Autor |
Mensagem |
Venal Veterano |
# jan/09
Faz tempo que busco material sobre improviso na net mas meus improvisos ainda estão muito "manjados". Já lí vários tópicos aqui e aumentei meu conteúdo teórico, peguei umas vídeoaulas do Frank Gambale e Edu Ardanuy, compreendi +- .
Tenho uma noção de campo harmônico, progressões, escalas (penta, melódica...), modos gregos e técnica "suficiente". Minha dificuldade é juntar toda essa parte teórica pra produzir um solo legal sobre uma base!
Pergunto: Como devo estudar improviso? Tem algum exercício prático?
|
Thyagw Veterano |
# jan/09
· votar
Exercicio pratico é uma boa voce pegar umas backing tracks, principalmente de blues, e tentar improvisar. Uma dica é gravar seus improvisos pra voce poder analisar eles melhor.
EU sempre estudo meus improvisos assim: - Aquecimento básico (1-2-3-4 com metronomo, alguns licks e exercicios) - Escolho uma backing track e deixo ela repetindo - Escuto ela por 2min pra conhecer as mudanças de tom - Escolho 2 pentatônicas e 2 modos - Começo a improvisar, mas com poucas notas por compasso - Ai vem a parte seria. Coloco pra gravar, e dou meu maximo!
obs: Não esqueça de apagar os improvisos, a não ser os que ficam muito bons, porque senao entope o HD rapidinho.
|
ogner Veterano
|
# jan/09
· votar
Venal
Deixe sua mente livre de vicios, sinta a musica, ouça muita, boa e variadas musicas, estilos e ouça com senso critico atentando pras notas, acordes que fundamentam cada estilo...Misture tudo e pronto...
Acho que isso nao é exercicio pratico, hehehe, é mais mental mas ajuda!
Abço.
|
MauricioGT- Veterano |
# jan/09
· votar
ogner
Ae velho
Tenho o GuitarRig3 aki e não consigo gravar com ele, eu clico no rec mas não grava. Oq pode estar acontecendo? Eu to ligando a guita direto no pc...
|
ogner Veterano
|
# jan/09
· votar
MauricioGT-
Tem MP pra vc lá!!!
|
BulletForMyValentine Veterano |
# jan/09
· votar
Improvisando?
|
Eddie Van Hallen Veterano |
# jan/09
· votar
Venal é o que a galera disse pega uma bt, uma base, ou grava uma base e improvisa por cima tomando cuidado com as notas em que voce "descança" e se preocupando em fazer sempre frases melhores
|
Venal Veterano |
# jan/09
· votar
Thyagw ogner
Valeu pelos comentarios. Mas ainda não tenho essa sacada de pensar :" Po, nessa base acho que encaixa uma mixolídio..."
Minha visão de improviso: - As pentatônicas sobre a nota base do Campo Harmonico sempre funcionam pra mim, sobre qualquer nota ou progressão. - Tenho minhas frases que sempre funcionam. (mas ja enjoado de usa-las em todo solo). - Geralmente quando tento explorar melhor os modos fica uma bosta. - Não consigo explorar o tal "sentimento" que cada modo passa. - Se tenho uma progressão com notas exclusivamente maiores (tipo a I IV V) devo aplicar só os modos "maiores"?
Alguma dica que sempre funcione num improviso?
|
XurruS Veterano |
# jan/09
· votar
feeling cara é nesse ponto q a musica passa de ser algo apenas de estudo para a arte q é sinta a musica, deixa q entre em vc dai vc vai sola pra caramba
|
Eddie Van Hallen Veterano |
# jan/09
· votar
XurruS o cara nao sabe nem estudar improviso e voce ja ta falando em feeling primeiro ele tem que saber improvisar bem e com o tempo ele pega o feeling
|
Discípulo do Olavo de Carvalho Veterano |
# jan/09
· votar
Thyagw
- Escolho 2 pentatônicas e 2 modos
Como assim? Valeu
|
Thyagw Veterano |
# jan/09
· votar
Tipo Num blues, eu escolho 2 pentas e 2 modos pra eu usar e ficar neles, pro solo nao ficar diferente demais em algumas partes. Por exemplo, os que mais uso são: Penta Maior, Penta Alterada, Mixolídio e Dórico, ai trabalho o solo so nessas escalas
|