Peças para Les Paul Hand Made!

    Autor Mensagem
    RockOldSchool
    Veterano
    # jan/09


    To mandando fazer (ou talvez RE-fazer) uma Les Paul com um Luthier muito conceituado aqui na minha região. Ele vai usar como base um corpo (braço colado) de Les Paul tambem hand made, com mais de 25 anos de idade. As madeiras usadas nela (não me recordo agora os nomes, talvez Cedro Imperial, não tenho certeza) são de excelente qualidade (hoje são de comercialização proibida!!!) e ja estão super secas. Fiquei de comprar todo as ferragens, parte eletrica e os caps. Minha ideia era usa EMG ativo. Porem esse luthier me garantiu que a qualidade timbristica dela vai ficar tão alta que seria mais interessante caps passivo para acentuar o timbre da guitarra. Ele me indicou Gibson's originais (57 e 496). Mais ai iria gastar em torno de R$ 1.000,00 nos captadores. Fora todo o resto do material e o serviço do Lutheir. Gostaria de sugestões de materias alternativos de boa (alta) qualidade.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Tarraxas Wilkinson, ponte gotoh, captadores...nao vejo problema nenhum nos EMG ai...!

    Van_Lorien
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    RockOldSchool
    Cara, acho que essa de que EMGs não ficariam bem é besteira, já que a madeira pouquíssimo influencia quando se usa captadores ativos. Quanto as ferragens e parte elétrica, acho que valeria a pena pegar as ferragens Gotoh, já que ponte tune-o-matic não são muito caras (da Gotoh uns R$200,00) aí tarraxas eu pegaria normais da Gotoh, ou dependendo de quando puderes gastar, pega com trava mesmo. Marcas alternativas pra ferragens seriam Condor e Wilkinson.

    .DuFF.
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ah cara depende do que vc vai tocar né?

    Se for metal é EMG na cabeça! Aquele set do Zakk Wylde (81 na ponte e 85 no braço) ou então o set do James Hetfield (81 na ponte e 60 no braço) são matadores!

    Agora se for uma coisa mais puxada pro Blues, Classic Rock ou até Hard Rock e etc... Ai os originais da Gibson que vão dar aqueeeele som que vc quer... Mas como eles são carissimos sempre tem a opção dos clones né? O pessoal aqui do forum fala muito desses Malagoli ou algo assim... inclusive o Bertola que é Luthier vive aconselhando a galera de usar esses caps...

    Pra ferragem vc tem bastante opção... Grover, Gotoh, Schaler, Sperzel e por ai vai...

    Posta umas fotos da guita quando ficar pronta!

    pasb2006
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Porem esse luthier me garantiu que a qualidade timbristica dela vai ficar tão alta que seria mais interessante caps passivo para acentuar o timbre da guitarra.

    Nunca ouvi isso, o cap ativo é como o passivo, porém tem um circuito de ganho. De resto ele vai captar o som da mesma forma. o 81/85 é um ótimo kit, vão do clean cristalino a distorções insanas.

    Mas particularmente sou fã de caps passivos, hoje temos ótimas opções no mercado nacional. Malagoli é uma que não decepciona, e eles fazem clones de qualquer captador que vc pedir. Talvez convenha orçar clones dos gibson. www.captadores.com.br


    Agora, se for pra gastar 1 barão em caps, compra logo os Tv Jones, esse é imbatível.

    pasb2006
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Van_Lorien

    Amigão, os caps ativos são iguais aos passivos com a exessão de possuirem um circuito de ganho. A madeira influirá no timbre final da mesma forma que nos passivos. Se não era só espetar um numa tonante e dalhe som do Zakk Wyld.

    .DuFF.

    O pessoal costuma associar os EMG ao metal, tenho aqui na minha cort a versão passiva do Kit do Zakk, os EMG Hz, eles vão do Jazz ao metal insano, são muito versáteis e nem de longe são captadores apenas para metal. Porém obviamente como vc citou, eles não soam tão vintage quanto modelos voltados ao Blues e outros.

    Van_Lorien
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    pasb2006
    Sim sim, isso eu sei, o que eu quis dizer é que eles interagem menos que os passivos, somente isso, mas estás totalmente certo no que dissesse.

    Megamedes
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Cara. Tem os Paf da Dimarzio que são caps muito legais, quando eu tiver grana vou colocar. E uns Seymours (Não conheço direito os modelos) que a galera fala bem e sai mais barato que esse par de Gibson aí.

    .DuFF.
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: .DuFF.
    · votar


    pasb2006
    O pessoal costuma associar os EMG ao metal, tenho aqui na minha cort a versão passiva do Kit do Zakk, os EMG Hz, eles vão do Jazz ao metal insano, são muito versáteis e nem de longe são captadores apenas para metal. Porém obviamente como vc citou, eles não soam tão vintage quanto modelos voltados ao Blues e outros.

    Exato! acho que é um consenso geral o pessoal lembrar mais dos EMG's ativos... por isso a associação recorrente com o metal.
    os passivos da EMG são otimos tbm! mas quando se fala em passivo o pessoal lembra mais de Gibson, Fender, Seymor Duncan e por ai vai...

    Ah minha guita tem o kit do James (81 na ponte e 60 no braço) e eu tbm acho eles bem legais... não são la muito versateis mas até que da pra tirar um clean legal com o 60 e o 81 é um monstro quando se fala em distorções de todos os tipos e sabores kkk

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    RockOldSchool
    Posta lá no tópico do Bertola e Seiji! ;-)
    Abs

    Bigtransa
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    vou colocar aqui as combinações de humbuckers q já usei e gostei....
    1° opção: par gibson dirty fingers....
    2° opção: diMarzio paf pró + dp161 ponte....
    3°opção: seymour jb+59

    Quero gastar menos:
    1° opção: Bill Lawrence L500+ Kent Armstrong m215k (set porrada)
    2° opção: seymour jb+ K.A. HRO

    Quero gastar menos ainda:
    1°opção: set k.a. hpag258
    2°opção: set emg hzkr

    Extremamente pão duro:
    1°opção:set k.a. hro1
    2°opção:k.a m215k ponte e braço

    pasb2006
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Van_Lorien

    AH ok, falha minha, desculpe. Também acho que os passivos tem interação melhor.

    MatheusFarage
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    seymour duncan seth lover, vintage

    RockOldSchool
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Fala, pessoal!!!
    Agradeço a todo mundo que contribuiu!!!
    E, por favor, continuem dando opniões!!!

    "Van_Lorien
    Cara, acho que essa de que EMGs não ficariam bem é besteira, já que a madeira pouquíssimo influencia quando se usa captadores ativos"

    Foi exatamente isso que esse luthier me disse. Segundo ele o trimbre dessa guitarra esta tão rico, tão encorpado, a madeira já esta tão seca, que seria um desperdício colocar capts ativo e patricamente anular o timbre da madeira. Captadores passivos vão dar muito mais ênfase ao timbre natural da guitarra!!!

    Uma correção nas informações que passei anteriormente: Disse que ela tinha mais de 25 anos. Na verdade ela é de 1972, ou seja, tem 37 anos.

    Ela recentemente (super judiada, com várias camadas de pinturas acumuladas pelos anos e com caps Malagoli) foi usada em gravações da banda de um amigo meu. Todo mundo ficou de boca-aberta com o timbre dela. O que seria para apenas algumas bases, acabou com a guitarra principal da gravação!!! A epiphone Custon dele ficou na reserva!!!

    Por que eu mencionei a fato acima?

    Quero tentar passar pra vocês a qualidade do timbre dessa guitarra. A minha intenção é chegar ao mais próximo possível do som tradicional das Les Paul!!!
    Mais ao mesmo tempo tô tentando não me enforcar em dívidas pra isso!!!rsrsrs

    Van_Lorien
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    RockOldSchool
    É, então é mais negócio pegar uns captadores passivos mesmo.

    Soul Wyx
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eu vou fazer uma lespa se tudo der certo, ai eu vou colocar os passivos, da dimarzio, senão me engano é um preto e creme.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Peças para Les Paul Hand Made!