| Autor | 
Mensagem | 
Gabriel Messias Veterano | 
 # dez/08 

Aew Pessoal Bem to compondo uma musica  com duas guitarras( Base, "Solo").
  Ateh introdução de boa, o que tah ferrando eh na parte de canto, eu tenho uma ideia pra guitarra solo tocar em qto canta. O problema eh que consigo ateh cantarolar a parte, soh q não flui na hora de passar pro instrumentos.
  Tentei um par de coisas  como ir de nota em nota pra ver se achava a exata mas não deu certo. ¬¬
  To fazendo a musica em Gm, dai sei campo harmonico  dai to fazendo uma sequencia de  Cm pra  D# , dai tentei em caixar nisso tbm  nada de dar certo.
  Alguem pode me dar uma ideia ou falar alguma tecnica ou modo mais facil de transpor issu?
  Flws

| 
victorrecife Veterano | 
 # dez/08 
  · votar  
  eu num entendi direito o q vc quer! vc quer transpor a progressao de Cm - D# para a tonalidade de Gm?

| 
qew Veterano | 
 # dez/08 
  · votar  
  campo harmonico menor:
  Im - IIm/b5 - III - IVm - Vm - VI - VII
  se a musica esta em Sol:
  Em F#m/b5 G Am Bm C D 
  se a musica esta em Bb, que a menor relativa é Gm:
  Gm Am/b5 Bb Cm Dm Eb F 
  entendeu?

| 
 # dez/08 
  · votar  
  Não  tem nada haver com issu hehehe  Axo q embolei na hora de explicar.
  O problema eh que tenho um riff  vamos dizer pra passar na guitarra soh q na hora não consigo passa  naum axo as notas certas saca.
  Com issu  ateh cantarolar o riff  soh q ele naum sai na hora de passar para instrumento

| 
 # dez/08 
  · votar  
  ngm?

| 
guitarclub Veterano | 
 # dez/08 
  · votar  
  qew se a musica esta em Bb, que a menor relativa é Gm:
  não seria Gm a relativa menor de Bb?

| 
thomasmoura Veterano | 
 # dez/08 
  · votar  
  Cara, não tenho muita experiencia compondo em progressoões menores... Mas vc tem certeza deste D#?
  No campo harmonico do G menor (lembre-se que se deve usar o harmonico) o acorde V é D7... Mas pode-se usar o Dm tbem.
  A progressao correta é 
  Im - IIdim - IIIM - IVm - V7/Vm - VIM - VIIdim/VIIM
  A progressão deveria ser  Cm - D7. 
  Agora, para a melodia, veja as notas dos acordes sobre os quais  vc vai solar e tente achar uma escala que se adeque.
  Geralmente se usa a escala Menor Melódica para tocar em tem tom menor... Mas tente alguma outra que se adapte.

| 
alfredmad Veterano | 
 # dez/08 · Editado por: alfredmad 
  · votar  
  Gabriel Messias Acho q entendi...
  Primeiro grave vc contando o riff, para q ñ se esquecer. Depois observe a harmonia que vc compôs, provavelmente este riff na sua cabeça é referente ao acorde que está sendo tocado no momento, arpegios. Se não for, tente a escala que deu origem a sua harmonia, maior ou menor (harmônica, melódica...). Assim fica mais fácil transcrever o que vc quer, além de abrir sua mente para outras notas que pode acrescentar etc.
  P.S.: Vc é de Pato Branco, daí?

| 
qew Veterano | 
 # dez/08 
  · votar  
  PedroShinzato
  ???
  Gabriel Messias
  eu postei o esquema do campo harmonico, quis dizer o que o thomasmoura disse, não entendi sua progressão ae não...  bem, se não é isso que vc quer então eu tbm não entendi...

| 
The Root Of All Evil Veterano

| 
 # dez/08 
  · votar  
  grava você cantarolando ai pra alguém tirar o riff pra vc.

| 
victorrecife Veterano | 
 # dez/08 
  · votar  
  eu acho q eu entendi o q ele quer!!
  ele quer passar uma melodia, que ele inventou, para guitarra mas nao consegue.
  é isso Gabriel Messias ?

| 
victorrecife Veterano | 
 # dez/08 
  · votar  
  obs.: transpor é passar uma melodia para outra tonalidade!(existe definiçoes melhores)
  Ex.: sol la si re re si do (melodia em sol M) transpondo para DoM =>  do re mi sol sol mi fa

| 
 # dez/08 
  · votar  
  victorrecife Issu  mesmo ,  é que nem sei o termo certo pra issu

| 
victorrecife Veterano | 
 # dez/08 
  · votar  
  grava a melodia e posta que eu tiro pra vc. flw

|