Braço inteiriço até a ponte (Luthieria)

    Autor Mensagem
    Strato Tool
    Veterano
    # nov/08


    Alguém já viu uma guitarra com esse tipo de construção?

    Braço inteiriço tipo "neck thru" já é conhecido, mas qual são as vantagens/desvantagens de se construir o braço inteitiço até a ponte e fazer o corpo em forma de "U", utilizando desta forma apenas dois pedaços de madeira???

    Valeu!!

    Curly
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    o fábio seiji aqui do forum é especialista nesse tipo de construção. vai lá no tópico no alto da página e troca uma idéia com ele

    gucrispim
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Geralmente o corpo não é em forma de U mas são abas extras de madeiras coladas nas laterais

    Strato Tool
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Então, este é a contrução do tipo neck thru! Mas daí o braço vai até o final da guita.. neste outro tipo, o braço vai somente até a ponte, daí você consegue fazer a guita com duas peças de maderia soh.. valeu!

    Curly

    Obrigado pela dica! Já enviei uma msg pra o Seiji! Abs!

    kiki
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Strato Tool
    se voce der umas buscas tem uns tópicos com fotos de construção de guitarras do seiji. tem umas fotos ótimas.

    kiki
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Strato Tool
    mas qual são as vantagens/desvantagens de se construir o braço inteitiço até a ponte e fazer o corpo em forma de "U", utilizando desta forma apenas dois pedaços de madeira???
    não entendi sua duvida

    voce esta perguntando quais as vantagens por que quer tentar construir uma assim?
    eu, na minha visão de aspirante a luthier amador, não vejo vantagem nenhuma, pelo contrario. uma madeira em U pra encaixar o braço seria um pepino pra colar, pois teria que ser feito com a medida exata para dar a pressão.
    reduzir a 2 peças um instrumento que poderia ser feito com 3 peças não traz nenhum beneficio significativo eu acho. conta muito mais a qualidade das madeiras e da colagem entre elas.

    é isso... voce pode perguntar a especialistas (por exemplo linkar este topico no topico de luthieria do seiji e bertola) pra ter uma resposta mais precisa.

    pasb2006
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Na verdade, existem dois tipos básicos de guitarra inteiriça. Uma é construida realmente de apenas uma única peça de madeira, onde o corpo e o braço consequentemente são uma única peça sem qualquer emenda. A outra, não tem bem um corpo em "u", na verdae ela é construida de 3 ou mais peças de madeira, uma única peça vem do braço o "fim" da guitarra, e outras duas que formam as laterais do corpo da guitarra.

    Exemplo de guitarra de 3 peças

    Exemplo de guitarra de uma peça

    As vantagens básicas desse modelo são o sustain e timbre diferenciados e eu também acho que apesar de guitarras inteiriças necessitarem de mais cuidados de acondicionamento e talz, elas acabam desrregulando muito menos do que as parafusadas. Além disso há a possibilidade de mistura de várias madeiras diferentes na construção, formando um instrumento diferenciado. E se você deixar na cor natural, a aparência desses modelos também é muito agradável aos olhos de nós guitarristas.

    Do ponto de vista da facilidade de construção, acho a "one piece" mais difícil de ser fazer, exige bastante experiência mesmo, uma vez que tudo será esculpido em uma única peça sem qualquer emenda. Já a Neck Trhu é até mais simples, porque vc constrói básicamente uma braço prolongado e cola as laterais. Não estou dizendo que é algo que qualquer um faça, é que na oficina do meu professor, já pude ver e ajudar a construir dois modelos assim, uma feito em marupá e feijó, e o outro feito em "pau-roxo", e o resultado final foram dois belíssimos instrumentos com timbres bastantes diferenciados dos modelos mais comuns.

    Exemplo de Neck Thru com mistura de madeiras

    pasb2006
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Strato Tool

    Esqueci de dizer, tenho um vídeo muito bom aqui da construção de uma guitarra com mix de madeiras, quem quiser uma cópia eu posso arrumar sem problemas, é só avisar que eu coloco no 4shared.

    jdiferente
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    pasb2006

    pode colocar então cara!

    Strato Tool
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Strato Tool
    · votar


    Kiki

    Então, gostaria de saber quais são as vantagens e desvantagens em termos de manutenção e qualidade sonora de uma guitarra assim em relação à uma neck thru tradicional...

    pasb2006

    Obrigado pela resposta pasb, mas na verdade eu estava me referindo a um tipo diferente de braço inteiriço.

    A diferença básica é que a neck thru é composta de 3 peças de madeira, sendo 1 de braço e 2 de corpo... a que eu estou me referindo, trata-se de uma guitarra composta de 2 peças de madeira, uma de braço (inteiriço somente até o final da ponte) e uma de corpo (em forma de "U").

    Segue o link de dois exemplos desta construção:

    http://www.edroman.com/techarticles/neck_tenon.htm

    Queria saber se existe alguma vantagem em termos de timbre e facilidade de manutenção de uma construção deste tipo. Tem 2 luthiers daqui de curitiba que fazem isto!


    Ah, e em relação ao vídeo, pode colocar!!


    Valeu!

    pasb2006
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Strato Tool

    Ok, estarei upando o vídeo hj a noite...

    E sobre a construção, desculpe, não tinha entendido o que vc queria. Infelizmente nunca vi uma dessas ao vivo, somente na teoria. Teoricamente eu acho que seria mais difícil de construir, mas talvez pelo fato de ter as laterais unidas em forma de "u" a "comnunicação" entre os extremos da guitarra seja melhor do que a de 3 peças, consequentemente gerando mais sustain...

    Vamos torcer para que algum aspirante a luthier aqui do fórum com mais experiência que eu já tenha feito alguma!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Braço inteiriço até a ponte (Luthieria)