fev/09
Minha banda vai gravar uma demo mês que vem.. composta de músicas proprias,, entaum queria saber qual instrumento grava 1º ,, bateria; baixo ; guitarra..... Valeu.!!!!
|
mum Veterano |
# fev/09
· votar
estúpido normalmente é essa ordem que vc falou mesmo.. antes da bateria uma guia de guitarra no metronomo e voz. alguns estudios fazem gravação ao vivo tb, ai gravam todos instrumentos juntos e depois a voz. Mas nada impede de gravar bateria, guitarra e baixo, por exemplo. Mas bateria baixo e guitarra é a que costuma funcionar melhor.
|
Creamy Mule Veterano |
# fev/09
· votar
Nunca gravei nada e não sei se estou falando bobagem, mas acredito que a ordem dos fatores não altere o produto. Sendo assim, grave na ordem que achar melhor - tem gente que grava "ao vivo" inclusive e tem ótimos resultados. boa sorte, posta aqui depois pra gente conferir.
|
Creamy Mule Veterano |
# fev/09
· votar
mum não vi que você tinha postado isso. ficou meio redundante meu post agora.
|
estúpido Veterano |
# fev/09
· votar
Vou postar aki sim... tipo a gravação tah custando R$ 80,00 por música... e vamos gravar 4,,,, e vou decidir ainda se gravo tdos os instrumentos juntos ou um de cada vez.. com qual consegueria melhores resultados..?
|
André Castro Moderador |
# fev/09
· votar
gravando cada um separado acho q fica melhor....o músico tera q ficar mais atento e dar mais garra qdo for gravar sua parte!
quando minha banda tava no estúdio:
1º gravamos baixo e bateria juntos (o batera dentro do estúdio e o baixista do lado de fora), 2º gravei a guitarra, 2ª guitarra e violão 3º vozes
|
Deji Veterano |
# fev/09
· votar
Guia (Metronomo, Guitarra ou teclado e Voz) Bateria Baixo Guitarras Vocais
|
Creamy Mule Veterano |
# fev/09
· votar
Deji mas isso é só uma recomendação, certo? não precisa ser assim pra soar bem, né? porque no final tudo vai ser mixado junto e a ordem que gravou não vai importar na qualidade (supondo que todos tenham gravado suas partes corretamente). fiquei em dúvida pq nunca gravei nada e sempre achei que ordem não importava.
|
leviribeiro Veterano |
# fev/09
· votar
estúpido
cara... o mais aconselhável é gravar primeiro uma guia, com teclado e voz, violao e voz em cima do metronomo ali batendo na mente....
depois vem a bateria, creio que a ordem é gravar intrumentos mais ritmicos primeiro...
depois vem o baixo , teclados, guitarras..
e por fim as vozes...
na minha banda a gente grava assim...
abçs
|
Deji Veterano |
# fev/09
· votar
Creamy Mule è legal gravar assim, pq o foco fica em cada musico individualmente, o que limita a possibilidade de passar erros, se o estudio tem 3 salas, separadas pra gravar os intrumentos, até poderolar junto... mas na mesma sala é complcado, pq o mic da caixa da bateria vai captar sobras de guitarra e baixo e vice e versa... na hora de mixar fica uma bosta...
|
Thanga Veterano |
# fev/09
· votar
Minha banda gravo duas demos eses dias, so ke eu nao pude participar!
quando a gent colocar no youtubiu, eu coloco aki pra vc's escutarem!
abraçoss
|
Thanga Veterano |
# fev/09
· votar
Deji
o q é feito na mixagem da musica? o qq eles normalmente mudam???
valew
|
pasb2006 Veterano |
# fev/09
· votar
estúpido
Vocês podem gravar ao vivo também, gravar tudo ao mesmo tempo. Acho que a gravação fica melhor, mais viva e menos robótica. Se faltar algo, pode se fazer overdubs.
|
Deji Veterano |
# fev/09 · Editado por: Deji
· votar
Thanga mixagem é onde é feita a edição de erros, equalização de frequencias, adição de efeitos, etc...
é quando vc ajusta os volumes dos intrumentos, alinha timbre de caixa, bumbo, guitarra, baixo, tira ou coloca grave, medios, agudos, coloca-se reverb, etc...
|
guilhermerizzo Veterano |
# fev/09
· votar
Thanga Deji
Na verdade, mixar a gravação é colocar todas as faixas juntas, ou seja, misturar as faixas (to mix, em inglês, significa misturar) e para fazer uma boa mistura se faz estas coisas que o brother Deji citou aí em cima, além de outras, como o ajuste panorâmico de cada faixa, colocando mais para a esquerda, mais para direita ou no centro da gravação.
|
Paulo Frusciante Veterano |
# fev/09
· votar
po interessante isso aqui.
Guia (Metronomo, Guitarra ou teclado e Voz)
como assim? num entendi. o que seria essa guia? =/
|
Creamy Mule Veterano |
# fev/09
· votar
Paulo Frusciante
pelo que eu entendi é algo pra servir de guia (metrônomo, guitarra base e vocal bem simples) para os outros gravarem suas partes ouvindo - pra não tocar as escuras, sabe? isso que eu entendi. posso estar errado.
|
Paulo Frusciante Veterano |
# fev/09
· votar
ah sim, acho que entendi =D
|
Dark Fallen Angel Veterano |
# fev/09
· votar
Aproveitando o embalo... Na guita solo, se coloca reverb individual ou deixa isso pra depois, na mixagem colocar reverb em tudo?
|
alfredmad Veterano |
# fev/09 · Editado por: alfredmad
· votar
Dark Fallen Angel O reverb, quando necessário, se coloca na mixagem. Porque enquanto todos os instrumentos não estão juntos fica difícil saber se o efeito está na dose certa. E dessa maneira é possível editar o efeito posteriormente.
Obs.: se sua intenção é "engordar" o som da guitarra então é melhor dobrá-las. Isso demora mais, mas fica com uma sonoridade melhor...
|
estúpido Veterano |
# fev/09
· votar
Vcs axam q o preço da gravação tah bom,, 80,00 por música.?
|
Dark Fallen Angel Veterano |
# fev/09
· votar
alfredmad Vlw, eu tava com essa duvida. Então o reverb individual para a guitarra só ao vivo?
|
psda Veterano |
# mar/13
· votar
ai pessoal,boa tarde,se cvs fossem ultilzar um software para produção de musica qual seria o melhor? protools ou samplitude,ou tem outro melhor? obrigado
qual soft para produção é o mais usado e profissional do mundo?
|
brunowebguitar Veterano |
# mar/13
· votar
psda Pro Tools é o padrão da indústria fonográfica. Se quer começar um estúdio, tem que ter Pro Tools. Se você vai fazer gravações em casa, pode usar o software que quiser, pode até ser o Reaper, que é "gratis" e é muito bom. Se pretende trabalhar com produção, não usa nenhum software atualmente, e quer pegar familiaridade com algum, é melhor começar no Pro Tools mesmo!!
|
mario31201 Membro Novato |
# ago/15
· votar
onde ligo os instrumentos para gravar? na mesa certo? e depois para ligar a mesa ao computador para ter acesso aos instrumentos todos que estou a gravar como faço?
|
JJJ Veterano
|
# ago/15 · Editado por: JJJ
· votar
mario31201
Se você tem a mesa e uma placa de som comum (do tipo que só tem entrada "line in" ou, pior, só "mic in"...) não tem muito jeito... vai ter que ligar a saída da mesa (line out) ao "in" da placa, ajeitando com cuidado os volumes de tudo, pra não estourar.
No entanto, o que muitos "home studios" utilizam é uma interface de áudio, que tem entradas para instrumento, microfone e linha e saídas de linha e headphone, dispensando a mesa. Além disso, elas próprias permitem a "gravação" do som, dispensando placa de som no computador. Algumas placas (internas) de som mais "completas" também permitem essas conexões todas, mas não as placas onboard comuns.
|