Menos é mais: desabafo sobre braço parafusado

Autor Mensagem
    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Dark Fallen Angel

Bom, a muito tempo tenho isso na minha cabeça mas nunca desabafei. Hoje chegou o tal momento. Bom, eu sei que aqui tem gente que borra as cueca quando pensa no slash, ZW, e o escambau. Pessoal pensa LP LP LP LP LP LP. Eu sei, o ZW toca muito, LP é legal, mas vamos com calma, pq isso pode ser o santo gral no hard rock, mas não em todos os estilo.
    Vamos falar de blues, ou então, do funk do delta mississipi. Falemos de guitarra base, a rhythm guitar. Ai, as notas tem que soar corretas, no tempo certo. Você não faz uma base de funk com um unico acorde soando por toda a eternidade.
    Então, vejamos uma guitarra para este estilo, só o modelo. Digamos que vocês sejam algum tipo de eric johnson, e farão muma guitarra signature. Pensem num modelo de guitarra legal para isso. Strat? Ok? Então, na nossa querida strat vamos construir tintin por tin tin, como a do EJ.
    Madeira do corpo:
    O pessoal vai flar: madeira boa é mogno, tem que ser de mogno essa porr@.
    Ok, temos um corpinho em mogno. Não vamos falar em medidas e tamanhos para não ficar um texto gigante e ninguem entender nada.
    Braço então, mogno tb, já que da mais sustain, som mais encorpado que gera o 66º harmonico na 6ª corda quando está de ponta-cabeça. A escala, claro, tem de ser de ébano, madeira dura, e que tem tudo aquilo que citei ali em cima também.
    Vamos, então, juntar esses 2 pedaços de pau, para dar horigem a guitarra. A junção tem que ser set in, pelo menos, para dar mais sustain ou então neck throught. Mas vamos no set in, para os fãs dos cabeludões musculosos com LP's. Captadores: tem que ser bons, não podem ter ruido, tem que ter um som emcorpado e pesado. Então, sem pensar duas vezes, colocaremos humbuckers, de alnico claro, já que alnico começa com A, e A tem um melhor timbre. Bom, então ponte tune-o-matic pra não desafinar e dar mais harmonicos, e que tal cordas no estilo "string-throught-body"? Sim, um som com mais sustein e bem mais encorpado.
    Bom, vamos agora tocar nosso funk, vamos fazer um groove legal, som estalado, cristalino.... ops, que merda de som é esse?
    Bom, tenham calma, e pensem, que merd@ seria fazer um groove com som limpo numa guitarra dessas, só com o suprassumo hiper orgasmatic do melhor.
    Issom é quinem carro. A maioria fala: A Ferrari Enzo é o carro mais rapido do mundo. Isso em reta, mas e numa pista normal, cheia de curvas, retomadas e freiadas? Dai o Porsche Carrera GT ganha. Nessa pista, de que adianta a ferrari ter mais velocidade final? Mas no geral, da pra dizer que a Enzo é pior que o Carrera GT? Não, eles são diferentes e se complementam.
    Tudo bem se ninguem ler, ou então ler e ficar brabo, mas a tempos queria mostrar meu ponto de vista.
    Vlw

Zandor
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Vamos, então, juntar esses 2 pedaços de pau, para dar horigem a guitarra. A junção tem que ser set in, pelo menos, para dar mais sustain ou então neck throught

Teve uma revista de luthieria lá da americolandia que fez um estudo e descobriram que era justamente o contrário, usando vários aparelhos descobriram que braço parafusado tinha mais sustain que colado e nenhuma das cobaias conseguia perceber nenhuma diferença em termos de sustain entre "neck thru", braço parafusado e colado

Conclusão isso é subjetivo, questão de gosto, jogo de marketing superstição etc

PipaAvuada
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Nâo levo muita fé nesse papo de tocar estilo tal com guitarra tal, existem guitarras com nuances mais propícias para cada estilo, mas a peça principal da guitarra, aquela que define o timbre e a pegada é a peça que fica com ela pendurada no ombro, ou seja, o guitarrista, esse sim faz a diferença.

ogaitnas
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Zandor

Só sei que por exp própria, captação boa muda tudo.

Bigtransa
    Veterano
    # jan/09
    · votar

mais uma comparação com carros......

Soulface
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Dark Fallen Angel
    Por pura coincidência, estou "escrevendo" um texto sobre "A escolha de sua guitarra ideal" neste extato momento! haehuaheuhaeuhauhehuaeuauheuhaeuhaea

para dar horigem a guitarra
    Essa doeu nas bolas hein?!

Leblues
    Veterano
    # jan/09
    · votar

horigem
    horigem
    horigem
    horigem
    horigem
    horigem

ai meus bagos!!!

Soulface
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Bigtransa
    mais uma comparação com carros......
    É q se fizer a comparação com mulheres, muita gente aqui vai continuar sem entender nada! hehehehehehehe

Tirorox
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Soulface
    Por pura coincidência, estou "escrevendo" um texto sobre "A escolha de sua guitarra ideal" neste extato momento! haehuaheuhaeuhauhehuaeuauheuhaeuhaea

posta pra nois xD

Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Soulface
    Porra, só falta vim o Prof. Pasquale.
    Se eu soubesse portugues não tocaria guitarra. aUHAuaUA

Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Tá, vou fechar essa porra. Metade não deve ter lido tudo e entendido. uauhhauUHAuhaUHAuha Soulface, deleta essa bosta.
    E ve se posta alguma coisa lá no blog. T-a paradão, infelizmente.

Soulface
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Soulface
    · votar

Tirorox
    Na verdade, é pro meu site.
    Mas se der na telha, acabo postando aqui tb.
    Mas é q tem uam porrada de tópicos falando sore isso já...

Dark Fallen Angel
    Se eu soubesse portugues não tocaria guitarra. aUHAuaUA
    Pra vc ver pq q eu até q sou bom no português...

E ve se posta alguma coisa lá no blog. T-a paradão, infelizmente.
    O blog tá parado pq eu to fazendo um site (tomei vergonha na cara).
    Qndo ficar pronto, vou passar todo o material do bog pro site tb. Além de muitas outras coisas.