Freddie King (blues man crazy haha)

    Autor Mensagem
    Eduardo Marin
    Veterano
    # out/08


    e ae galera. tava pesquisando aqui no FCC e não achei quase nada sobre ele.

    acho q esse cara deveria ser bem + reconhecido.

    pra vcs uma prova hahahhah

    http://www.youtube.com/watch?v=GGLmZCZ1sXY&feature=related

    comentem o q vcs acham desse blues man.
    valew

    mlorenzo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Freddie King, meu King predileto, nunca vi ninguém tocar com tanta energia :O.

    Baixa o disco Just Pickin', é um referencial pra qualquer guitarrista, um disco só de instrumentais que foi fenômeno na época (de lá saiu a hideaway).

    abraço!

    Eduardo Marin
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Eduardo Marin
    · votar


    mlorenzo

    vou baixar.
    esse cara é de +

    cada musica q ouço dele. ele sobe no meu conceito :D

    todo solo que ele faz, da pra ver é puro feeling. o cara bota sentimento em cada nota q ele toca.
    e a voz então. sem palavras

    keith harrison
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Concordo plenamente. Ele merecia ser muito mais reconhecido. Quem sabe a morte prematura (quarenta e poucos anos) tenha reduzido sua "marca" no mundo do blues.
    Entre os caras das antigas do blues americano como: BB King, Albert King, Otis Rush, Howlin Wolff e outros é do Freddie que eu mais gosto.
    Pelo que percebo, ele foi a maior influência do Eric Clapton, inclusive, comparando o fraseado do Clapton com o desses pioneiros do blues elétrico, o do Freddie King é com o que o Clapton mais se assemelha.
    Hideaway na versão do Clapton com o Mayall, pra mim, é um dos melhores blues já gravados.
    Parabéns pelo tópico.

    Eduardo Marin
    Veterano
    # out/08
    · votar


    keith harrison

    Parabéns pelo tópico.

    valew

    + um video pra dar um up
    http://br.youtube.com/watch?v=8kdwuI7V6Pw

    old steel
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Na minha opinião o King de todos os Kings.Genial.

    Marciocp
    Veterano
    # out/08
    · votar


    keith harrison

    Pelo que percebo, ele foi a maior influência do Eric Clapton, inclusive, comparando o fraseado do Clapton com o desses pioneiros do blues elétrico, o do Freddie King é com o que o Clapton mais se assemelha.

    É pode ter certeza disso. O Clapton comprou uma Gibson ES 355 depois de saber que o Freddie King usava uma.

    Have You Ever Loved A Woman - Essa musica é demais!!

    old steel
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Hideaway



    old steel
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Essa o Clapton tocava com Mayall

    Marciocp
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Sweet Home Chicago



    Marciocp
    Veterano
    # out/08
    · votar


    I'm Tored Down - Sensacional!



    mlorenzo
    Veterano
    # out/08 · Editado por: mlorenzo
    · votar


    Marciocp
    Na verdade na verdade, ele comprou uma Les Paul depois de ver o Freddie com uma (ele usava no começo da carreira)... o Freddie usava 345 e 355, o Clapton 'tinha' uma 335 (vendida um tempo atras, a gibson mais cara vendida num leilão :O ).

    Freddie com lespa: http://www.gibson.com/Files/AllAccess/cover_features/freddy_king.jpg



    Não lembro de ter lido nada a respeito do Clapton ter comprado a 335 por causa do Freddie tbm, soh da Lespa mesmo...

    abraço!

    Marciocp
    Veterano
    # out/08
    · votar


    mlorenzo

    Ah! mas que foi uma gibson isso foi!! hehehe
    Eu li em algum lugar isso ae, talvez eu acabei associando a gibson com o king = ES 355 e fiz confussao.

    valeu ae brow.

    Abraço.

    Eduardo Marin
    Veterano
    # out/08
    · votar


    tirei de um site por ae.

    Em 28/12/1976: Freddie King morre de problemas cardíacos, em Dallas aos 42 anos. Primeiro entre os três grandes "Kings" do blues, a nos deixar, os outros dois sendo Albert King (falecido em 1992) e BB King, este último ainda nos agraciando com sua música. Eric Clapton que excursionou com ele entre 1974 e 1975 chegou a declarar: "Freddie King foi quem me ensinou como fazer amor com uma guitarra".

    Marciocp
    Veterano
    # out/08
    · votar


    "King tocava com uma palheta plástica de polegar e uma palheta de metal para o indicador. Ele atribuiu a Eddie Taylor os ensinamentos sobre o uso das palhetas. A maneira de King usar a alça da guitarra no ombro direito, sendo dextro, era única para sua época. Freddie King era um dos artistas principais da cena do chamado Chicago blues dos anos 50 e 60, que era o local e época pricipal no desenvolvimento do blues elétrico".

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    mlorenzo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Eric Clapton que excursionou com ele entre 1974 e 1975
    E quem quiser ouvir o Clapton com o Freddie, está registrado no cd Freddie King (1934-1976) nas ultimas quatro músicas: Sugar Sweet, TV Mama, Gambling Woman e a Further on up the road.

    Com todo respeito, Clapton OWNED. heasEaseas

    abraço!

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/08
    · votar


    Esse kra tem um feeling do outro planeta, belo tópico.

    Eduardo Marin
    Veterano
    # out/08
    · votar


    brunoepronto

    valew

    Marciocp
    Veterano
    # out/08
    · votar


    mlorenzo

    E quem quiser ouvir o Clapton com o Freddie, está registrado no cd Freddie King (1934-1976)

    Sabe se tem algum registro em video desses dois tocando juntos?

    Eu encontrei apenas uma foto, e o interessante dessa foto é que
    o Freddie King esta tocando com uma stratocaster apoiada em seu ombro esquerdo!

    desculpe a ignorancia, mas oque seria OWNED?? vlw

    Abraço.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/08
    · votar


    O King com mais domínio técnico da guitarra com certeza foi ele\o\o\

    mlorenzo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Marciocp
    É uma giria meio nerd da net:
    "A gíria denota fracasso e humilhação, freqüentemente por meio da dominância de outro grupo oponente."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Owned

    Se tem algum vídeo deles tocando juntos nunca foi lançado :( , engraçado, eu tbm ja vi essa foto, ele ta de strato mesmo... fiquei sem entender o porque, qquer dia desses ligo pro Clapton e pergunto eAHSUEHAUEAe

    abraço!

    conandrade
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Puts Fredie King é rei mesmo!!! Não tinha visto esse tópico...

    Eric Clapton, Jeff Beck, Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan... TODOS esses caras beberam muito da fonte desses "Kings" todos. Entre vááááários outros.

    As frases mais clássicas que esses acima tocam surgiram com "os negão do blues americano". Hehe!

    Stevie Ray por exemplo, tem uma pancada de frases do Albert e do Fredie King, bem como Howling Wolf (como escreve?). Clapton então... putz, aprendeu muito com BBKing, o próprio Fredie King, como disseram... o Jimi Hendrix tb tem MUITO desses caras, muito mesmo. Jimmy Paige bebeu muito desses caras tb...

    Alguem aí já viu a série "The Blues" pelo Martin Scorcese? É um must have, certamente. Belas gravações, história bem contada, Jeff Beck tocando Rollin and Thumblin animalescamente...

    Umas das coisas que acho mais legal no Blues, é que é basicamente um tipo de Blues pra cada área dos Estados Unidos. Em Chicago, um blues mais marcado e pra cima; em Mississipi, aquele blues batido...sofrido pra kct; no Texas aquele Blues quase rock meio country...

    Esse estilo é apaixonante...

    Belo tópico!
    []´s

    Eduardo Marin
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Esse estilo é apaixonante...
    (2)

    pra dar um up

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Freddie King (blues man crazy haha)