Escalas Árabes e outras mais...

    Autor Mensagem
    Tom Bombadil
    Veterano
    # nov/03


    Aí galera, alguém saberia me esplicar como ultilizar uma escala árabe por exemplo???
    Gostaria de saber também se essas escalas "exóticas" (árabe, espanhola, húngara etc...) seguem alguma lógica padrão quanto às construções de acordes que elas formam etc...
    Por exemplo para ver quais acorde simples uma escala árabe contém, eu teria que pegar as terças como eu faço com a escala natural?????

    niredsystalironledfloyd
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    sei naum cara! System Of A Down tem uns sons bem arabes! hehee! mas eles quase naum fazem solos! agora sobre escalas espanholas, poe na busca q c acha um topico sobre elas q eu ja vi aki uma vez

    Freiheit
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Cara,
    Se tu tiver o Guitar Pro
    olha por ele...
    q ele da uma força nisso.

    Tom Bombadil
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Nó, agora que percebi, escrevi "explicar" com s... (vacilo!)
    Mas, voltando ao assunto valeu galera, mas eu conheço a escala árabe e as outras que citei...
    Eu só não sei COMO USAR...
    Entenderam?????????

    guitarrafuriosa
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Acho que tem estar harmonizado conforme a escala, senão fica fora...

    pagode alto astral
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Tom Bombadil

    Uma maneira simples de sacar isso aí é verificar a tétrade da escala em questão .
    Se liga tb nos aumentados e diminutos que rolam tb mas não tenha medo de sair um pouco . Se souber sair fica muito mais legal. Na dúvida usa o bom senso do teu ouvido.

    DTGNR
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Bem posso ir te adiantando escala indiana que eh assim na guitarra ou no violao

    Escala D maior..... D,Eb,F#,G,A,Bb,C,D
    e a partir dai tu tira todas as maiores

    As menores eu desconheco infelizmente!

    Matheus SSP
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Tom Bombadil

    "Gostaria de saber também se essas escalas "exóticas" (árabe, espanhola, húngara etc...) seguem alguma lógica padrão quanto às construções de acordes que elas formam etc... "

    toda escala segue uma concepção matemática. Todas elas têm uma disposição distribuida em tons e semitons de uma forma lógica.

    Dark Highlander
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bem, estou estudando escalas árabes neste momento... não sei tudo, mas já sei um pouco.

    Bem um macete pra se fazer uma escala árabe é vc pegar a diatônica que vc desejar ( em tom de C ) e passar pra a sua quinta ( A )

    Exemplificando...

    Se eu pegar a diatônica "tipo IV" de (C) e passar a tônica para a sua quinta (A) e substituir todos os G na escala por G#, vc terá uma escala árabe genuína
    e por ae vai é só fazer isso pra todos os tipos de escalas diatônicas.

    OBS: Não se esqueça, quando convertemos uma escala de (C) para (A), tornando-a árabe, ela pode se chamar tmb como Escala de Lá menor Harmônica
    e sempre a diferença entre os tipos dessa escala e a de (C) é DOIS ( tipo IV ( C) será tipo VI (A) ... tipo VII (C) será tipo II (A) )

    Espero ter ajudado! um abraço a todos

    De Ros
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Dark Highlander

    Com todo o respeito, não ajudou muito não...

    A quinta de C é G e não A.

    " sempre a diferença entre os tipos dessa escala e a de (C) é DOIS ( tipo IV ( C) será tipo VI (A) ... tipo VII (C) será tipo II (A) )"

    Boiei! Sem contar que o tópico é de 2003 e tem vários tópicos excelentes do Panucci que explicam muito bem a relação das menores (natural, harmonica e melódica) com a escala maior.

    Mas enfim, entendo a tua boa vontade em ajudar. Pesquisa um pouco melhor as regras que tu vai poder ajudar muito mais!

    Abração e bem-vindo a bordo!!

    Ivan C.
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Maiores e menores? use as escalas relativas ;)

    miyake.rabeca
    Membro Novato
    # fev/20
    · votar


    realmente o mano ali nao soube explicar bem .. mas deve ter sim, o seu fundamento entao.. vale observar a dica do amigo....
    eu sei pouco sobre escalas arabes mas conheço essa que foi passada acima..
    HIJAZ
    é tipo uma escala Diatonica maior, e se aplica usando a 2menor e a 6menor
    tenta entender, um exemplo da estrutura da escala.
    T- 2m - 3M - 4 - 5- 6m - 7M
    D - Eb - F# - G - A - Bb- C#

    ai... tem um lance de usar... a 7M (C#) na subida e a 7menor(C) da decida. mas eu nao entendi mto a respeito.. so fica a dica...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas Árabes e outras mais...