Será que daria pra alguém me explicar sobre som "em fase"?

    Autor Mensagem
    MANFREDINI
    Veterano
    # dez/08


    Pois bem, o que seria em fase e fora de fase? sei que tem a ver sobre combinar captadores, mas no caso de uma telecaster com single coils, ela obrigatoriamente tem som fora de fase sem ter como colcoar em fase? as Stratos sessentonas que não tinham o captador do meio com polaridade inversa, eram fora de fase? parece que o Brian May usa isso, adoraria entender melhor, thanks

    Penta_Blues
    Moderador
    # dez/08
    · votar


    Boa noite!!!

    MANFREDINI
    Explicação tirada do livro de Edmar Luighi "Guia Ilustrado da Guitarra":
    Defasar as bobinas significa fazê-las trabalhar com as polaridades invertidas, o que resultará no cancelamento de certas frequências, mais intensamente as graves. Como os Captadores convertem a energia vibratória das cordas em corrente alternada (que é formada de "picos" e "vales"), quando duas bobinas geram correntes alternadas e seus picos e vales coincidem, elas estão em fase. Por outro lado, se o pico de uma corrente coincide com o vale da outra, estão defasadas.
    Valeu!!!

    MANFREDINI
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Penta_Blues

    não entendi direito, no caso de single coils, o expemplo da tele com dois singles, é uma guitarra "fora de fase"? um som só está em fase quando há o cancelamento dos chiados com duas bobinas de polaridades diferentes?

    kiki
    Moderador
    # dez/08
    · votar


    MANFREDINI
    eu acho, veja bem, acho, que são coisas diferentes.

    o cancelamento do chiado (hum) tem a ver com a direção do enrolamento da bobina dos caps. é o tal principio dos humbuckers.
    isso ocorre eletromagneticamente, nos proprios caps.

    e a defasagem é a inversao do sinal, feito dentro do circuito eletrico. a soma dos sinais em fase resulta na soma da amplitude, enquanto a soma dos sinais defasados resulta na perda de sinal, principalmente os graves (acho que por que os agudos mudam mais de um cap pra outro, sei lá).

    cancelamento de fase é quando um som elimina o outro. se voce tiver dois sons exatamente iguais mas defasados e soma-los, o resultado vai ser zero. isso eu tenho certeza! =p
    experimente com um diapasão de forquilha, bata ele e fique girando devagar ao lado do ouvido. uma hora o som some.
    se não se lembra o que é fase e defasado, recorra aos livros de física, em ondulatória e movimento circular!

    no caso das guitarras não é exatamente um cancelamento de fase, por que ainda se tem som. é o cancelamento de alguns harmonicos do som dos caps (pelo visto os mais graves).

    tudo isso é especulação, pensei agora lendo vossos posts e tentando me lembrar do pouco que aprendi sobre o assunto. aguardo entendidos pra esclarecer tambem!

    Mad Dock
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Cara som em fase é quando as ondas emitidas pelos caps são coincidentes e terão portanto suas intensidades somadas, qualquer outro caso a interação é destrutiva, ou seja elas se subtraem o que resultam em cancelamento ou atenuação da onda, com a vibração das cordas, ou só uma delas mesmo, gera centenas de ondas (harmonicas), quando se têm o mesmo sinal captado de forma defasada muitos desses harmônicos se anulam!!!
    trocando em miúdos!!! dá uma emagrecida no som!! hehehe, os captadores duplos (humbukers) captam os sinal em fase, mas tem como alterar suas polaridades para defasa-los através de alterações no sistema elétrico da guita, fazendo dessa forma o som da guita ficar mais magro e favorecendo as frequencias mais altas (agudas) assmelhando-se aos capatadores singles, mas pelo fato de serem duplos funcionam como um filtro para interferências (huming)... isso é muito bom quando a guita tem madeiras que interagem bem (geram) frequências mais altas, se vc capta o som somente com humbukers ele vai soar encorpado pois a relação frequências altas/agudas x frequencias baixas/graves favorece as graves ainda que estejam sendo emitidos sons agudos pelo sistema....dessa forma defasando-se o cap vc favorece a captação dos agudos...
    trocando em miúdos....numa les paul por exemplo, defasando-se a bobina vc vai favorecer o brilho proporcionado pelo tampo de maple...e mantêm-se as demais caracteristicas das les paul como sustain, dinâmica, etc...espero ter ajudado e não complicado mais ainda heheheh

    MANFREDINI
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    a sim, entendi agora

    Penta_Blues
    kiki
    Mad Dock

    thanks ^^

    Penta_Blues
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    MANFREDINI
    Cara, depois do que os nossos camaradas kiki e Mad Dock postaram, pouco resta a dizer, não é não?...rs
    Vamos ver se eu consigo contribuir um pouco mais:
    Existe uma diferença entre a defasagem de bobinas e a ligação defasada, e isso tem a ver com a construção de um captador.
    Um captador no fundo é uma bobina e todas as bobinas são vulneráveis à interferências eletromagnéticas. Isso significa que elas tendem a captar ruídos de equipamentos eletrônicos que estão por perto. Nos captadores Humbucking as bobinas são enroladas em série (a corrente passa primeiro por uma bobina e depois por outra) mas defasadas. Isso significa que a interferência indesejada passa por uma bobina com sinal positivo e pela outra com sinal negativo. Como as duas correntes viajam em direções opostas, elas se cancelam mutuamente e o ruído não vai para o ampli.
    Agora vem a "sacada": se fosse só isso, as bobinas também cancelariam as correntes geradas pelas cordas. Para garantir que isso não aconteça, as extensões dos polos relativas a cada bobina têm polaridades magnéticas opostas. Como resultado, a bobina secundária duplica o impulso elétrico produzido pela bobina primária, em vez de cancelá-lo. Quando os dois sinais são iguais (picos e vales coincidindo), eles estão "em fase" e quando são opostos, estão "fora de fase".
    Sacou?
    Uma coisa é defasar nas bobinas para cancelar o Hum (que é gerado por interferência eletromagnética), outra coisa é defasar na polaridade dos polos magnéticos pra cancelar certas frequências (que são geradas pela vibração das cordas no campo magnético dos polos do captador), mas não todas, notadamente as mais graves.
    Tanto para Humbucking quanto para Single o princípio é o mesmo. A diferença é que num as bobinas estão "coladas" e noutro as bobinas estão longe uma da outra.
    Valeu!!!

    MANFREDINI
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Penta_Blues

    valeu cara, entendi direitinho ^^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Será que daria pra alguém me explicar sobre som "em fase"?