Dúvida sobre esse desenho de Escala

    Autor Mensagem
    Guit4rSl4yer
    Veterano
    # jan/09


    Alguem poderia me dizer como eu leio esse tipo de tablatura?

    http://www.cifraclub.com.br/contrib/img/cursos/curso-de-violao-guita rra13_image48_1135256506.gif

    tipo...se todos esses lugares com bolinhas é pra tocar...se é só as brancas ou só as pretas, se tem que tocar alguma parte tudo junto como se fosse uma nota sóe talz...

    e tipow...nesse mesmo tipo de escala eu vi um que era marcado letras do lado dos numeros..assim... T 6M 5M oque significa isso? alguem me explica por favor ..eu imploro.. :P vlws gente

    Nycolas
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    tipo...se todos esses lugares com bolinhas é pra tocar...se é só as brancas ou só as pretas
    As bolinhas Brancas são as tônicas... (Nesse caso Lá (A))
    as pretas são o restante da escala menor:
    B-C-D-E-F-G-A--B-C-D-E-F-G-A-B-C

    nessa ordem...
    Seria essa também a escala de C maior

    e tipow...nesse mesmo tipo de escala eu vi um que era marcado letras do lado dos numeros..assim... T 6M 5M oque significa isso?

    Quanto ao T = Tônica
    6M = Sexta Maior
    5M = Quinta Maior...

    se tem que tocar alguma parte tudo junto como se fosse uma nota sóe talz...

    essa é a escala de Am pra você criar solos...
    você deve praticar tocando uma nota de cada vez...

    para os acordes: B - C - Dm - Em (ou maior, caso você queira dar um som mais "diferente" na hora de voltar pro Am) - F- G - Am

    Qualquer duvida, tamos ae :D

    Serek
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    'e isso ai que o Nycolas falou acima esta correto...
    aproveitand o topico, so para nao criar outro...
    a escalas menores tem suas 3as bemolizadas correto?
    uma escala de Am ficaria

    A - B - C - D - E - F# - G# - A ???

    'e isso mesmo ou estou falando besteira?? ainda estou aprendendo escalas maiores com meu professor xD

    Nycolas
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Serek
    Na verdade existem 3 tipos de escala menor

    Escala menor natural
    Corresponde ao modo eólio antigo. Caracteriza-se pelo intervalo de um semitom entre o 2º e o 3º grau e também entre o 5º e 6º grau.

    A Escala menor natural pode ser formada a partir da sexta nota de uma escala maior:
    por exemplo, tomando a escala maior de dó:

    dó re mi fa sol la si do

    podemos formar a escala menor natural de lá:

    lá si dó ré mi fá sol lá

    O mesmo vale para todas as doze escalas maiores ocidentais.

    tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom

    Escala menor harmônica
    É igual a menor natural, só que o 7º grau, é aumentado em um semitom, construindo-se um intervalo de 2ª aumentada entre o 6º e o 7º grau da escala
    O sétimo grau se torna sensível, apresentando uma atração tonal maior do que a da escala menor natural. A modificação dá à escala uma sonoridade oriental, e pode-se ouvir sua influência nos acordes semidiminutos e nos acordes de sétima com nona bemol.

    tom, semitom, tom, tom, semitom, tom e meio, semitom

    Escala menor melódica
    Na escala menor melódica, além do 7º grau elevado em um semitom, a escala também eleva seu 6º grau em um semitom. Essa alteração é para facilitar o movimento melódico gerado entre o 6º e 7º graus da escala menor harmônica de 2ª aumentada. Sua forma é a seguinte:

    tom, semitom, tom, tom, tom, tom, semitom

    Espero ter ajudado...

    Serek
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    obrigado nycolas

    Nycolas
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Disponha ^^

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    Serek
    a escalas menores tem suas 3as bemolizadas correto?
    Correto. Como a Terça de A (Lá Maior) é um C#, a Escala de Am possui um C.

    uma escala de Am ficaria
    A - B - C - D - E - F# - G# - A ???

    Não. De Acordo com os Intervalos de Uma Escala Menor Natural, a Escala de Am é:
    A - B - C - D - E - F - G - A

    Valeu!!!

    Guit4rSl4yer
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Guit4rSl4yer
    · votar


    oi gente...tava viajando...vlw pela resposta... ajudaram bastante msm...flws

    Aust
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    desenterrando um poquinho rsrs e por favor se tiver alguém disposto pra responder eu agradeço mto ^^

    usando a escala, por exemplo, de C maior e A menor, se essas duas escalas têm as mesmas notas qual a diferença entre elas então?

    -se pegar escala de C: C Dm Em F G Am B

    -e a escala de Am seria : Am B C Dm Em F G

    e ai???


    Vlw

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Aust

    A diferença principal é que as duas tem tônicas diferentes: C e A

    Depois você tem os intervalos diferentes partindo das suas respectivas tônicas. No caso de C maior e A menor, vendo por intervalos, temos:

    Maior:
    Tônica (1a), 2a maior, 3a maior, 4a justa, 5a justa, 6a maior, 7a maior e oitava justa.

    T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8
    C, D, E, F, G, A, B, C

    Menor:
    Tônica (1a), 2a maior, 3a menor, 4a justa, 5a justa, 6a menor, 7a menor e oitava justa.

    T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8
    A, B, C, D, E, F, G, A

    As duas tonalidades são distintas. A sonoridade é diferente. A maior soa mais alegre e a menor mais triste e melancólica.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    Aust
    -se pegar escala de C: C Dm Em F G Am B
    Bem, vamos dar uma acertada num conceito aqui:
    Isso que vc citou é um Campo Harmônico e não uma Escala.
    Numa Escala, nosso camarada LeandroPanucci já apresentou a diferença que fica basicamente por conta dos Intervalos que caracterizam determinada Escala.
    Num Campo Harmônico a diferença fica por conta da Função Harmônica do Acorde numa determinada Progressão.
    Por exemplo: Numa Progressão Harmônica I-IV-V no Tom de Am vc teria Am-Dm-Em mas esta mesma progressão no tom de C passa a ser C-F-G. Toque estas duas sequências e perceba a diferença que existe, apesar dos Campos Harmônicos possuírem os mesmos acordes.
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre esse desenho de Escala