Autor |
Mensagem |
leolmx Veterano |
# nov/08
É uma pergunta meio estranha, mas não sei o melhor jeito de apresentá-la, vou dar um exemplo:
Estou em C maior, faço a seguinte harmonia: CM, BØ , A#Ø e Am
Eu sei que posso solar na escala de C à vontade, porque a música está em C Jônio, mas e esse A# ae???
|
Serek Veterano |
# nov/08 · Editado por: Serek
· votar
então, se eu estiver falando MUITA merda vcs me matem mas tirando as minhas conclusões a escala de C seria simplesmente C, D, E, F, G, A, B, C que seriam respectivamente Tônica, Segunda Maior Terça Maior Quarta Justa Quinta Justa Sexta Maior Sétima Aumentada e Oitava, ou seja é essa escala que você iria tocar... (ja aviso isso que vou fala vem da minhas próprias conclusões de noob, idiota.) Ouvi falar que o Kirk Hammit ficou famoso, além de por toca MUITOOOO, por usar se não me engano a quinta aumentada nas escalas (não sei se alem disso ele usava a quinta justa mais axo que era só pra mudar de vez em quando. E sendo o A# uma sétima, você deveria colocala na escala como um alteração, bom eu nao tentei toca algo parecido só fui inventando babosera e escrevendo. Mas tb pode c uma simples mudança de tom (ou alguem toco errado, ZUERAAAA)
|
Minow Veterano |
# nov/08 · Editado por: Minow
· votar
Serek E sendo o A# uma sétima Sétima Aumentada
?????? Falou, falou e não disse nada...
leolmx Por que não usa o arpejo do acorde? Ou então pense em F#7, que seria A#° tríade sem a tônica (F), ou pensando em tétrade F#7(b9). Só uma idéia pra ser um pouco fora do padrão.
Edit: Ops, agora que eu vi que era meio diminuto, foi mal.
|
.Raphael. Veterano |
# nov/08
· votar
agora vejho q nao sei nadaa sobre tonica,etc....[teorico]
|
Jabijirous Veterano |
# nov/08
· votar
tem certeza que ele é meio diminuto e não diminuto???
como é a duração do acorde?? quantos compassos ele dura?
|
Rei Arthur Pendragon Veterano |
# nov/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar
Vou deixar essa tua harmonia com um som mais agradável, para não complicar :).
A harmonia (C7+ B1/2dim Bb7+ Am) tem um baixo que se movimenta cromaticamente, vc quer dizer.
Como vc disse, dá pra mandar ver na escala de C. Quando chegar na parte do Bb7+, o mais aconselhável seria mandar um modo mais próximo de C Jônio, para tocar mais pensando no TOM. Eu aconselho o Bb Lídio, onde só muda uma nota... justamente troca o B por Bb. (Bb C D E F G A)
Vc pode tratar esse Bb7+ com outros modos, como o Jônio. Aconselhei o outro pq é mais simples e combina melhor com a harmonia, pensando nela como um conjunto de coisas que combinam, e não isolando acorde por acorde.
Caso seja um movimento cromático mesmo (C7+ B1/2dim Bb1/2dim Am), o mais certo é meter ficha no arpejo do acorde, enfeitando ele com tensões do modo.
No caso de Bb1/2dim, vamos escolher o Lócrio, por ex :
(Bb B C# D# E F# G#) a tensão legal seria usar a 9b, B (que pertence à escala de C tb)
Vc pode então fazer um arpejo de Bb1/2dim com 9b.
|
Guitar_L Veterano |
# nov/08 · Editado por: Guitar_L
· votar
Você pode Usar A# Lócrio ou, se quiser pensar assim, B maior. mas eu usaria as notas do arpejo+cromatismo, já que a passagem já é cromática. Outras opções: penta menor de C# e de D#. Abraços
|
Rei Arthur Pendragon Veterano |
# nov/08
· votar
Guitar_Luppi Eu tive de editar pq faltou uma parte do texto eheheh saca lá agora.
|
Guitar_L Veterano |
# nov/08 · Editado por: Guitar_L
· votar
Rei Arthur Pendragon Ahh, saquei ;D Entendi o que vc quis mostrar o/ Mas axo que a idéia dele é soar torto mesmo, com o maldito Bb 1/2dim uhaehaehuae Abraços
|
Minow Veterano |
# nov/08
· votar
Opa, agora que eu vi que era meio diminuto, foi mal.
|
leolmx Veterano |
# nov/08
· votar
Vlw pelas explicações mas o importante aqui é saber como solar numa harmonia cromática, as dissonâncias nem importam muito hehehehe, aquilo foi apenas um exemplo.
Rei Arthur Pendragon
Realmente essa harmonia sua parece mais "certinha" que a minha. No meu exemplo, os acordes BØ e A#Ø, eu usei apenas a tônica, 5- e 8. Então resolvi fazer do jeito "tradicional", adicinando a terça menor e a 7... ficou bem "torto", como o Guitar_Luppi falou.
Acho que vou experimentar usar arpejos e uns cromatismos mesmo, gostei da idéia de usar Bb lídio tb, vlw pela ajuda.
|
Bolo de laranja Veterano |
# nov/08
· votar
Na verdade só existem 3 acordes diminutos,B,C E Db;o resto são desdobramentos ou inversões desses três;
olha cara,dá pra usar muita coisa aí,como o minow disse,tenta os arpejos,ou se quiser arriscar pensa em cada acorde uma escola.
Liga os arpejos,se vira hehe
Abraço
|
Thio Veterano |
# nov/08
· votar
Guitar_Luppi
Só a penta de E, já era.
|
Guitar_L Veterano |
# nov/08
· votar
Thio Ficar preso a 5 notas só é ruim. Sempre é melhor ter várias opções man ;D Abraços
|
Thio Veterano |
# nov/08
· votar
O cara pode usar a penta E, a penta F#, a penta B, a C tons-inteiros, a B maior, a C# menor melódica, a Bb dim-dom, vários arpejos... mas o ponto não é este. O ponto é que, de acordo com a dúvida dele, por ora a penta E é o suficiente, principalmente se o tal acorde não durar muito tempo. Sinto que pelo fato de que o próximo acorde é um Am, mesmo que o Bb não seja diminuto pode ser pensado como tendo função de dominante, no fim das contas, mas isto é so o que penso. Se estiver correto, então ele pode usar até a F menor harmônica ali.
|
Thio Veterano |
# nov/08
· votar
Ou a B menor melódica. =)
|
guitarclub Veterano |
# nov/08
· votar
arpeggio :P
|